TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.392 Palavras (18 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 18

O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

FABIANA SOUZA REIS GOLOMBIESKI[1]

KARILENE CRISTINA MEDEIROS[2]

KARINE HELENA PINTO[3]

KETHELEN DAMASCENO PANES[4]

TÂNIA MARA DIAS BATISTA GONÇALES[5]

RESUMO

Inicialmente foi proposto analisar as atribuições específicas desse profissional no contexto escolar, para o desenvolvimento de uma prática educativa eficaz.

É de relevante importância a função do coordenador pedagógico na implantação de políticas pedagógicas no âmbito escolar. É sua função estabelecer relações entre os vários segmentos que compõem a comunidade escolar, buscando favorecer um ambiente de convívio harmonioso e de participação de todos os envolvidos com o processo educacional.

Para concretizar os objetivos deste estudo, buscou-se analisar a função do coordenador pedagógico e sua participação na construção do Projeto Político Pedagógico, bem como analisar a utilização deste Projeto Político Pedagógico. No processo de organização, execução e avaliação de projeto educativo no contexto escolar. A entrevista com uma coordenadora Pedagógica possibilitou uma análise e reflexão quanto a sua contribuição no processo do PPP.

Palavras-chave: Coordenador Pedagógico. Atuação profissional. Projeto Político-Pedagógico.

ABSTRACT

The present article is constituted, in the research on "The role of the pedagogical coordinator in the construction of the political-pedagogical project".

Initially it is proposed to analyze the specific attributions of this professional in the school context, for the development of an effective educational practice.

The role of the pedagogical coordinator in the implementation of pedagogical policies in the school context is of relevant importance. Its function is to establish relationships among the various segments that make up the school community, seeking to foster an environment of harmonious conviviality and participation of all those involved in the educational process.

To accomplish the objectives of this study, we sought to analyze the role of the pedagogical coordinator and his participation in the construction of the Political Pedagogical Project, as well as to analyze the use of this Political Pedagogical Project. In the process of organization, execution and evaluation of educational project in the school context. The interview with a Pedagogical coordinator made possible an analysis and reflection regarding its contribution in the PPP process.

Keywords: Pedagogical Coordinator. Professional performance. Political Pedagogical Project.[pic 1]

  1. INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por objetivo compreender a participação do coordenador pedagógico na construção do projeto político-pedagógico em uma escola de educação infantil e como funciona esse processo, as propostas pedagógicas e os demais participantes dessa elaboração.

O instrumento principal desta pesquisa trata-se de entrevista previamente estruturada, com questões que trazem dados para análise do PPP[6] e do regimento escolar.

A escola em que a entrevista foi realizada se localiza no Estado de Minas Gerais e é de competência Municipal. No início a coordenadora posicionou que Projeto Político-Pedagógico da unidade foi elaborado em conformidade com a legislação, mas não é modificado há alguns anos.

Neste sentido, o trabalho foi realizado com estudos teóricos para embasamento sobre o assunto e a entrevista com a análise que reflete as respostas da coordenadora e sua atuação, frente aos desafios de reformular o PPP que estava defasado desde 2009.

2. O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO COTIDIANO ESCOLAR

A figura do Coordenador Pedagógico surgiu com as transformações na educação, apontada como instrumento necessário para a mudança nas escolas, entre as décadas de 70 a 90 e adquiriu novas características principalmente com a homologação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN - nº 9394/96, artigo 64 –

A formação de profissionais de educação para a administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a Educação Básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação a critério da instituição de ensino, garantindo nesta formação, a base comum nacional.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para atuar na coordenação é preciso ter formação inicial em nível superior em Pedagogia ou Pós-Graduação. Assim, como pré-requisito fundamental para o exercício da função, segundo o Art. 67, parágrafo único da referida lei, é necessária a experiência docente para atuação como Coordenador Pedagógico (BRASIL, 1996).

Ao considerar as determinações da lei, de que para ser um Coordenador Pedagógico é necessária uma formação inicial em nível superior e experiência docente, questiona-se: O currículo do curso de graduação em Pedagogia tem oferecido uma formação adequada, - desde o aporte teórico até o estágio na área de coordenação – que seja referência para sua identidade profissional, direcione sua prática e sustente suas práxis?

Para responder a estes questionamentos, nos apoiamos em autores que refletem sobre este tema, buscando aporte que dê sustentação às nossas inquietações, tais como Libâneo (2007), Vasconcellos (2006), Vasconcellos (2008) e outros que no decorrer das análises, ampliaram nossas reflexões.

Atualmente, a Escola vem passando por muitas mudanças, sobretudo, do ponto de vista administrativo, tendo em vista que a escola “define- se como unidade social que reúne pessoas que interagem entre si, intencionalmente, operando por meio de estruturas e de processos organizativos próprios, a fim de alcançar objetivos educacionais”. (LIBÂNEO, 2007, p. 316).

O Coordenador Pedagógico surge em meio a essas inovações educacionais voltadas para projetos diferenciados, mudanças, porém sem nenhuma qualificação o que compromete o bom desempenho de sua função. A figura do coordenador foi fruto de uma concepção progressista, em que as novas formas de gestão escolar e processo ensino aprendizagem foram postas em prática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.8 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com