TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ATLETISMO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  30/5/2018  •  Resenha  •  1.512 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

Trabalho: FP 077 - AS TIC NA SALA DE AULA. Aplicações Didáticas e Utilização de Recursos

Nome e sobrenome (s) dos alunos: Giovana da Silveira

                                                         Edna Bueno Barbosa

                                                         Ilizane Dequigiovanni

                                                         Fábio Rodrigues Praia

 

Grupo: Grupo 2

Data: 09 de Abril de 2018

ATLETISMO NA EDUCAÇÃO

ÍNDICE

TIPO DE ATIVIDADE ELABORADA:        3

CONTEXTO DE ENSINO        4

DISCIPLINA PARA A QUAL A ATIVIDADE FOI ELABORADA.        5

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA ATIVIDADE?        5

CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS DEVERÃO DOMINAR.        5

COMO OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS?        6

JUSTIFICATIVA DA ATIVIDADE        6

REFERENCIAS        7

TIPO DE ATIVIDADE ELABORADA:

(Webquest ou Caça ao tesouro) e enlace (link) de acesso:

Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada para a utilização da internet na educação onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem que se beneficia da imensa riqueza de informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Esta metodologia   é elaborada pelo docente com questões para serem solucionadas pelos alunos de ensino de qualquer nível educacional observados obviamente, em nível de dificuldade relativa a série a qual está sendo direcionada.

Esta modalidade, sempre parte de um tema onde serão detalhadas as tarefas, que envolve consultar várias fontes de informação tais como livros, vídeos e mesmo pessoas a entrevistar, entretanto, são mais comuns sites ou páginas na internet. Essas fontes são, geralmente selecionadas pelo professor. As webquests possuem uma base teórica construtivista, pois os próprios alunos vão construindo seu conhecimento. É através do cumprimento das tarefas que os alunos vão transformando as informações, compreendendo-as e armazenando-as.

Esta estratégia de aprendizagem auxilia aos estudantes desenvolver habilidades de cooperação para com o grupo e a entender que aprendemos mais e melhor em conjunto com outras pessoas. Seu principal objetivo é desenvolver as habilidades cognitivas dos alunos. Para desenvolver uma webquest é necessário criar um site que pode ser construído com um editor de HTML, serviço de blog ou até mesmo com um editor de texto que possa ser salvo como página da web. Os passos para a criação da webquest são os seguintes:

Introdução

Na introdução apresentamos as informações básicas para direcionar a pesquisa aos nossos alunos, orientando-os sobre onde e o que iriam encontrar na atividade proposta. Além disso, tem como objetivo estimular a curiosidade deles para realização do trabalho, incentivando-os para começar;

Tarefa

Definimos o que os alunos deveriam elaborar durante o projeto, apresentando um percurso a ser percorrido até o final dele, tendo o cuidado de não adiantar previamente o que seria efetivamente encontrado, para que eles tivessem a oportunidade da “investigação”.

Processo

Neste quesito, fizemos as descrições das etapas que os alunos deveriam seguir para a realização do trabalho, incluindo orientações sobre como particionar as tarefas, especificar os recursos que eles podem utilizar.

Conclusão

É a etapa onde se realizou a finalização da tarefa proposta. Nesta etapa o docente deve apresentar um resumo que leva o aluno a refletir sobre a atividade com o objetivo de reconhecer o que ele aprendeu com a atividade.

Avaliação

Nesta etapa final, apresentamos os critérios que foram utilizados para avaliar o desempenho do aluno para com o seu trabalho. Após a definição desses tópicos, apresentamos ao aluno pela própria web. Seguindo este roteiro, a nossa atividade foi elaborada utilizando a Webquest, com o intuito de estimular aos alunos para a utilização de ferramentas TIC, elaboramos uma apresentação didática para o conteúdo de Atletismo, na página foram disponibilizados a introdução a atividade, o Processo, as tarefas a serem realizadas, método de avaliação.

Por fim foi apresentada a conclusão da atividade. Elaboramos a atividade e apresentamos na forma final, porém em nossas discussões e colaborações o grupo refletiu que, para realizar as tarefas teríamos apresentações de seminários e entregas de resenhas na Web, estimulando os educandos a estarem sempre conectados a atividade.

https://sites.google.com/site/webqestfunibergrupo6/home

CONTEXTO DE ENSINO

(lugar, Ciclo educativo, número de estudantes, nacionalidade, idade, etc.)

A atividade da webquest foi elaborada para alunos do 9º ano, na faixa etária compreendida entre 14 a 16 anos. O grupo de alunos desta turma é formado por 35 alunos, brasileiros, de uma cidade do interior do país.

DISCIPLINA PARA A QUAL A ATIVIDADE FOI ELABORADA.

Esta atividade foi elaborada para a Disciplina de Educação Física, cujo conteúdo nesta abordagem, foi direcionado para aquisição de conhecimentos sobre a Modalidade do Atletismo.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DA ATIVIDADE?

Abordar a modalidade esportiva e o estímulo à leitura através da pesquisa, conhecimento dos primórdios da modalidade. Abranger contextos das provas masculinas e femininas do esporte.

Aprimorar conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas para portadores de necessidades especiais e outras curiosidades acerca do atletismo de maneira geral.

Considerar o atletismo como um esporte que serve de base para outras modalidades, devido à utilização de variadas capacidades físicas que serão aproveitadas em outros desportos.

Aprimorar e aperfeiçoar as capacidades físicas do ser humano mediante treinamento de velocidade, força, resistência, flexibilidade entre outras tantas.

CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS DEVERÃO DOMINAR.

Após terem realizadas as tarefas propostas através da modalidade de webquest, os alunos devem dominar os conteúdos pelos quais perpassam as questões sobre esta modalidade de desporto, as quais elencamos a seguir:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com