TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Coordenador Pedagógico

Por:   •  26/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

Competências profissionais do pessoal da escola; O coordenador pedagógico.

Introdução

O conteúdo desenvolvido mostrará a importância do trabalho em equipe desenvolvido dentro do âmbito escolar. Este trabalho não pode e não deve ser desenvolvido por partes que não são ligadas de alguma forma, pois dentro da escola é sempre necessária a democracia, várias partes devem ser ouvidas, todas as áreas devem ser atendidas e para que isso aconteça é necessário que todos da equipe escolar façam sua parte. Esse conteúdo mostrará o papel importante que o coordenador pedagógico desenvolve, sendo sempre o mediador nas situações que ocorrem nas escolas.

O Coordenador Pedagógico

O coordenador pedagógico tem o papel de promover o diálogo entre o educador, o educando e a educação.

Não há dúvidas sobre a importância desse profissional, pois o mesmo quando focado em sua função facilita as relações internas e externas ao espaço escolar. O coordenador pedagógico busca novas metodologias, pesquisas e práticas funcionais e todo o suporte necessário ao desenvolvimento e promoção de um aprendizado real, não aceita a fantasia proposta pelo sistema de ensino que visa apenas status, a quantidade.

Este profissional é um formador, um promotor da formação continuada, um estimulador da aprendizagem, o coordenador pedagógico é um elo entre comunidade, educador, educando e educação. Com tudo que este profissional deve representar e ser para sua equipe, o mesmo deve ampliar seus horizontes, sempre buscando aperfeiçoar seus conhecimentos. É necessário que esse profissional tenha humildade para receber novos conhecimentos quando vindos dos colegas e da área ou de profissionais de outras áreas.

O coordenador pedagógico é também um professor, mas com funções um pouco diferentes dos demais, pois o mesmo tem que ser um líder, ter uma ótima capacidade de comunicação, deve ser sempre otimista em busca pela educação ideal e deve também transmitir esse otimismo a sua equipe, ele deve ser proativo e dedicado.

Algumas funções do coordenador pedagógico:

  • Promover reuniões, discussões e debates com a população escolar e a comunidade, para melhorar o processo educativo;
  • Acompanhar o professor em suas atividades de planejamento, docência e avaliação;
  • Fornecer subsídios que permitam aos professores atualizar e aperfeiçoar constantemente seus conhecimentos em relação ao exercício profissional.
  • Estimular os professores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, sempre auxiliando na prevenção e na solução de problemas.

Reflexão

O coordenador pedagógico é um grande aliado a toda equipe escolar e a comunidade, pois ele como mediador, esta sempre buscando melhorias para sua equipe, para os alunos e para comunidade que confiantemente colocam suas crianças nas escolas com esperança de melhorias para suas famílias e para o nosso país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com