TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Artigo: INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 5

DOSSIÊ RESPONDIDO

INTRODUÇÃO À PEDAGOGIA E AOS CAMPOS

DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

UNIDADE I

1. Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CP nº 5/2005, qual o objetivo do curso de Pedagogia?

R: O objetivo do curso de pedagogia é a formação de educadores para a educação infantil e para os anos iniciais do ensino fundamental, como também para o ensino médio, na modalidade normal superior e educação profissional.

2. Quais os princípios do curso de Pedagogia? Aponte, no mínimo, cinco.

R: Os princípios: a pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos; a necessidade de haver múltiplos olhares para analisar as diversas relações sociais, étnicos e raciais desenvolvidas; ver a escola como uma organização complexa que tem função formativa e social; a proposição, realização e análise de pesquisas e a aplicação de resultados, tendo e vista uma perspectiva histórica, cultural, política, ideológica e teórica.

3. Qual será a carga horária mínima para o curso de licenciatura em Pedagogia? Como será distribuída essa carga horária?

R: Carga horária mínima 3.200 horas de efetivo trabalho acadêmico, desse total 2.800 horas são destinadas às atividades formativas; 300 horas são para o estagio supervisionado e 100 horas de atividades teórico – práticas.

4. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Pedagogia, como será a organização curricular do curso?

R: As Diretrizes Curriculares Nacionais propõem que o curso de pedagogia deve se dispor com base em três grandes núcleos: de estudos básicos; de aprofundamento e diversificação de estudos e estudos integradores. O primeiro trabalhará com a literatura adequada em um estudo detalhado, visando à realidade educacional, com vistas às atitudes reflexivas e ações críticas. O núcleo de aprofundamento, como o próprio nome dia, trabalhara na verticalização do conhecimento por meio de projetos pedagógicos, observando especificadamente as áreas de atuação profissional. O terceiro bloco de estudos integradores providenciara o fortalecimento do currículo com seminários, atividades práticas e diversificação de experiências, por exemplo. Os núcleos são apresentados de maneira dividida apenas para fins pedagógicos, pois os seus respectivos funcionamentos devem se dar de forma relacionada, permitindo o intenso e extenso conhecimento das metodologias.

5. O estágio curricular a ser realizado durante o curso, que tem como propósito proporcionar experiência de exercício profissional, em ambientes escolares e não escolares deverá ser realizado em quais espaços e áreas e qual será a sua duração?

R: O estágio supervisionado deve ser realizado durante o curso com a carga horária de 300 horas. No curso de pedagogia, o estágio tem que ocorrer na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, em disciplinas especificas do ensino médio, nas especialidades normal superior e/ou educação profissional na área de serviços e de apoio, em espaços escolares e não escolares.

UNIDADE 2

1. Qual foi o primeiro decreto que regulamentou o curso de Pedagogia no Brasil e quais as possíveis funções do Pedagogo naquele momento?

R: O curso de pedagogia começou, no Brasil, na década de 1930 e foi regulamentado pela primeira vez pelo Decreto-Lei nº 1.190/1939 que dissociava as funções de pedagogo e professor, pois o curso poderia formar tanto bacharéis como professores. Sendo assim, entendia-se que quem cursasse apenas três anos de estudos em conteúdos específicos tornava-se bacharele para adquirir o diploma de licenciado era necessário cursar mais um ano de estudo. Para o bacharel em pedagogia ou pedagogo competia às funções de técnico em educação. E para o professor ou licenciado as possíveis funções, no momento, eram lecionar no primeiro ciclo ou no segundo.

2. Qual a origem e o significado da palavra pedagogia?

R: A origem e o significado da palavra pedagogia estão relacionados com a cultura grega, na qual as crianças eram orientadas nos estudos por um escravo, por exemplo, que ajudava no aprendizado. Por isso, a palavra pedagogia vem dos radicais paidós = criança e agodé = condução, de modo que o significado está associado ao acompanhamento e vigilância do jovem.

3. O artigo 62 da LDB 9394/96 representou uma alteração fundamental para o curso de Pedagogia. O que contempla esse artigo?

R: O artigo 62 da LDB 9394/96 expressou mudanças significativas propondo que para o professor trabalhar na educação básica precisaria, impreterivelmente, de formação mínima em curso de licenciatura de nível superior oferecidos por Universidades e Institutos de Educação Superior.

4. A portaria 399/89/MEC oportuniza um amplo leque de habilitações para o curso de Pedagogia. Quais são essas habilitações?

R: Os avanços proporcionados pela portaria 399/89/MEC favoreceram o aumentos das habilitações para o curso de pedagogia que são: matérias pedagógicas do 2º Grau, do curso normal médio; supervisão escolar; inspeção escolar; orientação educacional; administração escolar; planejamento educacional (em cursos de pós-graduação); magistério da 1ª á 4ª séries; alfabetização;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com