TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alunos especiais em sala de aula do ensino regular

Por:   •  10/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.753 Palavras (12 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

 

Sistema de Ensino Presencial Conectado

Pedagogia 1º semestre

Alunos especiais em sala de aula do ensino regular

Morro do Chapéu- BA,

Maio / 2018

Alunos especiais em sala de aula do ensino regular

Portfólio apresentado em requisito à Produção textual individual, referente ao 1º semestre, para as Disciplinas Educação inclusiva, LIBRAS- Língua Brasileira de Sinais Homem, Cultura e Cidadania, Educação e Tecnologias, Praticas pedagógica: identidade docente

Morro do Chapéu- BA,

Maio / 2018

Introdução

     

        Este portfólio foi elaborado com a intenção de mostrar a importância da inclusão de alunos público alvo da educação especial em escolas regulares. Mostrando que, embora haja dificuldades, é possível envolver o educando em situações práticas do cotidiano escolar, juntamente com as demais crianças.

        Deve-se buscar parceiros na tentativa de promover a equidade na unidade escolar, onde mesmo diante de algumas limitações a criança tenha pessoas e suporte didático-pedagógico próprios para o seu desenvolvimento.

        Por outro lado, a escola deve rever suas bases pedagógicas, alinhando o que está previsto em lei, no que diz respeito ao seu do público-alvo com necessidades especiais. Dessa forma, será possível assegurar a qualidade e desempenho do intelecto e cognitivo dos estudantes.

 O trabalho apresentará ainda alguns pressupostos que fundamentam a importância da família e sua parceria com os docentes e toda equipe escolar, em prol da melhoria do desempenho da aprendizagem e ensino especializado. Isto significa acompanhar, de perto, a elaboração da proposta pedagógica da escola, não abrindo mão de prover meios, para a recuperação dos alunos de menor rendimento ou em atraso escolar, garantindo meios de acesso aos níveis mais elevados de ensino, segundo a capacidade de cada um.  

        O trabalho foi desenvolvido com base na análise teórica de matérias diversas que abordam o assunto, além de fazer uma breve triagem entre os conteúdos abordados pelas disciplinas do semestre em curso.

        Dessa forma, o presente trabalho tem sua relevância baseada em questionamentos que norteiam caminhos para a promoção da equidade na educação voltada ´para a educação especial em sala de aula regular.

 

Tema: A inclusão de alunos público alvo da educação especial no ensino regular

Título: Alunos especiais em sala de aula do ensino regular

         Hoje, toda escola pública regular tem o direito de acolher crianças e jovens com deficiências especiais. Todavia, enfrentam uma série de problemas para deveras incluir o aluno em turmas do ensino regular.

        Um desses problemas diz respeito à falta de estrutura do espaço físico, muitas vezes improvisado, sem atender as especificidades exigidas por leis. Além disso, o professor que irá receber o aluno com necessidades especiais, nem sempre está preparado para atender, dentro da determinada limitação, o novo aluno. Ainda tem a parte de recepção de parte da turma, que precisa saber previamente as necessidades e limitações da criança especial. Aprendendo a lidar com a situação de maneira tranquila. Compreendendo ainda, que todos têm direito a mesma educação.

Por isso, cada instituição deve ter clareza a respeito da especialidade de cada criança, buscar conhecimentos e formações que viabilizem o processo de inserção desta criança. Buscar parcerias do atendimento do profissional em sala multifuncional, na própria escola se possível, ou em outros locais ofertados pelo município.

Portanto, cada instituição de ensino deve adequar-se às novas demandas e exigências dentro do processo de ensino-aprendizagem. Segundo a Lei das Diretrizes de Bases – LDB. Embora, ainda tenha muito a ser feito para que essas crianças tenham o direito que necessitam a “Educação de excepcionais, deve, no                                                                                                                                                                                                                                                     que for possível, enquadrar-se no sistema geral                                                                                        de Educação, a fim de integrá-los na comunidade.” (BRASIL, art. 9 da Lei 4.026/                            (LBD- art. 9 da Lei 4.024/61)

        Até a metade do século XIX alunos com deficiências especiais tinham a opção em escolher estudar em escolas regulares ou escolas especiais. Mas, o sistema mudou e agora o aluno estuda, somente, na escola regular para que o mesmo se inclua e estude com pessoas diversas. A inclusão de pessoas com necessidades especiais faz parte do paradigma de uma sociedade democrática, comprometida com o respeito aos cidadãos e à cidadania. Conferência Nacional de Educação Básica – Coneb / 2008 e pela Conferência Nacional da Educação – Conae / 2010, que em seu documento final preconiza:

Na perspectiva da educação inclusiva, cabe destacar que a educação especial tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas turmas comuns do ensino regular, orientando os sistemas de ensino para garantir o acesso ao ensino comum, a participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados de ensino; a transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; a oferta do atendimento educacional especializado; a formação de professores para o atendimento educacional especializado e aos demais profissionais da educação, para a inclusão; a participação da família e da comunidade; a acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informações; e a articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (141.3 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com