TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.200 Palavras (9 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

PEDAGOGIA 7º Semestre

ACADÊMICAS:

Adriana de Andrade                                                                RA: 439446

Letícia Vicentin Ângelo                                                          RA: 434584

DESAFIO PROFISSIONAL

Prof.ª Luciana Ramos Rodrigues de Carvalho

Nova Andradina- MS

02/06/15

INTRODUÇÃO

O Desafio profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem, proposto para avaliação, aonde abrange varias disciplinas norteadoras: Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares, Fundamentos e Metodologia de Ciências, Fundamentos da Gestão em Educação, Educação Especial, Políticas Educacionais.

A inclusão é um tema muito relevante nos dias atuais, e muito discutidos ultimamente, pois leva pessoas com deficiência e suas famílias a lutar por seus direitos e ter acesso a qualquer lugar como qualquer um possa ter.

A Constituição Federal no Art. 208, inciso III prevê que é Dever do Estado a garantia de atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, mediante essa lei pensamos se realmente a escola atual tem se preparado para receber essas pessoas, se sua grade de conteúdos esta realmente adaptada, se o prédio esta devidamente adaptado e se tem formado alunos que respeitem o “diferente” que é encontrado na sociedade, fazendo com que ele viva em uma sociedade melhor para todos.

Há ainda um longo trabalho a ser feito, e com ele uma grande batalha a frente a ser vencida contra o preconceito e a discriminação, infiltradas no meio da sociedade, é necessário mudar, entender as diferenças e parar de segregar pessoas pelos problemas que elas possuem e sim incluir todos pelos dons diferentes que tem, entender que todos precisamos ser diferentes para que assim tenha uma perfeita harmonia, pois ser diferente é normal.

A escola mais do que nunca deve preparar alunos que se tornem seres pensantes e cidadãos críticos para atuar em sociedade, transformando-a para melhor quando necessário. A educação é uma arma vital para a mudança do mundo, o professor é o portador dessa arma e cabe a ele estar pronto a usar de forma que seja capaz de modificar cada aluno com sua forma errônea de pensar, pois o magistrado pode não mudar o mundo, mas pode plantar uma semente que se tornará uma grande árvore. Para Paulo Freire:

Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LBD) no artigo 59 assegura que os sistemas de ensino assegurarão aos educando com deficiência com currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organizações especificas para atender as necessidades dos deficientes. A Constituição Federal do Brasil de 1988 garante uma educação para todos sem preconceito e discriminação.

PROJETO EDUCACIONAL

Objetivo Geral

Levar a comunidade escolar a se preparar para receber e educar com qualidade alunos que se encaixam na inclusão escolar.

 Objetivos Específicos

  • Detectar possíveis falhas que devem ser sanadas no currículo escolar;
  • Orientar os discentes quanto à forma de ensino;
  • Mostrar que mesmo com algumas diferenças todos precisamos de respeito;
  • Levantar possíveis problemas no prédio escola que afetam o acesso a   diferentes lugares;
  • Apresentar que ser diferente é normal;
  • Incentivar e envolver as famílias e a sociedade sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais.
  • Envolver e conscientizar as empresas sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no mercado profissional.

- Metodologia

Para que a escola possa receber alunos com deficiência é necessário que esteja pronta desde os materiais escolhidas para usar, o professor com seu currículo flexível e pronto para tal situação até o prédio da escola. Sendo assim a escola se torna um local apropriado e correto para receber todos os alunos e dessa forma cumprindo seu ideal.

Além disso, reconhecer a reconstrução das necessidades especiais, em termos de melhoria da escola e do desenvolvimento do professor; fazer com que o professor estabeleça como ponto prioritário a resolução de problemas em grupo, visando a colaboração, posto que requer revisar e eliminar crenças e conceitos sobre a natureza das dificuldades de aprendizagem e a busca de novas alternativas. (Revista da Educação Especial - Out/2005 – Pág. 16)

O professor precisa estar preparado e apto para receber todo tipo de publico, estudando, lendo e se informando sobre qual melhor material a ser usado, e quais as melhores maneiras de que seu aluno possa ser alfabetizado de forma significativa e que não seja excluído ou então se sinta fora do grupo de sala de aula. O magistrado antes de tudo deve estudar e conhecer muito bem cada limitação e dons para que seu planejamento não seja algo que prejudique os alunos, e assim a aprendizagem se torna significativa.

[...] Isso implica que os professores revisem, junto a seus companheiros, o conceito que têm sobre dificuldades de aprendizagem e que ações eles devem colocar em prática. (Revista da Educação Especial - Out/2005 – Pág 16)

O professor em sua aula precisa de habilidades diferentes, para ensinar as atividades propostas, algumas delas são: música, contar história, teatros, culinária, texturas mostrar para as crianças que a escola é um espaço motivador aonde todos aprendem independente de suas limitações. A escola precisa fornecer os materiais necessários para essas aulas.

4 - Atividades

A escola deve estar preparada para receber todos os alunos e assim torna-la universal, para que a Instituição não perca o seu ideal, tornando-se acessível a todos, desse modo ela deve aceitar e respeitar a qualquer um, tendo ele deficiência ou não. A lei nº 7853/89, que dispõe todo apoio à pessoa que possui deficiência,

Define como crime recusar desprender adiar, conhecer ou extinguir a matricula de um estudante por causa de sua deficiência, em qualquer curso de seu nível de ensino, seja ele publico ou privado. A pena para o infrator pode variar de um a quatro anos de prisão mais multa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com