TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Currículo e Avaliação da Educação

Por:   •  29/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.285 Palavras (6 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 6

Portfólio – Ciclo 3:  Currículo e Avaliação da Educação

Aluno (a): Daniele Monteiro da Silva Oliveira Adamucci

RA: 8137622

1-           Estabelece como forma de organização curricular para a Educação Infantil, conhecimentos sendo trabalhados de forma lúdica e interativa, promovendo a adaptação das crianças a conteúdos imprescindíveis e aprendizagens importantes. Os conhecimentos e aprendizagens devem ser assimilados através das vivências da criança causando aprendizagens e desenvolvimento nos variados campos de conhecimento, tomando assim as interações e as brincadeiras como eixos estruturantes.

        Dentro dos eixos estruturantes existem seis direitos para que as crianças possam ter condições de aprender e se desenvolver: São eles:

        - Conviver;

        - Brincar;

        - Participar;

        - Explorar;

        - Expressar;

        - Conhecer-se.

        A BNCC determina cinco campos de experiências para que a aprendizagem e o desenvolvimento da criança ocorra: São eles:

        - O eu, o outro e o nós;

        - Corpo, gestos e movimentos;

        - Traços, sons, cores e formas;

        - Corpo, gestos e movimentos;

        - Oralidade e escrita;

        - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

        Esses campos de experiências são específicos para a aprendizagem e desenvolvimento para as faixas etárias organizadas dentro da Educação Infantil, que são:

        - Creche: bebês (zero a 1 ano e 6 meses) e crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses);

        - Pré-escola crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses).

2-    O ensino fundamental de nove anos é a maior etapa da Educação Básica. Nesse longo período, os alunos passam por muitas transformações, seja física, cognitiva, emocional etc. Pensando nisso, a elaboração de currículos passa a ser um desafio nessa etapa, pois precisa superar as quebras que ocorrem na passagem da Educação Básica e nas duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.

  1. N os  ano s  inic ia is   va lo r iza   se   as  s ituações   lúd icas  d e  apr e nd iza ge m,  po is  e stá  

Nos anos iniciais, as situações lúdicas de aprendizagem são muito valorizadas, pois está relacionada com as vivências da Educação Infantil, por isso é necessária a gradativa sistematização das experiências e do desenvolvimento pelos alunos para que ocorra novas formas de relação com o mundo. Os alunos dessa fase se inserem em uma faixa etária que corresponde a transição entre infância e adolescência, com várias mudanças já citadas acima. Nesse período, os vínculos sociais e os laços afetivos aumentam, a capacidade de raciocínio se torna mais abstrata, pois os estudantes são capazes de avaliar os fatos pelo ponto de vista do outro, conseguindo se colocar no lugar do próximo.

Nos anos finais, os alunos se encontram em situações de mais complexidade, devido a necessidade de se apropriarem de vários conhecimentos diferentes relacionados as áreas. Tendo em vista essa maior demanda, é importante nos vários componentes curriculares, retomar as atividades do Ensino Fundamental.

O Ensino Fundamental segundo a BNCC está organizado em quatro áreas do conhecimento, que são: Linguagens, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Humanas. Elas fazem parte da formação do aluno, cada uma com as suas particularidades e especificidades. Cada área de conhecimento estabelece competências específicas que devem ser aprendidos em nove anos. As competências específicas dos componentes curriculares se apresentam um conjunto de habilidades, que estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento:  o conteúdo, conceitos e processos que são organizados em unidades temáticas. As habilidades são as aprendizagens essenciais que devem ser garantidas aos alunos em diferentes contextos escolares, considerando cada faixa etária.

        As habilidades não descrevem a ação do professor e a sua metodologia, pois essas escolhas estão da esfera dos currículos e dos projetos pedagógicos, que devem ser adequados a realidade de cada instituição de ensino, considerando a vivência dos alunos.

3-  Pontos favoráveis: 

        - Dez competências gerais;

        - Cada escola poderá incluir em seus currículos e PPP as especificidades regionais;

        - Retirada do Ensino Religioso (já que se pode tratar de questões de ética e bons costumes em todas as disciplinas e momentos escolares);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com