TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  5/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.083 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

WALQUIRIA RODRIGUES SANTOS – RA: 2790567078

IVANIR FERREIRA DE FREITAS – RA: 2790543070

ILZA MARA RODRIGUES LOPES – RA: 245175774

MAISA MAIA DA SILVA – RA: 2790549109

MILA CRISTINA PEREIRA – RA: 2915605093

MARIANE HORÁCIO DOS SANTOS – RA: 2790573243

IVANI BARBOSA DA SILVA – RA: 2451475992

DESAFIO PROFISSIONAL:

INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

RIO VERDE DE MATO GROSSO / MS

2018

WALQUIRIA RODRIGUES SANTOS – RA: 2790567078

IVANIR FERREIRA DE FREITAS – RA: 2790543070

ILZA MARA RODRIGUES LOPES – RA: 245175774

MAISA MAIA DA SILVA – RA: 2790549109

MILA CRISTINA PEREIRA – RA: 2915605093

MARIANE HORÁCIO DOS SANTOS – RA: 2790573243

IVANI BARBOSA DA SILVA – RA: 2451475992

DESAFIO PROFISSIONAL:

INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO NO ENSINO REGULAR

Desafio Profissional apresentado às disciplinas de:

  • Educação Inclusiva;
  • LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais;
  • Homem, Cultura e Cidadania;
  • Educação e Tecnologias;
  • Práticas Pedag.: Identidade Docente;

Como requisito para aprovação no curso de Pedagogia.

Tutora EaD – Profª Maria E. Maranho

Tutor Presencial – Profº Luciano R. Rosa

RIO VERDE DE MATO GROSSO / MS

2018

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ......................................................................................................... 04
  2. DESENVOLVIMENTO ........................................................................................... 05
  1. Estruturação Pedagógica para Atendimento de Alunos PAEE em Sala de Aula Comum .............................................................................................................. 05
  2. T.E.A - Transtorno de Espectro Autístico .................................................. 06
  3. Autismo - Inclusão Escolar – Legislação ..................................................... 07
  4. Papel da Escola e da Família e no Processo de Inclusão de Alunos com Autismo ...................................................................................................................... 07
  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................................... 09
  2. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 10

  1. INTRODUÇÃO

A inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino é de suma importância, haja vista que a trajetória escolar de muitos é marcada pela discriminação e preconceito. Neste contexto, a resolução CNE/CBEnº2/2001, determina que: “Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizarem-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais” (MEC/SEESP, 2001).

Portanto o objetivo principal do presente estudo, compreende demonstrar formas de promover a integração de alunos que apresentam necessidades especiais, particularmente os que possuem Transtorno do Espectro Autístico, com enfoque nas técnicas e procedimentos pedagógicos que os professores podem utilizar, baseado na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. (BRASIL, 2006).

  1. DESENVOLVIMENTO

A política de inclusão de pessoas com deficiência ou necessidades especiais é amparada pela Constituição Brasileira (BRASIL, 1988) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), as quais reconhecem o direito a educação, com base nos princípios de igualdade, permanência e aprendizagem de todos os alunos na escola. Portanto a escola deve buscar formas, enquanto agente articulador, em prol da integração de todos os seus educandos, sejam estes portadores de necessidades especiais ou não.

  1. Estruturação Pedagógica para Atendimento de Alunos PAEE em Sala de Aula Comum

A Declaração Universal dos Direitos Humanos reza que todo indivíduo tem direito a instrução, a qual deve ser orientada para o desenvolvimento de sua personalidade e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos, norteando dessa forma a idéia de um ambiente escolar acolhedor a todos os educandos, sem distinção. A partir desta reflexão, como poderia a escola se organizar para receber os alunos da Educação Especial, no que se refere às práticas que contribuem para o desenvolvimento da cultura inclusiva? 

Surge então a necessidade de mudança, com novas práticas pedagógicas, professor, currículo e gestão no que concerne a inclusão escolar de alunos PAEE, rompendo com modelo educacional tradicional, uma vez que esta é uma clientela que exige estruturas e recursos diferenciados e, por isso têm direito ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), amparados pela Resolução CNE / CEB, nº4 / 2009 – art. 04, que considera como público alvo da AEE.

I – Alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; II – Alunos com transtornos globais do desenvolvimento; III – Alunos com altas habilidades / superdotação.

O constante aperfeiçoamento docente, na perspectiva da inclusão escolar, bem como um conjunto de recursos e serviços educacionais é ferramenta chave para o atendimento dos educandos.(MAZZOTTA, 1996) –  bem como o apoio de um professor AEE, que fomenta o aprendizado, e as potencialidades de cada aluno, promovendo sua socialização, afinal a Inclusão Escolar somente é efetiva quando proporciona o ingresso e a permanência do aluno no ambiente escolar.

Para CARNEIRO (2006):

A escolarização de alunos com deficiências, altas habilidades/superdotação e transtornos globais do desenvolvimento (PAEE), junto com seus pares na escola comum é um imperativo já garantido legalmente. Sua efetivação requer mudanças na estrutura escolar para atender especificidades até então desconhecidas pela comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (330.2 Kb)   docx (370.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com