TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA

Por:   •  29/10/2018  •  Seminário  •  3.995 Palavras (16 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 16

O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O LÚDICO COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA.

Autor: Débora Cardoso B. Rego

Tutora: Vanessa Omizzollo de Medeiros

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

PED 1228  – Estágio

15/11/2017

RESUMO

Este trabalho pretende apresentar o relatório de estágio supervisionado como elemento essencial para a formação de acadêmicos do curso de Pedagogia. Serão apresentadas as ações realizadas durante o estágio supervisionado, observações e regências, bem como os planos de aulas utilizados em sala de aula. Este trabalho teve como temática o lúdico no processo de aprendizagem pela necessidade de compreender a importância do ensino lúdico e o uso das brincadeiras e jogos na aprendizagem infantil como estratégia educativa discutindo a aplicação do lúdico no cotidiano escolar e as dificuldades de implantação. Brincando, a criança se desenvolve melhor suas habilidades motoras, sociais e intelectuais. A brincadeira proporciona prazer e faz com que a criança assimile melhor o conteúdo e como é inserido no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Pedagogia. Lúdico. Brincadeira.

1 INTRODUÇÃO

Para este trabalho delimitou-se o objetivo desenvolver a vivência na educação infantil, por meio da disciplina de Estágio Supervisionado da Educação Infantil.

 Sobre o Brincar na Educação Infatil: o Lúdico como Estratégia de Aprendizado. Sabe-se que é nos primeiros anos de vida que o brincar cumpre uma função exploratória, dando acesso ao conhecimento e principalmente as habilidades motoras. As brincadeiras servem para à criança aprender sobre o mundo e sobre suas próprias ações, para as crianças de 0 a 3 anos de idade o faz de conta nas brincadeiras serve para que eles entendam o ambiente social e  estimulando a liberdade dos alunos e desenvolver as habilidades motoras. A melhor forma de a criança aprender na educação infantil, segundo estudiosos, é a brincadeira, pois a mesma á faz parte da criança, ou seja, o ato de brincar é automáticamente delas, por isso, as escolas priorizam a importância de usar a brincadeira como aprendizado, é por meio disso, que será a melhor maneira das crianças aprenderem o que está sendo ensinado. É fundamental  o brincar, porque o educador poderá ensinar os seus educandos de uma forma mais lúdica.

 O estágio supervisionado é o momento em que se tem contato com a prática, aprender como é na realidade o funcionamento de uma aula, cada detalhe, desde a chegada dos alunos até a partida. Todas estas experiências serão de grande valor para colocar em prática a teoria aprendida.

Durante este período, foi possível acompanhar as atividades desenvolvidas, percebeu-se a importância do plano de estágio; o brincar no processo de ensino e de aprendizagem na educação infantil, os principais desafios do professor na sala de aula; assim como o campo de estágio, em que consta a localização geográfica da escola, um breve histórico da instutuição de ensino, o corpo docente e discente e principalmente a descrição do plano de ensino da escola onde foi realizado o estágio; os registros das dez observações de aulas, onde podemos relacionar a teoria e a prática educacional; plano de aula prática, em que descreve o plano de aula aplicado no Pré I, e por último as considerações finais, onde consta o fechamento do Paper de estágio. O estágio no curso é o momento de extrema importância para colocarmos em prática tudo que aprendemos na teoria, poder aprender e estar mais preparado para o futuro como professor.

 Na realização deste estágio observou-se, e assim pode-se entender como se procede todo o processo educativo e de aprendizagem dentro de um contexto escolar. O estágio descrito aconteceu no  Centro De Educação Infantil José De Paiva Netto, instituição pública, localizada no bairro Boqueirão, em Curitiba, durante o mês de Setembro. É um Centro de Educação Infantil laico, que valoriza a cultura a vida, cada aluno é considerado um sujeito ativo que constrói o seu conhecimento por meio das interações e que pode ser um agente de transformação social.

A instuição conta com a deguinte infraestrutura: salas de aula amplas e adequadas à faixa etária, quadra esportiva, sala de jogos, sala de leitura, brinquedoteca, parque, refeitório, auditório e banheiros masculinos e femininos.

Há um ambiente de afetividade e respeito entre todos, que proporciona às crianças acolhimento e segurança.

A salas são organizadas em espaços diversificados e flexíveis, pois permitem modificações no decorrer do ano, pois essa propicia espaço de convivência, oportunidade para que assumam responsabilidades.

  1. ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: METOLOGIA DE ENSINO

Tema: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O lúdico como estratégia educativa

Através de atividades lúdicas, as crianças são capazes de associar as brincadeiras com seus cotidianos, e ao associar ás brincadeiras com sua realidade é que elas constroem o conhecimento, Atividades lúdicas estimulam o relacionamento social e a criatividade.

Observações perceberam a interação das crianças com os professores. Segundo Rego

Desde o nascimento, o bebê está em constante interação com os adultos, que não só asseguram sua sobrevivência, mas também medeia sua relação com o mundo. Os adultos procuram incorporar as crianças á sua cultura, atribuindo significado ás condutas que se formaram ao longo da história. O comportamento da criança recebe influências dos costumes e objetos de sua cultura [...] (2004, p. 59)

A importância do brincar para as crianças estáa sendo bastante discutida, pois, percebe-se que faltam espaços e tempo que permitam que os pequenos participem das brincadeiras no processo de aprendizagem.

   As crianças devem sentir o prazer em brincar e sabe-se que nos primeiros anos de vida que o brincar cumpre uma função exploratória, dando acesso ao conhecimento e principalmente as habilidades motoras. As brincadeiras servem para à criança aprender sobre o mundo e sobre suas próprias ações, para as crianças de 2 a 5  anos de idade o faz de conta nas brincadeiras serve para que eles entendam o ambiente social e explorar os papeis da educadora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (178.8 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com