TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  27/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Tânia Cristina Machado Vieira – 1299108398

Disciplinas Norteadoras: Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutor a distância: Rerison Rodrigues

São Jose dos Campos

2017/2

PIROZZI, Giani Peres. Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI. Revista Pitágoras – ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN - Nova Andradina/MS, dez/mar 2013.

        O Artigo: Tecnologia ou Metodologia? O grande desafio para o século XXI, da autora Giani Peres Pirozzi, nos apresenta conceitos de tecnologia e informática, além de mostrar a diferença entre eles, nos mostra a importância do professor diante dos desafios de conseguir incorporar as TIC´S (Tecnologias de Informação e Comunicação) como aliada a educação, fazendo das aulas algo mais interessante e dinâmica. Nos mostra que hoje a transferência de conhecimentos entre professor e aluno é visto como algo defasado visto que o aluno de hoje não é mais passivo e sim ativo na construção do seu próprio conhecimento.

O artigo nos é introduzido através do próprio questionamento do titulo que é: tecnologia ou metodologia? A primeira parte do texto a autora nos mostra argumentos sobre as inovações tecnológicas com argumentos próprios e também de outros autores.

Ela fala das diferenças entre os imigrantes digitais que tem que se adaptarem as novas tecnologias e os nativos digitais que já nasceram com acesso à tecnologia, nos mostrando a distancia entre eles. O professor por ser um imigrante digital sofre por ter que inovar para dar uma aula da qual ele já domina o tema, mas mesmo dominando é necessário sempre tentar inovar, pois esta concorrendo deslealmente o tempo todo com as tecnologias, como a internet, as redes sociais, programas de computadores, televisão, DVD e tantas outras, então os professores precisam compreender as tecnologias para com isso melhorar a pratica educativa. Já os alunos por sua vez são os nativos digitais eles dominam a tecnologia, tem o pensamento acelerado tendo dificuldade de focar somente em uma coisa, por meio dos hipertextos e hiperlinks, começam a fazer várias coisas ao mesmo tempo, começam leituras que não terminam e seguem outros links que mais lhe agradam e que convergem em conhecer tudo mais rápido, gostam de atividades colaborativas, de compartilhar e construir juntos seu conhecimento.

O artigo nos mostra a diferença entre tecnologia e informática. Tecnologia ao contrario do que se pensa não esta só relacionada à informática, então reafirma o objeto de estudo do artigo que consiste em questionar o que é tecnologia? E a resposta é: Tudo é tecnologia. Tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida faz parte da tecnologia. Na educação temos como exemplo de tecnologia a lápis, o livro, o giz, a lousa, o retroprojetor, o projetor de slides, as enciclopédias... E os mais recentes são os computadores, e-books, lousa digital, o notebook, os projetores multimídia, os sites da internet, etc... Vimos que as tecnologias são classificadas como: Físicas, organizadoras e simbólicas.

As físicas são qualquer instrumento material que tenha sido aprimorado, qualquer objeto.

As simbólicas são as linguagens as maneiras de comunicação, a escrita, o vocabulário, os símbolos e etc.

As organizadoras são as que permitem agilidades nos processos de relações.

É-nos introduzido no artigo questionamentos sobre o perfil tanto do aluno quanto do professor, nos mostrando as varias mudanças que as tecnologias nos proporciona chegando assim no termo: INFORMATICA X CONHECIMENTO; Onde os dados, as informações e o conhecimento são os principais passos para a aprendizagem significativa, o professor além de ensinar tem que aprender e mostrar aos alunos que é a escola que produz conhecimento, ou seja, organiza os dados e o trabalho com dados, informações e conhecimentos, deve visar também a inteligência para alcançar a sabedoria, pois a sociedade não necessita somente de pessoas modernas, mais sim de pessoas que saibam fazer uso do que se aprendem em sala de aula, pessoas que aprendam significamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (209.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com