TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO ACADÊMICO ATUALIZADO EM 28 DE AGOSTO DE 2020

Por:   •  24/9/2021  •  Artigo  •  1.142 Palavras (5 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 5

PROES. COM/BLOG/GESTÃO ESCOLAR

ARTIGO ACADÊMICO ATUALIZADO EM 28 DE AGOSTO DE 2020

FELIPE FERREIRA

GESTÃO ESCOLAR: Saiba tudo sobre principais conceitos e como desenvolver

        A educação é uma das principais bases da sociedade. Com isso em mente, pode-se imaginar a grande responsabilidade que envolve as tarefas relacionadas à gestão escolar, ou seja, de uma escola, curso, creche ou universidade.

Elas envolvem um contingente imenso de informações e atividades, as quais é preciso analisar para descobrir a melhor forma de gerenciar todos esses processos escolares. Os segredos para assegurar a excelência do ensino ofertado são a qualidade e a eficiência de sua gestão.

        Afinal, há mais coisas envolvidas do que apenas o ensino em si. O bom funcionamento de todas as operações do negócio deve permitir que os membros da comunidade acadêmica estejam sempre bem respaldados em suas práticas.

        Antes de nos aprofundarmos propriamente nas vantagens e nas funcionalidades propiciadas pela gestão escolar, é necessário conceituar o que é gestão escolar, de modo a melhor definir aquilo que a caracteriza.

        A gestão escolar é uma espécie de modelo educacional elaborado pelas instituições de ensino. O intuito é impulsionar e coordenar diferentes dimensões das habilidades, dos talentos e, também, da dita competência educacional, aprimorando o ensino.

        Vale ressaltar que tal conceito se diferencia de “administração acadêmica” ou “administração escolar”. O objetivo da gestão escolar é aplicar princípios e estratégias essenciais para ampliar a eficácia dos processos dentro da instituição e, assim, promover uma consistente melhoria do ensino ofertado aos estudantes.

        Ao definir a gestão como elemento prioritário em seu escopo de ações, a escola adquire a capacidade de se concentrar na promoção do crescimento, da coordenação e da organização das condições básicas para afiançar um progresso sustentável.

Na gestão da escola, a preocupação é lidar com todos os aspectos pertinentes às rotinas educacionais. Seu foco primordial é a obtenção de resultados, de empenho na execução de uma liderança exemplar, de relevância do currículo e da participação ativa dos pais.

        A gestão escolar online é a administração da educação utilizando tecnologias da informação. O gestor pode usar a internet para gerenciar a secretaria de educação, escolas, alunos e professores. Existem alguns equipamentos e sistemas que podem ajudar na gestão escolar conectada, como: Computares, Tablets, Smartfones ou celulares, notebooks, Smart-tv, Roteador de rede wifi, rede 3G e etc.

        Entre os tipos de gestão escolar existe a participativa. A gestão escolar participativa é aquela em que a comunidade participa ativamente do planejamento, execução e fiscalização dos gastos dos recursos da escola. As decisões são tomadas pelo conselho escolar, formado por representantes dos pais, alunos, professores, coordenadores, secretários e diretores escolares.

        A gestão escolar democrática tem como principio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até prefeito

        Vale ressaltar que dentro destes fundamentos da gestão e organização escolar se encontra os sete pilares que norteiem o tipo e modelo de gestão e para que sejam viável para a autonomia da instituição em todos os sentidos,  Financeiro, acadêmico, pedagógico, redução de custos, otimização de processos, aproveitamento do tempo e etc. Veja os seis pilares que contempla a gestão organizacional de uma instituição escolar:

Gestão pedagógica da escola

Esse é o pilar mais importante de todos. Ele deve ser a prioridade máxima da instituição, uma vez que está direta e intimamente ligada à atividade-fim da empresa. Sendo assim, a gestão pedagógica está relacionada a elementos de máxima relevância, tais como: planejar e organizar o sistema educacional; gerir os recursos humanos; melhorar as práticas educacionais; aprimorar as metodologias de ensino;elaborar e implementar projetos pedagógicos; definir metas para otimizar a relação de ensino/aprendizagem.

Gestão administrativa da escola

        O objetivo principal da gestão administrativa da escola é gerenciar os recursos materiais, físicos e financeiros da instituição. A gestão é responsável por cuidar do patrimônio e assegurar a coerência de sua utilização. Para garantir que sua atuação seja exemplar, é imprescindível:

Manter um estado de constante atenção às normas e leis educacionais;

Prezar pela manutenção dos bens da empresa;

Ter atenção com as atividades rotineiras da secretaria (e de outras áreas) e com operações pertinentes, de forma a ensejar um melhor trabalho do corpo docente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (58.8 Kb)   docx (215.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com