TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ARTIGO PSICOPEDAGOGIA E GERONTOLOGIA

Por:   •  15/11/2021  •  Artigo  •  4.295 Palavras (18 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 18

.

                

O OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A APRENDIZAGEM NA VELHICE

Cristiane Souza de Oliveira[1]

  1. RESUMO

O presente artigo tem como abordagem principal apontar o olhar da psicopedagogia sobre a aprendizagem durante o processo de envelhecimento de pessoas idosas. O tema justifica-se em virtude do fato das pessoas estarem vivendo mais, e consequentemente se coloacando em processos de novas aprendizagem. Nesse sentido, faz-se necessário o desenvolvimento de estudos que visem a qualidade de vida do envelhecimento e a garantia de autonomia da aprendizagem na velhice. Assim, o objetivo principal desse estudo compreende como a psicopedagogica pode contribuir com processo de aprendizagem dos idosos. Para tanto, a metodologia utilizada para o desenvolvimento desse trabalho caracterizou-se por uma revisão bibliográfica que consistiu na consulta de livros, artigos publicados na base de dados da Scielo. Conclui-se que a psicopedagogia pode contribuir com importantes e significativas contribuições a partir do conhecimento do processo de aprendizagem durante o envelhecimento, podendo trabalhar na elaboração de métodos que ajudem os idosos em seus procecessos como aprendentes. O trabalho psicopedagógico voltado para a pessoa idosa nos leva a desenvolver uma visão integral da pessoa que se encontra nesse fase da vida, procurando compreender as vias pelas quais os idosos realizam o processo de aprendizagem, promovendo um envelhecimento com dignidade, autonomia e qualidade de vida.

Palavras-chave: Psicopedagogia. Aprendizagem. Envelhecimento.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é voltado para a investigar da importância de pensar sobre o papel da psicopedagogia na área da gerontologia, observando o processo de aprendizagem humana com o seu olhar direcionado para o idoso. Haja vista,  o crescente número de pesquisas que apontam um envelhecimento acentuado e rápido da população mundial nos leva a se atentar ao proceso de envelhimento e as questoes relacionadas a velhice. Sendo de suma importância o desenvolvimento de  estudos especializados, que possam contribuir para que o idoso tenha uma vida com qualidade e autonomia.

Assim como no resto do mundo, no Brasil, o número de idosos tem aumentado expressivamente nos últimos anos. Atento a tal fenômeno, este trabalho se norteou pelo fato que  o processo de aprendizagem na velhice deve ser uma ferramenta para o idoso promover qualidade de vida, dentre outros privilégios como a autonomia e até mesmo um momento para desenvolver novas habilidades cognitivas.

Esse cenário de envelhecimento crescente da população trouxe novas necessidades para sociedade, dentre elas a precupação com a participação do idoso na sociedade de maneira autonoma e emancipada  e nesse sentido a Psicopedagogia se consolida como uma ferramenta para que permite ao idoso continuar desenvolvendo sua capacidade de apresendizagem, podendo, assim, identificar dificudades e elementos que facilitam o processo de aquisição de conhecimento. Nessa direção, o psicopedagogo terá a oportunidade de atuar de forma a melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa.

Os psicopedagogos, de modo geral,  buscam maneiras de contribuirem com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quanto à pessoa idosa, lhe interessa a longevidade com autonomia através da atividade da aprendizagem, já que a mesma é um processo contínuo que acompnha toda a vida do individuo .

Muito se tem discutido sobre o processo de envelhecimento da população e a necessidade de um olhar mais direcionado ao idoso. Isso nos leva a pensar que é algo importante de se estudar. Sendo assim, a questão central desta pesquisa é: Qual importância da psicopedagogia no desenvolvimento da aprendizagem na velhice?

O objetivo geral desse artigo é compreender como o olhar da Psicopedagogia pode apontar melhoras para a qualidade de vida da pessoa idosa através da aprendizagem e, consequentemente, preservação da capacidade de autonomia. Para além desse objetivo, busca=se também; Analisar a relação entre aprendizagem e velhice, observando sua relação; Conhecer o papel da psicopedagogia no processo de aprendizagem durante  envelhecimento e levantar a discursão sobre o papel da sociedade em geral quando nos referimos a nescessidade de se desenvolver estudos sobre a responsabilidade de todos  em relação às pessoas idosas.

Para realização desse trabalho fizemos uso da pesquisa bibliográfica, fazendo uma revisão de artigos publicados em revistas científicas nos bancos de dados do Google Acadêmico e Livros que se relacionassem com a psicopedagogia, aprendizagem e a velhice. A escolha de tal percurso metodológico se deu pela preocupação em compreeder o envelhecimento populacional e a necessidade de garantir uma velhice com autonomia sob o olhar da psicopedagogia.

1. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

O Trabalho de Conclusão de Curso advindo desse projeto se baseou em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem e descrição qualitativa. A bibliografia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa contempla referências na área da psicopedagogia, pedagogia e gerontologia. A pesquisa bibliográfica procura explicar e discutir um tema ou um problema baseando-se em livros, revistas, periódicos, etc. De acordo com Martins e Lintz (2000), este tipo de pesquisa busca tomar conhecimento e fazer a análise das contribuições científicas sobre determina do tema.

Para o desenvolvimento do presente trabalho entende-se que a metodologia escolhida deve estar estreitamente aliada aos objetivos propostos, sendo assim, esta pesquisa é de caráter bibliográfico, pois abrange parte da bibliografia já publicada sobe o assunto.

Procura-se com este tipo de pesquisa um melhor entendimento do fenômeno investigado, abrindo o caminho para outras pesquisas que estudem o fenômeno construindo novas hipóteses.

Para Marconi e Lakatos (2017, p.33), “pesquisa bibliográfica é um tipo específico de produção científica: é feita com base em textos, como livros, artigos científicos, ensaios críticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, resenhas, resumos”.

A principal vantagem da pesquisa bibliográfica é o fato de permitir ao pesquisador o estudo aprofundado de grande quantidade de fenômenos, muito mais extensa do que aquela que poderia alcançar diretamente, o que torna este tipo de pesquisa indispensável para qualquer modalidade de trabalho cientifico.

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

 2. 1 Envelhecimento e Velhice

 

A primeira informação relevante que devemos ter em mente ao falar sobre aprendizagem na velhice é entender que os termos velhice e envelhecimento significam, pois os mesmos possuem significados diferentes. Podemos entender a velhice como uma das etapas da vida humana, podendo inlusive resaltar que se trata das mais longa. Já envelhecimento é algo intrínseco ao ser humano que inicia com o próprio inicio da existência, ou seja, já nascemos envelhecendo. Sobre isso, Velascos (2006) apud Barboza e Wisniewski (2017, p. 78) destaca que envelhecimento não é velhice, mas um processo irreversível iniciado ao nascimento e encerrado com a morte do ser.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com