TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Campos de Atuação do Pedagogo

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 4

Campos de atuação do pedagogo

Esta aula tem por objetivo apontar os diferentes campos de atuação do pedagogo. Veremos que esse profissional pode atuar na educação formal, ou seja, em instituições escolares regulamentadas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e na educação não formal, isto é, em instituições não governamentais (ONGs), em hospitais, sindicatos etc.

Olá, seja bem-vindo! No momento, damos início a uma nova disciplina intitulada "Educador Social". Vocês sabem o que significa? Pois é, deixarei vocês com "gostinho de quero mais", sabe do tipo "cenas dos próximos capítulos"? Veremos o que essa categoria significa em aulas posteriores.

Iniciamos esta aula refletindo sobre o campo de trabalho do pedagogo na atualidade, pois somente assim você entenderá o termo "Educador Social". Talvez você já tenha ouvido falar em semestres anteriores, ou outros professores disseram, ou você pesquisou antes de se matricular no curso de Pedagogia.

Mesmo que isso tenha ocorrido, vamos discutir, de forma sucinta, o campo de ação do pedagogo. Você acha que ele se restringe à sala de aula da escola formal? Caso tenha dito sim, errou. Você acha que o pedagogo pode ser apenas professor e coordenador da escola formal? Caso tenha dito sim, também errou. Você acha que o pedagogo pode ser professor, coordenador, diretor ou supervisor de uma escola formal? Se focarmos nosso olhar somente para esse tipo de educação e sua resposta foi sim, então você acertou, porém o campo de atuação do pedagogo não se restringe somente à educação formal.

O pedagogo também pode atuar em diferentes locais como igrejas, ONGs, movimentos sociais, hospitais, espaços que atendem pessoas com necessidades educativas especiais, emissoras de rádio e televisão etc. Assim, é possível perceber que são diferentes os cenários de atuação do pedagogo e que eles transpõem o espaço da sala de aula. Em todos os espaços citados, se houver prática educativa, há ação pedagógica e formativa. Dessa forma, estamos dizendo que o pedagogo também atua na educação não formal.

No campo da educação formal, o pedagogo poderá atuar como professor de Educação Infantil, de Ensino Fundamental I e II, como gestor, ou seja, coordenando ou dirigindo uma escola, em salas de educação de jovens e adultos (EJA), em educação especial. Essas são as atribuições que, legalmente, o diploma do curso de Pedagogia concede.

A educação, porém, pode ser formal e não formal e esses conceitos também veremos em outras aulas. Mas, se falamos de educação não formal, então, o pedagogo poderá atuar em diferentes espaços. Nossa! Estou praticamente falando do Educador Social e, talvez confundindo sua cabeça, mas a intenção é deixá-lo (a) bem curioso, então, vou continuar a provocá-lo (a).

ONGs, movimentos sociais, Terceiro Setor. Mas o que tudo isso significa? Também estudaremos adiante. No momento apenas esclareço que esses são outros espaços que você, como pedagogo, poderá atuar. Sabia? E por quê? Recorremos a Libâneo (2005) para explicar. Para o autor, a Pedagogia é um campo do conhecimento que se preocupa com a problemática educativa na sua totalidade e historicidade e que, ao mesmo tempo, orienta a ação educativa.

Complementa salientando que na sociedade encontramos uma diversidade de práticas educativas e, se elas forem intencionais, ou seja, se visarem à aprendizagem, estará presente a ação pedagógica. Assim, para o autor, são duas as esferas de ação educativa, a saber: escolar e não escolar. No campo da ação pedagógica escolar, o autor define três tipos de atividades:

a de professores de ensino público e privado, de todos os níveis de ensino e dos que exercem atividades correlatas fora da escola convencional;

a de especialistas da ação educativa escolar, operando nos níveis centrais, intermediários e locais dos sistemas de ensino (supervisores pedagógicos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com