TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.815 Palavras (8 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]UNIERSIDADE ANHANGUERA – POLO CENTRO ISA

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS,   DIDÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA,       POLITICAS EDUCACIONAIS

TUTORA PRESENCIAL: MARIA MARGARETH ROCHA OLIVEIRA

 

 PARTICIPANTES:

MARIA GILVA  DA SILVA SANTOS                                               (RA 1299115657)

LÉIA CHRISTINA DO NASCIMENTO GONÇALVES                    (RA 9905140230)

MARTA VIRGINIA ALVES DA SILVA                                            (RA 9905134330)

VIVIANA CRISTINA DE CARVALHO SILVA                                (RA 9689470556)  

                                         DESAFIO PROFI SSIONAL     

   

                                                 

                                                NOVEMBRO 2016

                                                   TERESINA (PI)

INTRODUÇÃO

   A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino, que perpassa todos os níveis da Educação Básica do país. Essa modalidade é destinada a jovens e adultos que não deram continuidade em seus estudos e para aqueles que não tiveram o acesso ao Ensino Fundamental e ou Médio na idade apropriada.

 O trabalho foi realizado através de pesquisas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi uma maneira de aprofundar os conhecimentos sobre as características dessa modalidade de ensino, e conhecermos os desafios históricos que enfrenta a educação no Brasil e a relação da realidade social do país e as contradições que geram a busca pela Educação de Jovens e Adultos. O trabalho propôs além de pesquisas realizadas na EJA, também foi desenvolvido um plano de aula na  Língua Portuguesa com o tema é muito interessante variações linguísticas, que pode ser trabalhado também em outras modalidades de ensino.

Passo 01

     De acordo com os artigos 37 e 38, da lei de Diretrizes de Bases que tratam da Educação de Jovens e Adultos foi destinada aqueles que não tiveram oportunidade de concluir a sua escolaridade tanto a nível fundamental e médio.                                                                                                  O  parágrafo 1º do artigo 37 é bem explicito quando refere- se ao sistemas de ensino, assegura a gratuidade a esses jovens e adultos, que não tiveram oportunidade de concluir na idade regular os seus estudo. Com relação ao 2º parágrafo do artigo 37, cabe ao Poder Público  viabilizar  e estimular o acesso  desse trabalhador na escola, mediante ações integradas entre si,

  Segundo o artigo 38ª da mesma lei os sistemas de ensino manterão cursos exames supletivos  que é a base nacional comum do currículo, habitando ao prosseguimento de estudo em caráter regular. Os exames citados neste artigo são realizados no nível de conclusão do ensino fundamental para os maiores se quinze anos e ao nível de conclusão do ensino médio para maiores de dezoito anos.

  Apesar da politica educacional da EJA está organizada e atrelada á estrutura da escola regular, sendo assim merece uma revisão.  Reverter esse quadro pressupõe analisar o modelo atual e criar alternativas que seja condizente com a realidade desses alunos.  Apesar se que os artigos 37 e 38  da Lei de Diretrizes de Bases  que tratam da Educação de Jovens e Adultos e mínima para demanda  grande  que e a EJA e que o dia a dia em sala de aula há um imenso distanciamento dessa realidade. Uma politica social educacional seria para o ambiente escolar uma espécie de gestão democrática, como exemplo a criação dos Conselhos Escolares e Conselho de Classe, atualmente a participação da comunidade da vivencia desses alunos porque ao retornar a escola, como jovem ou adulto, o educando não esta apenas se preparando  para o melhor exercício da cidadania, mais esta exercendo na prática um direito de  cidadão.  Direito que lhe foi negado, quando crianças e adolescente.

Passo 02

Os pressupostos teóricos e metodológicos de  propostas curriculares ou métodos de alfabetização de jovens e adultos devem garantir o acesso à alfabetização associado aos usos e às  funções sociais da  língua escrita, para que os jovens e adultos alfabetizados de hoje não se tornem os analfabetos funcionais de amanhã.

A avaliação na EJA deve ser orientada pelas habilidades, valores e competências, estabelecidos no plano didático.Na perspectiva da avaliação formativa deverão ser consideradas a avaliação formal (testes / provas, trabalhos, projetos escolares, e atividades de casa e outros), avaliação informal (autoavaliação, valores e juízos de encorajamento) e outros formatos que forem definidos no Projeto Político Pedagógico das escolas, considerando as Diretrizes de Avaliação Educacional. É fundamental a participação dos próprios alunos na avaliação contínua de sua aprendizagem. Essa modalidade de avaliação permite organizar e reorganizar quando necessário, o percurso do ensino e da aprendizagem.

Passo 03

   Mergulhando neste âmbito de variação linguística, percebe-se que são batentes as mudanças, tivemos mudanças renovadoras da língua, linguística essa que revela que uma língua não é homogênea, e deve ser compreendida em meio ás adversidades e mudanças do homem, que se manifestam nas camadas sociais em suas representações e estilos. No Brasil, é impossível haver um nivelamento da língua em meio a muitos fatores como o “histórico social”, geográfico e cultural. É necessário que se aceite e se respeite essas variações, estuda-las para que se possa entender, o processo evolutivo linguístico.

 

   Vivemos em pais grandes variações linguísticas, distribuídas em um vasto território caracterizado por regiões geográficas diversificadas, contendo formas e pronuncias diferentes, vocabulários, pronuncias e vocabulários diferentes e também estruturas sintáticas.

   

Também é percebido, que dentro das comunidades, que somam a este povo, formam-se comunidades linguísticas menores que acabam por definir padrões linguísticos que influenciam sua região. A esta variação linguística, com sua grande importância a realidade de nossa língua, é fato incontestável acompanhado de mudanças gradativas e constantes, desde o “latim” considerada a língua mãe do português, que se envolve ao “abrasileiramento” do português, presenteado de Portugal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (205.2 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com