TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  13/10/2015  •  Dissertação  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

ACADEMICOS:
Simone Sá Silva RA:1600332100

Tutor Presencial:  Claudia
Tutor a Distância  
Tutor a Distância

Sumário......................................................................................................................02
Objetivos....................................................................................................................04
Introdução..................................................................................................................05
Desenvolvimento E Mapeamento...............................................................................06
Considerações Finais.................................................................................................09
Bibliografia..................................................................................................................10

INTRODUÇÃO
O mundo moderno exige que as crianças sejam pequenos adultos, com grandes responsabilidades e vida social integrada. A criança que não consegue se adaptar ao sistema em redor dela acaba sendo rotulada e deixada de lado. Nas séries iniciais o objetivo do professor é integrar a criança no mundo letrado de forma lúdica e prazerosa.
Muitas crianças possuem vários problemas de comportamento ou de aprendizagem por diversos fatores, sejam eles da educação familiar, socioeconômicos e problemas psicológicos, a escola entra como adjuntora para que essa criança evolua e consiga alcançar com êxito o processo de ensino-aprendizagem. A Terapia Assistida Por Animais é uma dessas ferramentas que a escola usa e que apresenta muitos resultados positivos na transformação e interação de muitas crianças com o meio em que vivem.
A Terapia Assistida por Animais tem como critério o animal que é a parte principal do tratamento, seu objetivo é promover a melhora social, emocional, física e cognitiva de pacientes humanos. Parte do principio que o amor e amizade que surgem entre os humanos e animais geram inúmeros benefícios.
Dentro desta perspectiva estamos nos empenhando para oferecer um atendimento pedagógico qualificado e diferenciado para nossas crianças, pois acreditamos que é nesta etapa da vida que os primeiros referenciais se formam e são incorporados pela criança, sejam eles no ambiente familiar e/ou escolar, portanto o fazer pedagógico da escola é fundamental para que a criança se torne um ser ativo e capaz, que pode ampliar seus conhecimentos, suas experiências e buscar a sua autonomia na medida em que se estabelecem relações de troca com o seu universo físico e sócio – cultural; transformando sua realidade, ao mesmo tempo em que é transformado pelo seu modo de agir no mundo.

DESENVOLVIMENTO E MAPEAMENTO DO PERFIL DA TURMA.
Nome da Escola: Escola Municipal de Educação Elis Regina
Turma: 4º Ano
Número Alunos: 24 ( Meninos: 16 / Meninas 08)
Descrição do Perfil: Turma mista em caracteres psicológicos, econômicos, culturais. São crianças em idades de 06 e 07 anos em fase de alfabetização.
Alunos Com Problemas Comportamentais
Joanatas Ferreira – 09 Anos: O aluno demonstra agressividade em situações de conflito, usa meios físicos e verbais para alcançar o que deseja, ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidados com seus pertences, possui um quadro de hiperatividade, porem não possui o laudo conclusivo, devido a isso não se pode fechar o diagnóstico pedagógico.
Lívia  Santos– 08 Anos: A aluna ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas; Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvida em seus pensamentos. Chora sem motivo apresentando quadro de depressão infantil. Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois é uma criança com fobia social.
Aluno com problema de aprendizagem:
João Gabriel - 09 anos: o aluno não consegue adquirir e desenvolver conceitos aprendizagem, o que o torna uma criança de difícil convivência junto dos outros alunos.

Mapeamento dos problemas comportamentais e de aprendizagem
Os alunos aqui descritos possuem características psicológicas distintas e estão todos com problemas de aprendizagem ou comportamentais em sala de aula.

ALUNO ANIMAL DESENVOLVIMENTO RESULTADO
Jonatas Ferreira –09 anos
Possui dificuldade de concentração, relacionamentos afetivos e tem comportamento agressivo.
Peixe- Beta
Nome: Nemo
Usa-se o peixe porque ele transmite calma, alivia o stress, ativa a concentração e ajuda na coordenação motora e autoconfiança. Por ser um animal sensível precisa de cuidados específicos. O aluno vai ficar responsável pelo o peixe como ajudante do dia e por modo de sorteio poderá leva-lo algum fim de semana para casa, proporcionando uma movimentação familiar em volta do processo de cuidado do animal.
Após 2 meses de Terapia Assistida por Animais em sala de aula, com o Peixe Nemo observamos que houve uma melhora significativa no comportamento do aluno Miguel que se apresenta calmo e concentrado esta mais receptivo nas atividades em grupo.
ALUNO ANIMAL DESENVOLVIMENTO RESULTADO
Lívia Santos – 08 anos.
Possui dificuldade de convívio social, não demonstra interesse em participar das atividades propostas e apresenta quadro de depressão infantil.
Cachorro
Nome: Bolinha
Animal devidamente vacinado;
Esse animal foi escolhido porque seu estimulo faz com que aumentem os níveis de endorfina e minimiza os efeitos da timidez. O animal é alegre, companheiro de fácil sociabilidade, carinhoso. Sendo a frequência do animal na sala de aula de 2 vezes por semana extensivo aos finais de semana na casa do aluno através de sorteio.
Ficara á cargo da criança cuidar do animal no seu dia de ajudantedando-lhe ração e água, nos finais de semana que o animal for para a casa do aluno, a participação dos pais deverá ser indispensável para o bom desenvolvimento do projeto.
Após 01 mês de Terapia Assistida por Animais em sala de aula, com a cadela Bolinha foi observado que elevou a auto estima da aluna que passou a se expressar e interagir melhor com os coleguinhas. Tornou-se motivada para realizar as atividades prescritas pelo currículo escolar. Tornando-se tão importante quanto os outros colegas.
ALUNO
ANIMAL DESENVOLVIMENTO RESULTADO
João Gabriel - 09 anos
Aluno com problemas de aprendizagem.
Cachorro
Nome: Safira

Animal devidamente vacinado;
Esse animal foi escolhido por que é de fácil interação, e podendo ser utilizadas suas características principais e o som do seu latido para trabalhar a fonética na alfabetização. Sendo a freqüência do animal na sala de aula de 2 vezes por semana extensivo aos finais de semana na casa do aluno através de sorteio.
Ficara á cargo de a criança cuidar do animal no seu dia de ajudante dando-lhe ração e água, nos finais de semana que o animal for para a casa do aluno, a participação dos pais deverá ser indispensável para o bom desenvolvimento do projeto.
Após 02 meses de Terapia Assistida por Animais em sala de aula, com a cadela Safira foi observado que o aluno Jacob passou a responder os estímulos pedagógicos através da associação do som do latido com as letras que esta aprendendo. Aumentou a concentração na hora da explicação fazendo observações conclusivas ao professor do conteúdo trabalhado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com