TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo Reconstrucionista Social

Por:   •  26/3/2016  •  Resenha  •  1.556 Palavras (7 Páginas)  •  2.317 Visualizações

Página 1 de 7

                                    Centro Universitário Uninter

             

       Portfólio de Currículo Escolar

                      Uta fase c 2

Curso:Licenciatura em Pedagogia

                                                          Introdução

A seguir iremos abordar o Currículo Reconstrucionista que tem como concepção teórica e metodológica a tendência histórico critica, seu objetivo principal é a transformação social e a formação critica do sujeito .Nesse contexto a educação é vista como um agente social que promove mudanças na sociedade .

                       Currículo Reconstrucionista Social

O Currículo Reconstrucionista Social tem como objetivo principal a transformação social e a formação do sujeito. Os principais teóricos são Harold Rugg , Theodoro Brameld e Paulo Freire .

Na década de 20 e 30 Harold Rugg esteve entre os pensadores da vanguarda que apelaram para que a escola começasse a criar uma sociedade nova e mais justa, ele desejava que os alunos usassem os conceitos recentemente emergentes das ciências sociais e da estética pra identificar e resolver os problemas sociais existentes.

No inicio dos anos 50 Theodoro Brameld defina que a classe trabalhadora deveria controlar todas as principais instituições e recursos se o mundo pretendesse tornar-se genuinamente democrático para ele os professores deveriam se aliar á classe trabalhadora organizada. Brameld também acreditava que as escolas deveriam ajudar o individuo não só a desenvolver socialmente, mas participar no planejamento social.

O mais importante reconstrucionista social tanto na teoria quanto na pratica é Paulo Freire que colocou sua filosofia em ação. Seu plano e seus materiais para alfabetizar adultos analfabetos mostram como colocar em prática a teoria do reconstrucionismo. O objetivo da educação na abordagem de Paulo Freire não consiste na acomodação ou ajustamento dos alunos ao sistema social, mas em sua libertação da aderência servil a este.

             Organização do Currículo Reconstrucionista

O reconstrucionista Theodoro Brameld apresentou um esquema detalhado que representa um padrão para avaliar alternativas curriculares. Trata-se de um esquema curricular que apresenta propósitos, questões e padrões organizacionais, objetivos instrucionais, conceitos e métodos. A familiaridade com certas características deste esquema ajudará na análise da natureza da concepção curricular do Reconstrucionista Social.

O principal objetivo do currículo é confrontar o aluno com o conjunto de problemas graves e perigosos enfrentados pela humanidade, já o Currículo Reconstrucionista Social acredita que estes problemas não constituem preocupação exclusiva dos estudos sociais, mas impregnam cada aspecto da vida, inclusive a economia, a estética, a química e a matemática.

                                         Enfoque

O enfoque do currículo reconstrucionista está na reconstrução de uma sociedade justa e democrática que favoreça a todos. Os reconstrucionistas acreditam na capacidade do homem de conduzir seu próprio destino na direção desejada, e na formação de uma sociedade justa e equinâme.

                                      Características

  • Aspectos do reconstrucionismo apareceram no pensamento curricular americano nas décadas de 20 e 30;

  • O reconstrucionista social não deseja a supervalorização da liberdade individual, pelo contrário os alunos devem ver como a sociedade torna as pessoas de determinado modo, a descobrir modos para satisfazer as necessidades pessoais através do consenso social;

  • Os reconstrucionista opõem-se ao uso da intimidação, do medo, da distorção e do mero compromisso, na tentativa de se conseguir uma comunidade de persuasão;
  • Os reconstrucionistas, contudo, tomam partidos e encorajam a todos a adquirirem conhecimentos comum acerca dos problemas cruciais, a decidirem-se sobre as situações mais promissoras e, em seguida, a agirem de comum acordo para implementar as soluções ;
  • O currículo reconstrucionista social não tem objetivo e conteúdos universais;
  • Os alunos ajudam a selecionar administrar e avaliar os exames;
  • Exames abrangentes durante o último ano de escola têm o objetivo de sintetizar e avaliar a interpretação pelo aluno de seu trabalho anterior;
  • O reconstrucionista social está também interessado no efetivo da escolarização na comunidade;
  • Proposta aberta a sugestões e discussões;
  • O aluno faz parte do processo de construção curricular;
  • Tem como objetivo formar cidadãos críticos, reflexivos e atuantes capazes de repensar e modificar sua realidade;

           

                       

                                                      Métodos

No Currículo Reconstrucionista Social a educação consiste em provocar no educando uma reflexão sobre si e sobre o contexto social em que vive. Não prioriza os objetivos e conteúdos universais sua preocupação não está na informação do sujeito histórico, mas na formação da reflexão e prática da realidade em que o sujeito vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com