TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  5/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

ARAGUAÍNA – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

[pic 2]

Desafio Profissional - apresentado à Anhanguera Educacional, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de: Atividades Complementares, Competências Profissionais, Educação Inclusiva, Avaliação e Currículo, Multimeios Aplicados á Educação.

Tutor (a) à distância: Janilce Meire Gomes Muniz

ARAGUAÍNA

28/05/2018

SUMÁRIO


INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 03

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ................................................................................ 04

PLANO DE TRABALHO DOCENTE ........................................................................ 05

CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................... 07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 08


INTRODUÇÃO

A leitura sempre está presente em nossas vidas, permite ampliar conhecimentos, conhecer novos mundos, estimular a imaginação, criatividade, desperta curiosidades como também melhora o vocabulário e a escrita.

        Analisando a importância da leitura diante de tantos conceitos positivos para o aprendizado das crianças sendo que esse aprendizado vai ser por resto da vida uma formação que vai levar consigo para sempre. Diante disso resolvemos elaborar um plano de trabalho no qual vai ser trabalhado a Leitura e a Escrita de crianças do 3° ano do Ensino Fundamental, visando alcançar o objetivo de melhorar a leitura e a escrita dos alunos que estão cursando essa série buscando a necessidade de aprimorar e estimular a leitura.

        Incentivar as crianças a ter interesse pela leitura, mostrar a importância de ter o hábito de ler no qual pode despertar curiosidades, imaginações suas criatividades, trabalhar também o vocabulário descobrindo o mundo de novas palavras e seus significados.

        Algumas leituras trabalhadas em sala de aula, percebemos a dificuldade que os alunos têm na leitura e principalmente na escrita, foi observado que o desenvolvimento das crianças nessa série em especial não estava correspondendo o esperado, por isso resolvemos elaborar um plano de trabalho para mudar essa realidade da escola.

            

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Desde as séries iniciais as crianças devem ser incentivadas a ler, onde já começam a construir o mundo, começam a construir a sua linguagem, valores, realidades diferentes. A leitura deve se tornar uma atividade interessante que chame a atenção dos alunos, elas podem descobrir um mundo de aventuras, magias, estimulando suas criatividades e imaginações.

O interessante que a leitura vai sendo escolhida de acordo com cada fase escolar da criança, buscando um assunto que vai ser atrativo naquela fase e através das leituras elas podem diferenciar o que é certo e errado, o que é bom ou mal, onde a leitura ajuda a trabalhar sua vida social em que está inserida.

As novas tecnologias nos impulsionam a entender a educação de forma diferente, nos levando a novos paradigmas que reflitam essa necessidade humana de se completar. Os conteúdos da pedagogia podem e devem ser trabalhados com recursos tecnológicos, estamos na construção de uma educação moderna, e as tecnologias possibilitam ampliar, melhorar a metodologia de sala de aula, tornando as aulas mais atrativas e motivadoras, a partir da utilização da linguagem multimodal, utilizando diferentes mídias e tecnologias que consigam chamar atenção das crianças de forma diferente onde à escola passa a ser menos cansativa e ser mais atrativa.

A linguagem multimodal, na qual se integra som, imagem, texto e animação, apresenta muitas vantagens ao contexto educativo, colaborando com o processo de ensino aprendizado desde que sejam utilizadas de forma adequada, passando a ser mais uma ferramenta para o ensino aprendizado.

A escola precisa caminhar junto com as tecnologias e habilidades do século XXI, que ainda não estão presentes nas escolas, mas se encontram presentes em muitas casas através de computadores, tabletes, celulares, onde essas crianças estão inseridas na era digital.

Por isso necessita de mudança e investimentos nos professores para que essa grande mudança venha favorecer um trabalho atrativo com essas ferramentas tecnológicas em sala de aula. A tecnologia não vai substituir o professor, mas o professor precisa saber trabalhar com a tecnologia.

PLANO DE TRABALHO DOCENTE

Identificação da Escola: Escola Municipal Maria Azevedo Paiva

Período de realização: 3 aulas semanais com duração de 1 hora e 25 minutos cada aula.

Turma: 3° ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Língua Portuguesa

Objetivos Gerais: Melhorar a Leitura e a escrita

Objetivos Específicos:

- Leitura de histórias em quadrinhos (Gibis).

- Estimular a imaginação e capacidade dos alunos em elaborar sua própria história.

- Estimular a escrita.

- Trabalhar só com as imagens de desenhos.

- Incentivar a criatividade.

Conteúdos:  Trabalhar com histórias em quadrinhos (Gibis), estimulando a leitura e trabalhar somente com imagens dos desenhos de personagens do sitio do pica-pau amarelo da literatura de Monteiro Lobato, incentivando assim a criação da sua própria história através das imagens que serão apresentadas.

Cronograma de atividades:

- 1° momento: Leitura das histórias em quadrinhos (Gibis).

- 2° momento: Trabalhar as pontuações e os acentos nas palavras;

- 3° momento: Utilizar as imagens dos personagens do sítio do pica-pau amarelo e observar suas expressões e trabalhar as imaginações dos alunos e a escrita em produzir sua própria história.

Percurso Metodológico:

- 1°momento: A turma será dividida em 6 grupos de 5 pessoas, os grupos farão a leitura das histórias em quadrinho (Gibis), onde irão trabalhar a observação da escrita dos textos observando as acentuações e pontuações.

- 2°momento: Observar as imagens e expressões dos personagens das histórias em quadrinhos.

- 3°momento: Apresentar os personagens do sitio do pica-pau amarelo e entregar para cada grupo de alunos as imagens dos personagens, onde eles terão que observar suas expressões no desenho criando assim sua própria história, trabalhando a criatividade.

Recursos: Gibis, Data show, computadores e lápis de cores.

Avaliação:

- Observar se os alunos interagiram entre si nos grupos;

- Verificar se todos trouxeram as histórias em quadrinhos (Gibis);

- Observar as variedades de histórias que trouxeram;

- Analisar a leitura dos alunos, sua criatividade e escrita.

Bibliografia: Magda Soares – Alfabetização e Letramento. Em: https://youtu.be/-YP-7l6oAZM. A importância da leitura na formação social do indivíduo. Em:

http://www.fals.com.br/revela12/Artigo4_ed08.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com