TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cotidiano do professor e a sua relação com a educação inclusiva

Por:   •  17/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARIEIDE DA ROCHA SILVA SANTOS RU: 2030568

RENATO LUIS FIORAVANTE RU: 2030125

PORTFÓLIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O cotidiano do professor e a sua relação com a educação inclusiva

Campinas - SP

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

MARIEIDE DA ROCHA SILVA SANTOS RU: 2030568

RENATO LUIS FIORAVANTE RU: 2030125

PORTFÓLIO EDUCAÇÃO INCLUSIVA

O cotidiano do professor e a sua relação com a educação inclusiva

Esse portfólio tem como objetivo conhecer o cotidiano do professor e a sua relação com a educação inclusiva, a partir de uma entrevista. Compreender e refletir sobre a importância da mesma para o contexto atual de sociedade, com o apoio e orientações do professor Denis Gomes Mendes do polo presencial Amoreiras.

UTA- B (FASE I)

Campinas - SP

2018

[pic 1]

O COTIDIANO DO PROFESSOR E A SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Santos, Marieide da Rocha Silva RU: 2030568

Fioravante, Renato Luis RU: 2030125

POLO AMOREIRAS

UNINTER

Sinopse

Elaboramos uma entrevista com intuito de conhecer a real situação do cotidiano de um professor de educação inclusiva, a estrutura das escolas, as vantagens e desvantagens para os alunos de acordo com suas especificidades, além da diferenciação de materiais pedagógicos e a capacitação e preparação desses professores em geral. Sentimos que o professor possui uma ampla visão do ensino e procura esclarecer muito bem as dificuldades que variam de aluno para aluno, porém ainda sente-se inseguro quanto a sua preparação pedagógica e os resultados obtidos no ensino de educação inclusiva.

Palavras-chave: educação inclusiva; cotidiano do professor; facilidades; dificuldades.

INTRODUÇÃO

Essa entrevista foi desenvolvida e aplicada com o professor Lucas Ivanow de 23 anos de idade, docente de uma instituição de ensino particular, com o objetivo de conhecer seu cotidiano e a sua relação com a educação inclusiva, para refletirmos sobre a importância da mesma.

ENTREVISTA

P: Lucas, atualmente você possuí quantos alunos de educação inclusiva, e você se sente capacitado para ensinar esses alunos?

R: Atualmente eu tenho sete alunos de educação inclusiva e me sinto parcialmente capacitado para atender a necessidade deles.

P: Como é adaptação do conteúdo programático?

R: Bom, sobre a adaptação, primeiro eu costumo, eu tento conhecer o aluno e ver como ele é na minha matéria né?! Tem alguns que eu consigo trabalhar a mesma coisa que estou trabalhando com os demais, já outros eu tenho que trabalhar um conteúdo totalmente diferente dos outros, então vai de cada aluno e de como é o nível de facilidade que ele tem na matemática.

P: A escola possui uma boa estrutura para recebê-los?

R: Sobre a estrutura da escola, eu acho ela boa sim!

P: Como você observa a socialização entre os estudantes e os alunos de inclusão?

R: Sobre a socialização desses alunos também vai de cada um, eu percebo que pra alguns é uma coisa muito boa ele estudar junto com os outros porque a sala interage com ele, tem paciência quando necessário, já alguns outros é complicado, tem alguns colegas que gostam de fazer brincadeiras sem graça e querendo ou não acabam deixando esse aluno triste, mas vai de cada turma assim mesmo.

P: E você vê alguma vantagem Lucas, para um aluno sem deficiência estudar ao lado de uma criança com deficiência?

R: Quando o aluno está em umas dessas turmas que eu disse antes que é boa, que tem paciência com ele e que interage com ele, eu acho que é algo muito válido porque você percebe como ele sai feliz da escola, já para esses outros, não consigo ver pontos positivos porque o professor não consegue trabalhar direito com ele e os próprios alunos não fazem nada de bom para ele, então não vejo com uma coisa boa deixar um aluno numa sala dessas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (91.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com