TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BEHAVIORISMO NEOBEHAVIORISMO

Por:   •  24/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Possibilita ao professor observar e compreender o comportamento dos alunos em sala de aula. Determinado comportamento é precedido de outro acontecimento, por exemplo, um aluno agressivo, pode ser fruto de um ambiente agressivo da sua comunidade, e portantanto, através dessa informação, decidir como pode intervir, para melhorar o comportamento deste aluno, em relação as consequências, cabe ao professor, estimular o aluno,  fazer os reforços positivos( vicàrio). Reforço aplicado dentro do tempo, para que seja eficaz, considerando que o mesmo deve ser agradável, pois assim, a resposta será positiva.

Professor usufrui de sua influência, e do bom vínculo, para melhor condurzir a sua turma, reforço positivo.

Elogios, valorização e respeito do aluno, entre outros, promovem a sensação de sucesso em aprender, e ajuda a desenvolver o comportamento do aluno.

As limitações são devido ao Behaviriosmo de Watson da omissão de aspecto importantes, como a omissão dos processos sensoriais, o que ocorre intimamente. Pois, se atém ao comportamento observável, ou seja, a resposta de algum estímulo provocado. Comparativa os seres humanos a animais irracionais, e generaliza respostas comportamentais, portanto, desconsidera que as pessoas respodem de forma diferente ao mesmo estímulo, ritmo de aprenzidado diferente.

Psicanálise

O professor ao entender os processos que levam o aluno a assimilar e construir o conhecimento, dentre esses processos estão a tranferência e a contratransferência. Sendo a transferência, bom estimulante para aprendizagem, pois, a medida que os professores são percebidos como outras figuras de afeto, como os pais, eles se tornam um espaço de investimento, estudante quer o reconhecimento dos professores, e percebe que estudar é uma forma de garanti-lo.

Cabe ao professor saber manejar a influencia que tem sobre os alunos, pois o peso da palavra do professor é revestida de uma autoridade que o inconsciente de seus alunos lhe confere.  

Contratranferência, é como o professor reage ao aluno.

Limitações;  por se tratar do oculto, fica mais dificil identificar certos tipos de comportamento, às vezes

HUMANISMO

De acordo com essa teoria o aluno é o centro, o aluno é capaz de se autorealizar, pois já é completo, só precisa de um ambiente ideal para se desenvolver.         Cabe ao professor papel de facilitador de aprendizagem, devendo  compreênder o aluno em sua totalidade,         ser verdadeiro, estimular a espontaneidade, criar um clima de liberdade, para que a criança consiga desenvolver toda a sua criatividade, mas claro,  que o professor deve levar em consideração as necessidades reais de aprendizagem do aluno.

Limitações : por não existir um padrão, o professor deve ser muito habilidoso, dinâmico, e criativo, equilibrado, afetuoso, ou seja, deve ter muitas virtudes, porém o professor, pode se expressar de manneira negativa e o aluno pode absorver o mal comportamento.

Falta de conteúdos importantes, fundamentais, para o ensino aprendizagem.

GESTALT

 Percepção é a palavra chave dessa teoria, percepção humana a cada estímulo será a resposta a comportamento.

O aluno é visto como centro, ser dinâmico, que tem habilidade de interligar as informações, portanto é capaz de interpretar e compreender conteúdos, à partir do seu própria percepção.

 Maior espontaneidade, concentração, responsabilidade, instiga ao aluno buscar a aprender de maneira independente.

Direções pedagógicas dentro da Gestald, pode ser utilizada de maneiras diferentes, mas ambas, pensam no sujeito como um todo,e objetivam a autorealização,estímulo da consciência, crescimento pessoal, desenvolvimento do potencial humano,autoconfiança, entre outras capacidades. Isto quer dizer, que ensina o aluno a pescar ao invés de dar o peixe.

Limitações:

O professor intervem menos, passa a ser um monitor do aprendizado.

Portanto, o aluno fica restrito à sua própria percepção, o que pode diminuir o potencial de aprendizado, limitando assim o desenvolvimento da aprendizagem.

Pode desencadear um excesso de individualismo.

 

REFERÊNCIA

BARCAJI, Keiko Maly Garcia D\u2019Avila. CAMPOS, Juliane Aparecida de Paula Perez. Psicologia da Educação. 2. unid. Diferentes abordagens teóricas da Psicologia. Batatais: Claretiano, 2016.

1.Qual perspectiva teórica sobre motivação é mais eficaz para aplicação em sala de aula?

 A educação é de extrema importância, uma vez que além de gerar conhecimento, pode - se promover uma sociedade melhor e justa para todos.

 Assim sendo,  a educação deve ser realizada de forma motivacional a fim de garantir o ensino com qualidade aos alunos.

 Dessa forma, em uma perspetiva teórica pode - se fazer uso da teoria das necessidades de Maslow e direcionar tal teoria para um cenário de ambiente educacional.

Brainly Em primeiro lugar, devemos definir os tipos de motivação, sendo:

O incentivo;

O medo;

A conquista;

O crescimento;

O poder;

O meio social.

Podemos notar que na sociedade contemporânea, vários fatores internos ou externos refletem em qual tipo de motivação o indivíduo terá para resolver um problema, onde podemos citar um exemplo comum; Nas comunidades carentes, histórias de indivíduos que deram a volta por cima, conseguiram passar para uma faculdade federal e após sua formação um emprego de qualidade, melhorando sua vida e de sua família.

Cabe a cada grupo entender individualmente a situação em que se encontra e fazer disso uma motivação ao seu favor, o que o impulsionará para obter melhores resultados.

2.  Como o autoconhecimento influencia no desempenho do aluno?

As tranformações do mundo, cada vez mais dinâmico e tecnológico, faz com que aumente os requisitos profissionais,por isso, a capacidade de comunicação, assimilação de informações, facilidade de adaptação,entre outros, são requisitos com enfoque tecnicista ainda predominam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (107.5 Kb)   docx (217.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com