TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Científico

Por:   •  15/3/2024  •  Artigo  •  3.787 Palavras (16 Páginas)  •  16 Visualizações

Página 1 de 16

RELAÇÃO GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: é democrática?

Patrícia Cássia Ribeiro de Oliveira

RESUMO

O presente artigo tem como finalidade descrever as ações das coordenadoras pedagógicas da Escola Pública Municipal Padre José de Anchieta e da Escola Pública Municipal São Sebastião e suas relações com a gestão escolar. Assim, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos campos foram as escolas citadas acima. Os sujeitos da pesquisa foram duas coordenadoras pedagógicas, chamadas por participarem da equipe escolar dessas instituições de ensino, das quais participações se deram de maneira espontânea e voluntária. Quanto a coleta de dados, foi aplicado um questionário de questões abertas a respeito do tema em estudo. Os resultados apontaram que Coordenadoras realizam diversas atividades de planejamento juntamente com a equipe docente para execução na escola, introduzir novas práticas no ambiente escolar, em benefício do processo de ensino, coordenar equipe de professores, analisar diários, planos e fichas e dialogar com grupo gestor, educadores e educandos.

Palavras- chave: Coordenação Pedagógica. Gestão escolar. Gestão Democrática. Escola.

ABSTRACT

This article aims to describe the actions of the pedagogical coordinators of the Padre José de Anchieta Municipal Public School and the São Sebastião Municipal Public School and their relations with school management. Thus, a qualitative research was carried out, whose fields were the schools mentioned above. The research subjects were two pedagogical coordinators, called for participating in the school team of these educational institutions, in which participation took place spontaneously and voluntarily. Regarding data collection, a questionnaire of open questions was applied regarding the theme under study. The results showed that Coordinators carry out several planning activities together with the teaching team for execution in the school, introduce new practices in the school environment, for the benefit of the teaching process, coordinate a team of teachers, analyze diaries, plans and forms and dialogue with the management group, educators and students.

Keywords: Pedagogical Coordination. School management. Democratic Management. School.

1 INTRODUÇÃO

Pode-se considerar a escola como um amplo espaço de socialização, e, assim acredita-se que nesse ambiente se consolide vivências democráticas, assegurando-se à garantia da multiplicidade de ideias, criando um ambiente beneficiado, onde se compartilhe os valores democráticos, e, forme-se cidadãos críticos, atuantes e formadores de suas próprias opiniões.

        Entende-se a escola, como um espaço educativo, socializador, e democrático, onde uma boa relação entre gestão e coordenação pedagógica é de suma importância no ambiente escolar para que se tenha êxito no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Assim, como dizem Libâneo; Oliveira; Toschi (2011) dirigir e coordenar significa assumir, no grupo a responsabilidade por fazer a escola funcionar mediante o trabalho conjunto, para isso, precisam reconhecer que sua ocupação tem uma característica genuinamente interativa.

        Assim, na execução de muitas ações pedagógicas e trabalho realizado coletivamente, e logo após concluir metade do Curso de Especialização em Gestão e Supervisão Educacional, buscando entender como de fato se dão as ações de um coordenador pedagógico, sabendo que quase tudo depende da relação entre gestão escolar e coordenação pedagógica. Assim, surgiu a seguinte indagação: Como se dá a relação entre a Coordenação pedagógica e a Gestão da escola, dentro do ambiente escolar das escolas públicas municipais de São Félix do Piauí?

        Para o andamento desta pesquisa escolheu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa apresentando como campo de observação duas escolas públicas municipais e duas Coordenadoras Pedagógicas que participam da equipe escolar dessas escolas.

        Quanto à organização textual, este artigo está estruturado da seguinte maneira: Introdução que é uma síntese do conteúdo do artigo científico sem aprofundar muito nos detalhes. Expõe o cenário com uma breve análise. Apresenta o problema, as justificativas intelectuais e práticas sobre a escolha do assunto, além dos procedimentos metodológicos utilizados na realização do trabalho.         Seguido do referencial teórico que fundamenta todo o estudo abordando sobre: Gestão escolar: gestão democrática; COORDENADOR PEDAGÓGICO: sua função e importância no processo educativo; relação gestão e coordenação pedagógica. Seguindo apresentamos a metodologia da pesquisa abordando o percurso metodológico da pesquisa, o tipo de pesquisa, o campo e os sujeitos participantes e, os instrumentos e procedimentos utilizados para a obtenção dos dados. Por fim segue-se a análise e discussão dos resultados e por fim as conclusões sobre o estudo realizado.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1. GESTÃO ESCOLAR: gestão democrática

A gestão escolar é um processo que toda instituição necessita passar, seja repensando seus métodos como a própria mentalidade no interior da escola. Todo o processo que envolve a gestão escolar, deve estar baseado numa administração que inclua e abra espaço para a participação de todos, não restringindo-se apenas a alguns sujeitos do interior da escola. As decisões escolares devem passar pelo debate democrático, momento em que todos os envolvidos tenham voz ativa e participativa.

O tema gestão escolar democrática tem sido bastante discutida no contexto escolar atualmente. No entanto, a gestão de muitas escolas ainda continua sendo centralizadora, onde o gestor toma as decisões sozinho, sem deixar abertura para a participação dos demais integrantes do contexto escolar. Uma prática arriscada, pois a partir do momento que o gestor centraliza as tomadas de decisões para si, a prática pedagógica e a qualidade do ensino acabam sendo prejudicadas.

A gestão escolar democrática foi assegurada inicialmente pela Constituição Federal de 1988, onde instituiu em seu artigo 206 que o modelo de gestão da educação brasileira deve ser democrático e participativo, conforme o afirmado no inciso VI do referido artigo: “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”.

Com a promulgação da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB garantiu-se a própria legislação da gestão democrática. A gestão do ensino público deve ser democrática, respeitando a forma da lei e da legislação dos sistemas de ensino, conforme o definido no Artigo 3º, inciso VIII da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96.

A gestão escolar é um ato político, destacando-se a importância do trabalhar de forma democrática, tomando as decisões em coletividade, na busca do bem comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)   pdf (125.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com