TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  16/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

        

Aprendizagem e desenvolvimento social da criança

Direitos humanos

Introdução à educação virtual

         

BRIGIDA DA SILVA RAMOS - RA: 9653527497

                

SÃO PAULO / BRIGADEIRO

2015

Introdução

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar um pouco da realidade de alguns alunos e professor que tem alunos e amigos com necessidades especiais e a forma com a qual eles se interagem, além de proporcionar ferramentas para a quebra do preconceito, pois a inclusão de alunos com deficiência é ainda um desafio para os educadores, pais, alunos e comunidade em geral.

.


Portfólio

No Brasil a educação inclusiva tem sido um grande desafio a ser trabalhado por conta das dificuldades que os profissionais encontram em trabalhar com crianças especiais. Muitas escolas e até mesmo professores se mostram despreparados para receber alunos especiais e integrá-los em turmas regulares. Nos últimos anos é crescente o número de escolas que defendem uma postura inclusiva e que mobilizam toda a comunidade escolar no sentido de fortalecer os laços de amizade entre seus alunos, sensibilizá-los para as diferenças e a solidariedade.

Cada vez mais a inclusão de crianças com algum tipo de deficiência física ou mental no ensino regular faz parte da realidade da educação brasileira. O direito fundamental à educação tem se ampliado a medida em que os preconceitos são quebrados e as diferenças são compreendidas e respeitadas.

Para  favorecer a inclusão social de alunos com deficiência foi criado um blog com objetivo demonstrar o projeto que esta desenvolvido para promover a sensibilidade dos alunos com o seu colega especial, favorecer a valorização da integração social e respeito as diferenças. Segue o link: http://dpanhanguera.simplesite.com.br/417899419 

Desenhos

Neste trabalho estão postados os desenhos feitos por crianças que estudam com amigos que possuem necessidades especiais.

Katy – 9 anos

O meu amigo é muito especial, eu e minhas amigas ajudamos ele, pois ele não tem uma mão. Deficiente pra mim é aquela pessoa que se faz incapaz de conseguir o que deseja e não um aleijado.

[pic 3][pic 2]

Aline – 8 anos.

A Gaby é diferente, pois ela não tem a metade de um braço. Ela é alegre e educada, ajudamos ela a pegar algumas coisas.

[pic 4]

Erika – 9 anos.

O João é diferente porque ele não ouve a gente e então criamos uma maneira de falar com ele, escrevemos em uma folha, e não é que deu certo! Ele tem umas coisas diferentes mais gostamos dele desse jeito.

[pic 6][pic 5]

Entrevista

Foi realizada uma entrevista com a professora Maria Cecília da EE Miguel Maluhy.

Como um professor lida em sala de aula com um aluno deficiente?

R: No início não foi fácil há um tipo de rejeição por parte dos outros alunos porque infelizmente eles acham que uma pessoa deficiente é "doida" então meu trabalho no início foi bem arduo. O João também sofreu um pouco mas hoje já percebo que ele se sente de fato aceito, compreendido, já tem amigos na sala e seu desenvolvimento só melhora a cada dia. Fiz um plano de aula adaptado cuidadosamente para atender as necessidades específicas do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (462.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com