TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Ensino em Geografia no Ensino Médio

Por:   •  26/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – EAD POLO: BARRA – BAHIA

Pratica de Ensino em Geografia no Ensino Médio

Atividade Pratica I Unidade                                Semestre: 6º semestre.

Aluno: Ivanaldo Ferreira dos Santos                        Curso: Geografia        

        

Leia o trecho de texto extraído dos Parâmetros Curriculares para o Ensino Médio (PCN+) para as Ciências Humanas, especificamente para a Geografia, sobre as competências para a formação de Geografia.

Qual a concepção do MEC para um estudo de Geografia? Você concorda? Discorda? Dê sua opinião

Partindo do pressuposto de que a concepção crítica da geografia é definida como “uma ramificação ou linha de pensamento da ciência que presa pela análise do espaço cultural, aquele construído pelos homens, além de todas as relações sociais”. Neste contexto, de acordo com o exposto no PCN de Geografia para o ensino Médio, o MEC defende uma concepção Crítica do pensamento geográfico, na tentativa de compreender o ensino da geografia, a fim de promover uma transformação do espaço considerando o aspectos econômicos, social e cultural.

Nessa perspectiva, Ribeiro (2011), afirma que:

A abordagem desta questão pode ser conduzido no sentido de se discutir a utilidade de conhecimento geográfico para a vida do cidadão brasileiro. Este posicionamento pode orientar a opção política do porquê e do para quê ensinar a geografia às crianças e adolescentes (RIBEIRO, 2011, pag. 05)

Por outro lado, o autor defende a necessidade de um olhar crítica do ensino da geografia em um discurso fortalecido por “a necessidade de uma geografia pragmática, os alertou para as insuficiências das formas usuais de se produzir o conhecimento geográfico. (RIBEIRO, 2011, pag. 06).” Tal discurso é endossado na fala do Milton Santos, quando o autor enfatiza que “é fundamental, inicialmente, considerar a relação intrínseca, a articulação obrigatória entre espaço-tempo, ao invés apenas justapor um ao outro” (SANTOS, 1998, pag. 21).

Com isso, é possível compreender o ensino da geografia para o ensino médio, não só na perspectiva Critico social dos conteúdos, mais a interligação do conteúdo com outras disciplinas, os quais dialogam não só com as áreas de humana, mais nas diversas áreas de conhecimento. Nesse sentido os PCN esclarece que:

Nesse grupo de competências, fica muito clara a prática da interdisciplinaridade, pois as disciplinas competentes da área trabalham com preocupações que se identificam como as mesmas da disciplina específica da Geografia, em tempos diferenciados, e voltadas para visões específicas quanto às relações sociais, aos mecanismos políticos e às estruturas sociais. (BRASIL, 2002)

Neste contexto, concordando com o MEC, pois a interdisciplinaridade é fundamental e permite que os conteúdos de determinada disciplina sejam de forma sistemática e dialógica, possa perpassar por diversos campo de conhecimento, em tempo, despertando o docente e o discente para a diversidade de informação de um mundo globalizado como diria o saudoso Milton Santos.

REFERENCIAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). PCN+ Ensino Médio: Orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília, 2002.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com