TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Brincar no Programa do Primeiro Ano

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.463 Palavras (14 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Anhanguera Educacional S.A

Faculdade Anhanguera de Osasco

Curso Pedagogia

O Brincar no Programa do Primeiro Ano

Cristineia Araújo de Sousa            RA. 6692431499

Edimeire Silva de Oliveira            RA .6248213636

Gildeci Souza dos Santos               RA. 6692431563

Marta Silva  Lopes                         RA. 6819465065

Otailma Santos de Oliveira              RA. 6861457759

Osasco

2015

[pic 2]

Anhanguera Educacional S.A

Faculdade Anhanguera de Osasco

Curso Pedagogia

O Brincar no Programa do Primeiro Ano

Trabalho de ATPS Apresentando a Disciplina

 Organização e Metodologia do Ensino Fundamental

Do curso de Pedagogia da Faculdade Anhanguera

De Osasco, sob Orientação da Prof. Maria Rute.                                                                                                                              

Osasco

2015

Introdução

Esse trabalho visa nortear nossa pratica pedagógica partindo deste pressuposto buscando ter uma visão diferente do brincar tendo em vistas novas estratégias mais eficaz de poder transmitir, avaliar e criar brincadeiras e assim adquirir conhecimentos. Essa fase de brincar fica marcada pela vida inteira de uma criança, mesmo ela se tornando um adulto, pela expressão e maneiras de se ensinar a brincar, ou seja, essas reações constitui ponte para que as crianças criem suas próprias brincadeiras levando em conta suas imaginações e ao observa-las possui seu conhecimento e a partir dai possa interagir e agir sobre o meio sócio cultural que o cerca.

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância do brincar na vida da criança através das brincadeiras desenvolvidas por meio dos jogos, das representações simbólicas, do brinquedo. Neste contexto, as brincadeiras não podem ser esquecidas, merecendo especial atenção nos espaços de convívio das crianças, principalmente no ambiente escolar. Vivenciar o brincar é uma excelente oportunidade de desenvolvimento, pois a criança experimenta, descobre, inventa e exercita a sua imaginação, a linguagem e o raciocínio lógico.

Brincar é a atividade que possibilita à criança se descobrir e apreender a realidade que a cerca. Através da brincadeira a criança expressa seus desejos e suas fantasias, o que sabe e o que é capaz de fazer. O brincar, não contribui apenas para o desenvolvimento cognitivo e psíquico, mas também para o desenvolvimento motor, afetivo e social do indivíduo, auxiliando na aprendizagem e na interação com o meio. Enquanto brinca, a criança vai descobrindo suas potencialidades, aguçando sua curiosidade, aprendendo a agir, adquirindo iniciativa e autoconfiança. Na interação com o outro, desenvolve as habilidades de tomada de decisão e negociação, por exemplo.

“Brincar com a criança não é perder tempo, é ganha-lo; se é triste ver menino sem escola, mas triste ainda é velos sentados, tolhidos e enfileirados em uma sala de aula sem ar, com atividades mecanizadas, exercícios estéreis, sem valor para a formação dos homens críticos e transformadores de uma sociedade.”

(Carlos Drummond de Andrade).

O Brincar no Programa do Primeiro Ano.

O brincar sempre foi essencial para o desenvolvimento do ser humano, as brincadeiras devem fazer parte da infância de todas as crianças, pois é brincando que elas descobrem o mundo e aprende a se socializar e se desenvolve corretamente. A brincadeira é muito mais que uma forma de passar o tempo.

Desde que nascemos, aprendemos as regras da vida brincando. Quando a mãe vai dar sopinha ao filho, faz aviãozinho, trenzinho, enfim, promove uma brincadeira para que a criança aprenda e queira se alimentar. Aprendemos a contar brincando, contando com nossos pais: “um, dois, feijão com arroz; três, quatro, feijão no prato!”. Essas experiências passam a ser fonte de aprendizado e estímulo para outras buscas de conhecimento, porque a criança começa desde muito cedo a mergulhar no universo da brincadeira, da fantasia e do faz de conta. Brincar é tão importante para as crianças como comer ou ter direito a saúde e educação de qualidade. É brincando que a criança se prepara para tornar-se um adulto apto a encarar “de frente” os desafios que virão com a idade adulta e os obstáculos que a vida e as outras pessoas erguerão para evitar a sua passagem. É brincando que as crianças aprendem a respeitar o próximo, melhoram a coordenação motora; aumentam a velocidade de raciocínio e facilitam a formulação de ideias e conceitos abstratos. Portanto, é imprescindível que as pessoas  compreendam que brincar é muito mais do que simples diversão e uma forma de passar o tempo para as crianças. Brincar é a forma como o cérebro treina o ser humano para a vida adulta e para os desafios que ele deverá enfrentar quando for adulto. É uma forma de podermos experimentar situações e eventos que, de outra forma, seriam impossíveis para uma criança ou envolveriam tabus culturais dos mais diversos. Brincar é tornar-se um ser humano completo e portador de uma personalidade capaz de suportar pressões e desafios; reagindo adequadamente e de forma segura, usando o que “treinou” no passado instintivamente para garantir a vitória nas mais diversas situações.

Brincar é importante para as crianças como o estudo, a saúde e a boa alimentação. Brincar deve ser incentivado e garantido a qualquer criança e os pais e as mães devem sempre ter em mente que uma boa educação e a formação adequada de um adulto plenamente capaz de se transformar num ser humano seguro e feliz.

Por meio das brincadeiras podemos compreender a cultura de um povo, e é brincando que a crianças começa a ter contato com o mundo a sua volta. (KISHIMOTO 2006).

Hoje em dia as brincadeiras de criança tem sido deixada um pouco de lado, a correria do dia dia dos pais fez com que isso ficasse para segundo plano, é comum observarmos crianças, por vezes muito pequenas, com uma rotina bastante atribulada, tomada por diversas atividades e compromissos. Mas as crianças que não conseguem brincar deve ser objeto de preocupação. Disponibilizar espaço e tempo para brincadeiras, portanto, significa contribuir para um desenvolvimento saudável. É importante também que os adultos resgatem sua capacidade de brincar, tornando-se, assim, mais disponíveis para as crianças enquanto parceiros e incentivadores de brincadeiras. Muitas vezes, fica difícil encontrarmos alguma brecha, na correria do dia a dia dessas crianças, na qual elas possam, simplesmente, ter espaço e tempo para brincar. Ainda hoje nos lembramos das brincadeiras que fizeram parte da nossa infância, foi através delas que aprendemos a dividir, cooperar, ganhar ou perder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (191.2 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com