TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

Por:   •  11/4/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  883 Palavras (4 Páginas)  •  7.895 Visualizações

Página 1 de 4

BEHAVIORISMO/NEOBEHAVIORISMO

        Possibilidades:

        Vejamos a possiblidade em uma sala de aula, determinado aluno é levado até a diretoria da escola, onde no mesmo local é chamado seus pais para adverti-lo e para que tal atitude do aluno não venha a se reptir novamento.  Então nesse caso haverá uma consequência de reforço negativo, no qual implicará a retirada de algo indesejável do aluno, aumentando, assim, a probabilidade de uma resposta futura.         

        Outra possibilidade seria mostrar ao aluno como deveria ser seu comportamento em determinada situação, fazendo com que ele aprendesse como se comportar naquela situação. Então, nesse caso haveria uma consequência de reforço positivo, no qual seria oferecido alguma coisa desejavel ao individuo (aluno), e aumentando a probabilidade de resposta no futuro.

        Limitações:

        A limitação do behaviorismo é a necessidade do reforço tanto positivo quanto o negativo ocorrerem na presença de mudança de comportamento do individuo.  A sua limitação também ocorre pela necessidade do estimulo para que se obtenha uma resposta (modelo E-R).  Por fim, outra limitação são devidos aos fatores conscientes  (percepção, atenção, memória, intencionalidade)

PSICANÁLISE

        Possibilidades:

        Em relação a psicanálise no contexto escolar, teremos duas possibilidades as quais serão as transferências positiva e a negativa. No primeiro caso, postiva, o aluno expressa sentimentos de amor pelo professor, os quais, normalmente, são manifestações indiretas, como exemplo: Confiar em seu discernimento, colaborar com as aulas, gostar do professor entre outras.

        Já a transferência negativa, no contexto escolar, fundamentada no ódio, seria manifestada pela desconfiança, inveja, competitividade e crença de que o professor não gosta do aluno; ou seja, que, em algum momento, vai traí-lo ou rejeitá-lo.

        Limitações:

         Se um aluno, por alguma razão consciente ou não, não se sente à vontade com determinado professor, não conseguindo autorizá-lo a ensinar-lhe algo, ou se não gosta do seu jeito, da sua postura ou da sua voz, haverá, certamente, dificuldades em aprender conteúdos que emanem desse professor, ainda que eles possam parecer interessantes ou necessários.

         o aluno pode ter transferido algo negativo para a figura desse professor, que passou a ocupar um lugar de recusa na sua psique, um lugar que nunca foi da pessoa real do professor, mas que, por alguma razão, passou a ocupar em virtude da transferência do aluno.

        Essas limitações fazem com que o professor não sabia como se compartar e , às vezes, são dificeis de reconhecê-las . Devido o fato de  se tratarem de questões do inconciente muitas vezes podem ser dificeis de encontrar uma resposta , determinar a causa do problema e corrigi-las.

HUMANISMO

        Possibilidades:

        As possibilidades do humanismo, com relação a sala de aula, são a criação de um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado pela a aula e pela aprendizagem da disciplina. No ponto de vista do humanismo, o professor é visto de suma importância, pois ele tem plena consciência de suas atitudes. Além disso, ele deve manter uma postura adequada, ser simpático e cordial, porém, não deve ser sincero se não gostar de algo. Nessa condição, o professor ficaria à disposição do grupo de alunos para buscar mais informações, desde que o grupo pretendesse aumentar, seriamente, os seus conhecimentos. Os alunos teriam, então, livre expressão de seus sentimentos a respeito dos assuntos abordados e, caso o professor sentisse desinteresse e aborrecimento crescentes, deveria rever os sentimentos evocados nos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com