TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

Por:   •  5/1/2018  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO - UEMANET

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

IDENTIFICAÇÃO: DAISY TATIANA ALVES BARBOSA

DISCIPLINA: PISICOLOGIA GERAL

TUTORA: SANDRA FERNADES

Fernando Antonio Nogueira Pessoa nasceu em 13 de junho de1888 na cidade de Lisboa (Portugal), destaca-se como um dos maiores poetas do modernismo.  Faleceu na mesma cidade em 30 de novembro de 1935.  Em sua infância passou a morar em Durban (África do Sul) onde seu pai se tornou cônsul, por esse motivo teve uma grande influência com a língua e literatura inglesa.  Pessoa trabalhou em varias funções como; tradutor, jornalista, crítico literário, editor, publicitário e até inventor. Mas a grande parte de sua vida foi escrevendo poemas literários. 

[pic 2]

Ilustração de Fernando Pessoa e seus heterônimos 
 (*) - A descrição dos heterônimos foi retirada da carta de Fernando Pessoa para Adolfo Casais Monteiro - vide OBRA EM PROSA, in "OS OUTROS EU

Pessoa ficou famoso pelos heterônimos que criava e os que mais se destacavam era; Alberto Caeiro, Álvaro Campos e Ricardo Reis. Cada um com sua biografia e características próprias diferenciadas. Pois era capaz de dividir em varias personalidades diferente da sua. Cada um tinha modo de escrever e assinaturas divergentes.

Ao observar seus heterônimos, nota-se que Pessoa tinha grande sabedoria sobre sua voz poética e a tornava-se realidade através do seu mundo imaginário da literatura. Visto que seus poemas expressavam seus sentimentos, tristeza, angustia e desvendavam a vida e a morte e ate o sobrenatural. Apesar de sua personalidade, deixou uma grande obra literária que vem se estudando a varias décadas.

 Para a psicologia a personalidade é um conjunto de características própria que integra e estabelecem a forma pela qual o individuo reage constantemente ao meio. São as ações do indivíduo que conceituam sua personalidade e é possível perceber que a personalidade é o conceito mais amplo da psicologia. . Freud e demais estudiosos já diziam que as primeiras experiências de vida são as mais importantes.

 Portanto Fernando Pessoa desde pequeno tinha tendência de desenvolver seu mundo imaginário. Vivendo assim constante processo de construção da personalidade não solucionada. Seus heterônimos era um fundo traço de histeria que existia dentro dele. Pois a personalidade pode sofrer mudanças de acordo com as vivencias de cada pessoa e que as heranças genéticas também influenciam bastante na formação da personalidade de cada individuo.

REFERÊNCIAS:

COHEN, Barry M.; LYNN W., Esther Giller (Eds.). Multiple Personality Disorder from the inside out. Lutherville: The Sidran Press, 1991

Carta a Adolfo Casais monteiro-13 de janeiro 1935. Lisboa

File:///F:/Colet%C3%A2nea%20de%20textos%20-%20nova. Pdf

HACKING, Ian. Múltiplas personalidades e as ciências da memória. Rio de Janeiro: José Olympio, 2000

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (172.6 Kb)   docx (337.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com