TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BNCC e o Ensino de História

Por:   •  17/9/2019  •  Resenha  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 3

BNCC e o Ensino de História

BNCC é a sigla para Base Nacional Comum Curricular, que por sua vez é um documento que define o conjunto de aprendizagem essências que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela está fundamentada em bases legais, presentes na constituição Federal de 1988, na LDB, de 1996, e nos fundamentos teóricos metodológicos presentes nas DCNs, nos PCNs e PNE.

O ensino de História alinhado à BNCC, contempla que os alunos possam aprender a relacionar o que aconteceu no passado com o presente e que possam desenvolver uma visão crítica dos fatos. Dessa forma é necessário transformar a história em ferramenta a serviço de um discernimento maior sobre as experiências humanas e das sociedades em que vivemos, ou seja, os alunos não devem apenas aprender sobre os fatos de maneira distante ou fora do contexto a outros fenômenos e principalmente do próprio presente.

As questões que levam a pensar a História como um saber necessário para a formação das crianças e jovens na escola são as originárias do tempo presente, o passado que deve impulsionar a dinâmica do ensino aprendizagem no Ensino Fundamental é aquele que dialoga com o tempo atual. O exercício de “fazer história”, de indagar é marcado pela constituição de um sujeito. Em seguida amplia-se para o conhecimento de um “outro”, as vezes semelhante, muitas vezes diferente.

Para se pensar o ensino de História, é fundamental considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de documentos, capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e espaço e das relações sociais que os geraram.

A BNCC de História no Ensino Fundamental Anos Iniciais contempla a construção do sujeito. O processo tem início quando a criança toma consciência da existência do “Eu”, e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é um método de conhecimento, uma maneira pelo qual o indivíduo toma consciência de si. Pode-se dizer que do 1° ao 5° ano, as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas com o objetivo primordial do reconhecimento do “Eu”, do “Outro” e do “Nós”. No 3° e 4° ano, contempla-se a noção de lugar em que se vive e as dinâmicas em torno da cidade, com ênfase nas diferenciações entre a vida privada e a vida pública, a urbana e a rural.

Já o ensino de História no Ensino Fundamental Anos Finais, está pautado por três procedimentos básicos: 1° pela identificação dos eventos considerados importantes na história do Ocidente, ordenando-os de forma cronológica. 2° pelo desenvolvimento das condições necessárias para que os alunos compreendam e reflitam sobre o significado da produção, circulação e utilização de documentos. 3° Pelo reconhecimento e pela interpretação de diferentes versões de um mesmo fenômeno, reconhecendo as hipóteses e avaliando os argumentos apresentados com vistas ao desenvolvimento de habilidades necessárias para a elaboração de proposições próprias.

As temáticas na BNCC do 6° ano contempla uma reflexão sobre a História é suas formas de registro. São recuperados aspectos da aprendizagem do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e discutido procedimentos próprio da História. No 7° ano contempla-se as conexões entre Europa, América e África onde são debatidos aspectos políticos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (32.5 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com