TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  21/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

Cidade[pic 8]

2018[pic 9]

[pic 10]

                                   nome do aluno

                                       ra      

                                    nome do aluno

                                      ra

 

[pic 11]

[pic 12]

Cidade[pic 13]

2018[pic 14][pic 15][pic 16]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................4

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................9

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.....................................................................10

[pic 17]


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata de um desafio profissional sobre contação de histórias para crianças, envolvendo a apresentação de teatro e pintura (artes visuais).

De modo geral, todos os livros favorecem a descoberta dos sentidos, entretanto, os literários o fazem de forma mais completa, pois como menciona Bordini (1993, p. 14) “Enquanto os textos informativos atêm-se aos fatos particulares, a literatura dá conta da totalidade do real, representando o particular, logra atingir uma significação mais ampla”.

Dessa forma, pode se entender a literatura como uma tomada de consciência do mundo concreto que se caracteriza pelo sentido humano dado a esse mundo pelo autor onde não se afigura como simples reflexo da mente traduzido em palavras, mas o resultado de uma interação ao mesmo tempo receptiva e criadora. Essa interação se processa através da mediação da linguagem verbal, escrita ou falada.

O texto produzido, graças à essa natureza verbal, permite o estabelecimento de trocas comunicativas dentro dos grupos sociais, pondo em circulação esse sentido humano, como explica Bordini (1993, p. 15)

Enquanto o texto não literário contém indicadores muito mais rígidos e presos ao contexto de comunicação, não deixando opções à liberdade de movimentação do leitor, por oferecer informações imediatas e restritivas, o texto literário é plurissignificativo, permitindo leituras diversas, justamente por seus aspectos mais abertos.

O presente trabalho no traz situações de ensino e aprendizagem que relacionadas à literatura infantil (leitura e contação de histórias) às expressões artísticas no contexto da educação infantil.

2 DESENVOLVIMENTO

Leitura de uma história infantil:

Leitura de histórias: A palavra escrita é fator de inserção ou exclusão social, interferindo na posição hierárquica dos indivíduos, diferenciando também o mundo dos adultos do mundo das crianças. Ela desperta o desejo da criança de romper com seu círculo para, através da superação das dificuldades próprias da conquista do código escrito, apropriar-se de um espaço de direitos mais plenos.

O domínio da leitura é uma experiência tão importante na vida da criança, que determina o modo como ela irá perceber a escola e a aprendizagem em geral.Em decorrência disso, o esforço despendido pela criança no reconhecimento de letras e palavras precisa aliar-se à certeza de que será compensado pela leitura de textos estimulantes.

Quando a aprendizagem da leitura é experiênciada não apenas como o melhor caminho, mas como o único para sermos transportados para dentro de um mundo previamente desconhecido, então a fascinação inconsciente da criança em relação aos acontecimentos imaginários e seu poder mágico apoiará os seus esforços conscientes da decodificação, dando-lhes forças para vencer a difícil tarefa de aprender a ler (BETTLHEIM, 1992, p.49).

Para Bettelheim (1992), ao ter acesso ao mundo da escrita, a criança passa a participar do mundo secreto dos adultos, consequentemente, para ela a leitura torna-se uma aventura que lhe garante um novo domínio. Esse fascínio em exercê-la é maior quando descobre, através da ficção e da poesia, valores estéticos e culturais que podem traduzir o sentido de existência por gerar respostas a seus conflitos e emoções, acrescentando um novo estímulo à sua vida.

Objetivos: Ampliar visão de mundo, possibilitando também a vivência de emoções, exercendo o mundo da fantasia e o da imaginação.

História infantil: Chapeuzinho Vermelho

Procedimentos metodológicos: A atividade será realizada em sala de aula, onde as crianças se reunirão sentadas no chão, em roda. A professora lerá a história para os alunos e depois haverá a interpretação da história na sala. Após a interpretação da história, os alunos farão o desenho contando a história novamente. Todos os desenhos enfeitarão a parede da sala por uma semana, até a próxima aula de leitura.

Utilização de recursos auxiliares: Lápis de cor, caderno de desenho

Contação de uma história infantil:

Contação de histórias: É uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que aprecia narrativas, que queira se envolver com elas e que tenha voz e memória. ... Já o leitor de histórias empresta sua voz ao texto, respeitando a estrutura lingüística da narrativa, bem como as escolhas lexicais do autor.

O primeiro contato da criança com o texto, geralmente, é por meio das histórias apresentadas, oralmente, por pais e familiares. Elas podem ser contadas em diversas ocasiões, como, por exemplo, ao acordar, durante uma tarde chuvosa, antes de dormir, preparando para um sono tranqüilo e restaurador… Essa prática é extremamente importante, é o início do processo de aprendizagem.

História infantil: A formiga e a cigarra 

Objetivos: Trabalhar a atenção e interação das crianças

Procedimentos metodológicos:

A atividade será realizada em sala de aula, onde as crianças se reunirão sentadas no chão, em roda. A professora contará a história para os alunos e depois haverá perguntas sobre a história.  Para finalizar faremos um painel coletivo sobre a história, bem colorido utilizando o que cada um achar melhor, usar a imaginação e criatividade.

Utilização de recursos auxiliares: papel pardo, Lápis de cor, caderno de desenho, livro da história, tinta guache, papel crepom, cola, tesoura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (36.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com