TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovação Conservadora?

Por:   •  9/3/2017  •  Resenha  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  2.782 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

TRABALHO AVALIATIVO

  • Após ler o texto de referência e com base em suas experiências e conhecimento, elabore uma resenha crítico-reflexiva sobre a temática abordada. O trabalho deverá ser digitado e enviado por e-mail até o dia 11 de março de 2017, sem falta.

Resenha crítico-reflexiva sobre o Artigo “Novas Tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora?”, de CYSNEIROS, Paulo Gileno.

Do ponto de vista acadêmico não poderia desconsiderar o trabalho, uma vez que trata de um assunto de extrema importância para o futuro da educação, no entanto acredito que a análise feita pelo autor foi deveras pobre no sentido da amplitude de sua pesquisa, uma vez que senti falta da abordagem de outros pontos de vistas tão pertinentes quanto aos apresentados em seu texto, ou seja, não houve o aprofundamento necessário sobre o tema.

Entendo que o ambiente educacional cuja triste realidade é abordada no seu texto, também pode fazer uso de novas tecnologias, desde que se tenha claro o conceito de que tecnologia não é somente tudo aquilo relacionado com a área de informática. Tecnologia é sim aquilo que há estudo técnico para auxílio na resolução de problemas, sendo assim, um simples livro pode ser considerado uma nova tecnologia nas mãos de um professor em uma escola onde obter-se um livro é desafiador, assim também como um tablet “recheado” de livros digitais é uma nova tecnologia para uma escola onde existem livros em abundância.

Outro ponto a considerar é quanto o ganho real com a utilização de aparelhos eletrônicos em sala de aula, pois acredito que podem sim auxiliar na melhoria real do ensino, desde que sejam bem utilizados e com bom senso, para que não se tornem aparatos chatos e sem graça e acabem se tornando somente uma inovação conservadora, então cabe ao professor utilizar diferentes técnicas, ou seja, mesclar suas aulas com a utilização de um quadro negro, projetor, livros, mapas, tablets e etc, ou seja, não deixar que suas aulas se transformem em algo previsível e maçante para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (22.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com