TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Alfabeto Manual da LIBRAS

Por:   •  22/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.520 Palavras (7 Páginas)  •  1.191 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE UNIDADE 1

1) Vamos verificar se você já estudou o Alfabeto Manual da LIBRAS, escreva as letras e descubra qual palavra elas formam, em seguida assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

[pic 1]

Resposta Selecionada:          LARANJA / ACREDITE / NEVE / LEITE / BRASILEIRA

2) Em 1880 tivemos um marco na história da educação de surdos. O Congresso Mundial de Surdos – Mudos. Neste período foi determinado que a pessoa surda valorizasse e desenvolvesse a língua ______________, ocorre que com ______________ , muitos surdos não obtiveram os resultados esperados, sendo necessário outro método.

Assinale a alternativa que está de acordo para o preenchimento das lacunas.

Resposta Selecionada:         Oral / o Oralismo

ATIVIDADE UNIDADE 2

1) No Brasil temos diversas leis que tratam sobre pessoas com deficiência. Há uma lei que nos trouxe direcionamentos específicos para acessibilidade e integração social dos surdos. Qual é a lei que regulamenta e delibera o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais? Assinale a alternativa correta. Resposta Selecionada: Lei de nº 10.436 de 24 de abril de 2002

2) Para uma comunicação clara e objetiva com a comunidade surda, devemos nos atentar a algumas regras fundamentais para que haja compreensão e interação. Verifique as questões abaixo e assinale as alternativas que são verdadeiras com V e as falsas com F. Em seguida assinale a alternativa correta.

(V) Não desviar o olhar, manter o contato visual, isso é fundamental para o surdo.

(V)Entrar no meio da conversa e ficar de costas para o surdo atrapalha a comunicação.

(V)Virar de costas representa não dar atenção. Não dê as costas quando estiver interagindo.

(F)Falar rapidamente é o mais importante, afinal todos os surdos sabem leitura labial.

Resposta Selecionada: V,V,V e F

ATIVIDADE DE VERIFICAÇÃO

Pergunta 1

A Língua Brasileira de Sinais é uma das línguas do Brasil, seu reconhecimento oficial no governo brasileiro ocorreu por meio da ___________________________. Essa é a língua materna dos surdos. A lei integra o cidadão surdo no mais amplo aspecto de direitos civis, garante o atendimento médico, garante a inclusão da LIBRAS nos cursos de licenciatura, graduação e pós-graduação. Permite melhor interação entre pessoas surdas e pessoas ouvintes, entre professores e estudantes surdos, entre os alunos e seus colegas. Por meio da comunicação, o ser humano pode planejar, regular sua ação, expressar sentimentos e muito mais.

Qual é a alternativa que preenche adequadamente o campo acima?

Resposta Selecionada:        Lei – 10.436 de 24/04/2002. A pessoa surda apresenta necessidade de acessibilidade e integração social por meio da LIBRAS. Dessa forma, o surdo pode vivenciar uma maior inclusão social não tendo dificuldades de comunicação.

Pergunta 2

A Federação Nacional de Educação e Integração dos surdos (FENEIS) é uma entidade filantrópica que tem como finalidade e propósito divulgar a Língua Brasileira de Sinais. Um dos objetivos da FENEIS está em ampliar convênios em diversas empresas a fim de possibilitar a contratação dos surdos no mercado de trabalho. Em quais Estados á FENEIS está representada:

Resposta Selecionada:        Amazonas, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul.

ATIVIDADE UNIDADE 3

1) Para as pessoas que não conhecem a Língua de Sinais ensinamos primeiramente o Alfabeto Manual, este alfabeto é utilizado para soletração e chamamos de datilologia, a soletração é realizada com o posicionamento da mão e a configuração em diferentes formas. Assinale a alternativa que define corretamente em quais situações utilizamos o Alfabeto Manual para que o receptor possa compreender a codificação contextualizada apresentada pelo emissor.

Resposta Selecionada:        Utilizamos o Alfabeto Manual para soletração de nomes de pessoas, lugares e outras palavras que não possuem sinal

2) O Alfabeto Manual em LIBRAS está representado através de formas e posicionamento das mãos que representam letras em do Alfabeto na Língua Portuguesa, mas vale lembrarmos que temos especificidades e regras próprias para reconhecer as letras do Alfabeto Manual. Relembre o Alfabeto Manual e assinale as alternativas que estão corretas em sua indicação de letras com movimento e as que não tem movimento, nestes casos o movimento é estático. Verifique as letras que estão com indicação adequada e depois assinale a alternativa correta.

I - H e J tem movimento

II - A e C tem movimento

III - S e L tem movimento

IV - Z e X tem movimento

V - D e P não tem movimento

Resposta Selecionada:        I, IV e V estão corretas

3) Aprendemos que o aspecto estrutural da língua de sinais não é o mesmo da língua oral, em cada língua encontramos estruturas e particularidades. Assinale qual da(s) afirmativa(s) está relacionadas à estrutura da LIBRAS.

I.Na LIBRAS o uso do verbo será somente no infinitivo.

II.Na frase em LIBRAS há artigo.

III.Na LIBRAS não há preposição.

IV.Na LIBRAS não há acentuação gráfica nas palavras.

V.Na LIBRAS há citação de gênero feminino ou masculino.

Resposta Selecionada:        Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.

4) Podemos reconhecer a representação dos pronomes pessoais na Língua de Sinais para as pessoas do gênero feminino ou masculino, não é necessário tocá-las para que possam ser identificadas, basta apontar na direção, direcionar o olhar e retornar imediatamente para a pessoa com quem está conversando. Assinale Verdadeiro ou Falso.

(V ) Apontar o dedo indicador na direção de seu próprio tórax (EU).

(V) Apontar o dedo indicador na direção do tórax da pessoa a sua frente (VOCÊ).

(V) Mão estendida para frente com indicador para sua direita ou esquerda ( ELE ou ELA).

(F ) Aponta o dedo indicador na direção para baixo sem movimento (NÓS).

(V) Dedo indicador na altura do tórax, realizar o movimento em círculo para trás, retornando ao ponto inicial (NÓS).

Resposta Selecionada:        V, V, V, F, V

ATIVIDADE UNIDADE 4

1) No Brasil foi aprovada a Lei 13.146 (LEI ORDINÁRIA) de 06/07/2015, passando a vigorar em Janeiro de 2016. Vamos observar o que diz o Art. 1o. 'É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.' Para que o processo de inclusão aconteça na comunidade surda é necessário a acessibilidade em comunicação. Recentemente foi regulamentada a profissão do Tradutor e Interprete da LIBRAS - Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, profissional que atua em locais públicos, privados ou no terceiro setor. Aprendemos também que há produtos que podem viabilizar o acesso dos surdos e facilitar sua interação por meio de tecnologias para surdos, tais como: campainha luminosa, babá eletrônica com campainha luminosa, câmeras em sua residência ou condomínio, relógio despertador vibratório, mensagem escrita ou em vídeo por celular, recursos nas mídias sociais ou aplicativos que auxiliam no processo de comunicação entre a comunidade surda e comunidade ouvinte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (266.5 Kb)   docx (408.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com