TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL MULTICULTURALISMO

Por:   •  6/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.252 Palavras (10 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

São José dos campos

Pedagogia

1ª SÉRIE

Desafio Profissional:

Multiculturalismo

Educação e Diversidade

Estrutura e Organização da  Educação  Brasieleira

                                             

Elizabeth Cristina Souza M de Lima

RA: 2816746797

São José dos Campos, 15 de Abril 2015


INTRODUÇÃO:

     

Este Desafio Profissional tem como objetivo abordar o tema multiculturalismo e diversidade na escola.

O processo de elaboração teve através de analise das, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História Afro Brasileira e Africana, Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume1. Abordar os seus aspectos referente a diversidade e multiculturalismo.

No 2º passo do Desafio Profissional é sobre a comemoração dos dias dos pais ou das mães, através de uma analise critica como essas comemorações devem ser adaptadas com a realidade dos dias atuais.

E por fim no 3º passo mostra – nos a ter uma visão de como uma família é composta por diferentes culturas e como devemos trabalhar a diversidade de maneira diferente em cada situação.

 DESENVOLVIMENTO:

A Escola Municipal Saber Conviver está prestes a completar um ano da sua inauguração. Uma das principais preocupações do diretor da escola, dos coordenadores pedagógicos, da equipe de professores e da Associação de Pais e Mestres foi construir um Projeto Pedagógico Curricular que estivesse de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96) os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. Como todo Projeto Pedagógico Curricular o objetivo é que neste documento estejam presentes a cultura da escola, seus valores, crenças, significados e modos de agir tanto de alunos quanto de professores, pais e funcionários. Neste sentido desde que foi inaugurada toda a comunidade escolar buscou promover o multiculturalismo e reconheceu a importância de programar projetos e ações pedagógicas que valorizem toda a diversidade presente na escola. Como toda escola, a diversidade na Escola Municipal Saber Conviver pode ser percebida em vários aspectos, seja de ordem étnica, religiosa, sexual e de gênero, de classe social, faixa etária, sotaques, cores, valores, crenças, comportamentos, enfim, ela reflete a sociedade que a compõe. O multiculturalismo e a diversidade são inerentes a sua composição como instituição de ensino, e a partir deste princípio o Projeto Pedagógico Curricular foi constituído. Uma vez que o respeito às diferenças faz parte das aulas, da gestão e organização da escola e permeia os discursos dos professores e gestores, chegou a hora de colocar em prática mais uma vez a valorização da diversidade e do multiculturalismo nas atividades extracurriculares organizadas pela escola.

O diretor da escola organizou uma reunião com os professores e coordenação pedagógica para definir como serão as práticas pedagógicas e as festividades relacionadas ao Dia dos Pais. Nesta reunião, alguns professores relataram que nunca vivenciaram uma atividade que valorizasse a diversidade em festividades como esta, e que a iniciativa além de pioneira certamente contribui para a disseminação do respeito e da fraternidade entre todos. A coordenação pedagógica entende que o grande desafio da escola na organização das atividades está relacionado ao compromisso em assegurar o respeito a diversidade e as distintas culturas presentes na escola tal como observa o Projeto Pedagógico Curricular. O diretor da escola fez questão de enfatizar que a diversidade está presente no corpo de professores e colaboradores que possuem religião, orientação sexual, cor, idade, crenças, formação e valores distintos. Lembrou ainda que entre os alunos estas diversidades são ainda mais acentuadas principalmente quando se consideram os valores, as crenças e a estrutura familiar. A equipe de professores entende que a comemoração organizada pela escola tem um sentido mais amplo, de promoção da dignidade humana e dos valores de respeito, tolerância e dignidade humana. Como parte da organização foram programadas esquetes, músicas, exposição fotográfica e de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Organizar práticas pedagógicas que estejam em sintonia com o Projeto Pedagógico Curricular da Escola Municipal Saber Conviver e planejar uma festividade que considere a diversidade familiar dos alunos será o grande desafios dos professores e coordenação pedagógica.                                  A partir deste momento este será o seu desafio também, promover a diversidade e o multiculturalismo.

Documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo:

       

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às Diversidade e ao Multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96)

   

A Liberdade de aprender, ensinar, Pesquisar cultura, o pensamento, a arte e o saber;

Pluralismo de idéias e concepções Pedagógicas;

Respeito à liberdade e tolerância;

Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

Considerações diversidade étnico – racial

Todos esses aspectos da Lei de Diretrizes, envolve na Educação do ser humano de forma a aprender sobre a cultura e o respeito de cada um.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

   

Segundo o Parâmetro Curriculares Nacionais (PCN), O currículo de uma escola está sempre em construção, deve ser entendido como em processo contínuo a influenciar positivamente a pratica do professor. Os currículos devem ser revistos e sempre aperfeiçoados.

O PCN tem como objetivo a garantir a todas às crianças e jovem, o direito de isufrir  do conjunto de conhecimento, Fortalecimento de identidade e de direitos . Ações Educativas ao Combate do Racismo e a Descriminação.

Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro Brasileira e Africana

     

A Educação das Relações Étnico – Raciais tem por objetivo, promover o conhecimento, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem  cidadões quanto a pluralidade Étnico – racial, tornando os capazes de interagir, e que garantam a todos respeito aos diretos legais e valorização ; As Diretrizes trazem informações úteis sobre a abordagem das culturas negras no ambiente escolar, e para demais espaços sociais .

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

O Referencial é o respeito aos direitos das crianças, nas suas diferenças individuais, Sociais econômicas, culturas, étnicas, religiosas. O direito da criança de brincar de se expressar e interagir a comunicação infantil.

 A socialização das crianças por meio participação, nas mais diversificadas praticas sociais sem discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (370.2 Kb)   docx (296.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com