TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alfabetização e Letramento

Por:   •  25/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

CLÉZIA SANTANA SANTOS

PROJETO INTEGRADOR

[pic 3]

Dário Meira Bahia

2019

CLÉZIA SANTANA SANTOS

PROJETO INTEGRADOR

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNIFIL  Centro Universitário Filadélia, referentes as disciplinas: Alfabetização e  Letramento, Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais , Práticas Pedagógicas: Ações Pedagógicas nos anos iniciais. Apresentando o Projeto Integrador.

Professores:Adriana Araújo,Fernanda Couto Guimaraes Casagrande.Tutora Luciana Carvalho.

 

Dário Meira Bahia

2019

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Disciplina(s): Alfabetização e letramento Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais Prática pedagógica: ações pedagógicas nos anos iniciais Critérios de Avaliação Portanto, para a realização do trabalho você deverá:

INTRODUÇÃO

        Na infância, um dos primeiros contatos que se tem com a alfabetização e letramento é na sala de aula. Ao compor a escola de ambiente em que a criança interage socialmente, se desenvolve na escrita e leitura, trabalha com os critérios e características culturais e linguísticas, a essas inserções se dão os significados de letramento e alfabetização.

        Dificilmente iremos conseguir desvincular um termo do outro, até mesmo pelo dicionário americano, ambas são traduzidas como literacy. Contudo, a habilidade em um não corresponde necessariamente possuir habilidade no outro. Cabe ressaltar que a criança que é alfabetizada consegue ler e escrever, mas não necessariamente é letrada, pois nem sempre consegue encontrar-se nas demandas sociais, como interagir com a leitura e escrita, emocionar-se com as histórias nem descobrir a si mesmo.

        As práticas pedagógicas devem ir ao encontro da imaginação e encantamento da criança na leitura e escrita, avaliando estratégias e atitudes que incitem à criança a buscar mais da história contada, a refletir acerca dos conteúdos apreendidos, a se interessar e querer se expressar, enfim, ativar a mente da criança.

         As séries iniciais devem se desenrolar num contexto de letramento como começo da escrita e da aprendizagem, úteis ao desenvolvimento das habilidades de uso da leitura e da escrita, além de abordarem práticas sociais que abrangem a língua escrita, e de atitudes de caráter prático em relação a esse aprendizado.

Cabe, portanto, aos pedagogos e docentes que conduzem essa área de atuação avaliar que a alfabetização e letramento dependem de um tratamento metodológico diferente, para que possa alcançar o sucesso no ensino aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas escolas.

Dessa forma, este trabalho é relevante para apresentarmos e analisarmos as práticas pedagógicas necessárias a desenvolver nas séries iniciais, além de algumas ações paradigmáticas que gerem um ambiente propício para o letramento e alfabetização. Ademais, iremos ainda ponderar sob as devidas formas de avaliações que contribuam para o sucesso da aprendizagem a estes alunos em especial.

DESENVOLVIMENTO

        

        

A prática pedagógica nas séries iniciais deixou de ser considerada uma característica simples e básica da educação. Há diversos estudos que analisam a maneira mais eficaz de se transmitir aprendizado e tornar a leitura e escrita agradável e interessante às crianças.

No que tange à prática da alfabetização e letramento, incumbe ao professor buscar as condições necessárias e iniciais no ensino, quais sejam precipuamente o combinado de saber ensinar com o desejo de aprender. Para isso, a metodologia deve ocorrer de forma planejada, para que estimule a criança a querer adquirir o conhecimento, obtendo a consciência dos benefícios e prazer que isso lhe gerará.

Assim, a prática deve ser abrangente, tornando o ensino formal em atividades práticas que se adequem à realidade dos alunos, por meio de uma organização do ensino aprendizagem, com uma compilação do que se deseja ensinar, mais os elementos de progressão para a aprendizagem ocorrer de forma exitosa, o que normalmente acontece ao final, com os critérios de avaliação.

Nesse contexto, destaca-se a variação linguística, pois faz com que o aluno se baseie no que lhe é fundamental aprender, as questões culturais e sociais geram maior sentido para as crianças no que se refere ao aprendizado aplicado à vida do cotidiano. Para que o aluno possa atingir um domínio da língua materna, Língua Portuguesa, é necessária abordagem das diversas formas encontradas, como os dialetos, os registros, a categoria oral e escrita.

A escola pode trabalhar com as variedades linguísticas adotando os dialetos, como meio de aproximação e conhecimento do aluno, questionando a linguagem, os vocábulos diferentes da região de origem, a cultura da região em que mora. Pode ainda por meio do status social indicando as formalidades ou informalidades, por meio da escrita e oralidade local.

Destaca-se que nesse momento o professor pode utilizar-se das variedades linguísticas para combater os preconceitos existentes na sociedade, o que é muito comum, demonstrando a riqueza que o vocabulário brasileiro possui, como virtude e fortuna cultural, além de todas as formas de linguagens serem válidas.

Tais particularidades auxiliam no objetivo que é o desenvolvimento da competência comunicativa da criança, usando a língua como interação, na modalidade oral ou escrita, por meio da alfabetização e letramento.

Ao considerarmos questões acerca da alfabetização deve-se levar em conta que a escrita é uma representação da linguagem, ou ainda como diz a autora FERREIRO (2011) “representação da linguagem ou um código de transcrição gráfica das unidades sonoras”. Essa conceituação é importante para entendermos a importância de se fazer uma construção do ensino-aprendizagem.

É relevante, pois na verdade uma representação sempre será representação, que quer dizer que uma representação X não é igual à realidade Y. No aprendizado essa hipótese é essencial para que o professor analise as estratégias mais próximas da realidade quando se leciona o conteúdo, ainda que seja apenas representativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com