TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ato de Brincar

Por:   •  12/5/2016  •  Resenha  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Faculdade Anhanguera Educacional

Campus: Santa Terezinha

Professor: Rogério Lourenço

  • O ato de brincar é uma das principais linguagens da criança pequena e ajuda o desenvolvimento de capacidades importantes como atenção, a imitação, a memória, a imaginação, além de ser uma das formas de desenvolvimento da função simbólica da criança.

                [pic 2]

                                                 O Lúdico na Educação infantil

                                O desenvolvimento da criança através do ato de brincar

            Brincar segundo Gallimard é visto como um mecanismo psicológico que garante ao sujeito manter uma certa distância em relação ao real, fiel, na concepção de Freud, que vê no brincar o modelo do princípio de prazer oposto ao princípio de realidade. O brincar é de extrema importância no desenvolvimento da função simbólica da criança.

            Através da literatura podemos citar as brincadeiras como um meio de satisfação as crianças, onde elas podem suprir seus interesses e particularidades sendo um meio de ajuda a inserção da criança na realidade pois expressa a maneira de reflexão do mundo a sua volta.

             O Lúdico é uma das formas mais eficazes na educação infantil e auxilia no processo de envolvimento. O pensador Sneyders (1996) enfatiza que “Educar é ir em direção a alegria” e as técnicas lúdicas fazem com que as crianças aprendam com prazer, estimulando de forma mais eficaz o desenvolvimento e a criatividade.

               A cultura lúdica é, então, composta de um certo número de esquemas que permitem iniciar a brincadeira, já que se trata de produzir uma realidade diferente daquela da vida quotidiana: os verbos no imperfeito, as quadrinhas, os gestos estereotipados do início das brincadeiras compõem assim aquele vocabulário cuja aquisição é indispensável ao jogo. Já dizia Piaget (1975) que os conceitos de jogos e brincadeiras são formados ao longo de nossas vivencias.

               Iremos abordar a teoria do brincar de Santos (1999) onde podemos perceber os vários conceitos referentes ao brincar e seus respectivos pontos de vista:

                   [pic 3]

  • Do ponto de vista filosófico: O brincar é abordado como um mecanismo para contrapor a racionalidade.
  • Do ponto de vista sociológico: O brincar tem sido visto como a forma mais pura de inserção da criança na sociedade.
  • Do ponto de vista psicológico: O brincar está presente em todo o desenvolvimento da criança nas diferentes formas de modificação de seu comportamento.
  • Do ponto de vista da criatividade: Tanto o ato de brincar como o ato criativo estão centrados na busca do “eu”.
  • Do ponto de vista pedagógico: O brincar tem se revelado como uma estratégia poderosa de compreensão e aprendizado.

                 Nos diversos pontos de vista é possível notar a referência do brincar como possível estratégia de desenvolvimento. Por meio do brincar o sujeito aumenta sua independência, estimula sua sensibilidade visual e auditiva, desenvolve habilidades motoras, exercita a imaginação e a criatividade e estimula assim sua capacidade de reinventar construindo seus conhecimentos.

                Cabe ao professor e educador promover estas atividades lúdicas as crianças e ter a função de engajar os alunos para o mundo social e estimular o prazer intelectual, satisfação e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (209 Kb)   docx (142.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com