TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo 5 da Resolução numero 1 da CNE

Por:   •  15/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 3

O artigo 5º da Resolução CNE/CP nº1 e a Formação Pedagógica do Cidadão

A preocupação propedêutica do ensino aprendizagem, na escala apresentada no artigo 5º da diretriz educacional captada na Resolução CNE/CP nº1, de 15 de maio de 2006, no nosso ponto de vista, ilumina o professor no sentido de que educar, vai muito além das premissas exigidas pelo mercado de trabalho que só atenta para a produtividade, enquanto a diretriz, “pensa” forte e positivamente na ampla formação do aluno como cidadão de direitos e deveres, capaz de aprender, apreender e empreender tarefas que ultrapassam o mero executar e produzir ditado pelo cotidiano capitalista. A diretriz reforça que o professor fará ou partilhara de um PPC – Projeto Pedagógico de Curso que contempla os anseios da sociedade, apenas se observar o que ela preconiza. Isto é, a transformação do aluno em profissional apto a produzir para a sua região, não só no que diz respeito aos valores exigidos para o mercado de trabalho, mas, mais ainda, aos que realmente contribuem para o fortalecimento da nação.

Assim, o professor precisa         “ver” com nitidez, que ter conhecimento técnico científico em um só vértice da educação não é suficiente. Para educar realmente, faz-se necessário que ele interfira positivamente na formação do cidadão com amplos e diversos reflexos na sociedade, participando na feitura de um sujeito de direitos e deveres, consciente e responsável pelo seu papel na vida social da nação.

O que aqui, depois de reflexão própria, aduzimos, fica bem claro na observação de Jafelicci Júnior (2008):

O professor universitário é o autor intelectual e ao mesmo tempo o ator das ações que fundamentam o papel da universidade para a nação. Professa o conhecimento difundindo à sociedade a ciência, o saber, estimulando outros pensadores a atuarem pelo desenvolvimento social. Como autor do processo do saber idealiza pela pesquisa dos diferentes temas, das diferentes áreas de atuação e de interesse da universidade com a criatividade para construir o conhecimento de cada área de atuação. O professor é também o ator na medida que além do pensar, do idealizar, atua na transmissão do conhecimento para difundir idéias, formar novos pensadores capazes de dar nova continuidade à arte da criação e assim dinamizar o processo educacional , o processo de transformação social com vistas ao progresso e ao desenvolvimento da nação.

Concluindo, concordamos par e passo com o diretor e com a diretriz, entendemos que é preciso, sairmos do comodismo de ater-se apenas a uma conteúdo, a uma disciplina, como se fosse apenas essa a obrigação e alavancarmos, juntos com os outros colegas de trabalho, a missão de ensinar interdisciplinando para contribuir na formaço de um ser humano melhor, verdadeiro cidadão, pronto e preparado para a missão, de mesmo não sendo professor, continuar transmitindo saberes, consciência e comportamentos.

REFERÊNCIAS

BITTAR, Mariluce; OLIVEIRA, João Ferreira; MOROSINI, Marília (org). Educação Superior no Brasil: 10 anos Pós-LDB. Brasília: Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

JAFELICCI, Miguel Júnior. O papel social dos professores universitários. Informativo Proex. Edição 22/12/2008. Disponível em:

 <http://www.unesp.br/proex/informativo/edicao22dez2002/materias/professorsocial.htm> Acessado em 19/12/2011

Autoria:

Janaína Silva

Geisemeire

José Flávio Expedito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (136.9 Kb)   docx (952.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com