TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 4 A 6 ANOS SEGUNDO PIAGET

Por:   •  21/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  8.904 Palavras (36 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 36

Curso de Graduação em Pedagogia

APARECIDA DA SILVA NOVAES

O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA DE 4 A 6 ANOS SEGUNDO PIAGET

RESUMO

Este trabalho é um estudo que tem como tema as fases do desenvolvimento da criança de 4 a 6 anos, com objetivo de verificar como se desenvolve as crianças nesta faixa-etária. Abordará o aspecto cognitivo, físico e motor em sua infância. Nessa visão, os objetivos foram identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada, em cada fase de desenvolvimento da criança.

PALAVRAS-CHAVE: crianças, desenvolvimento, Piaget, infância

ABSTRACT

This study is a study that has as its theme the phases of development of the child of 4 to 6 years, with the objective of verifying how children develop in this age group. It will address the cognitive, physical, and motor aspects of your childhood. In this vision, the objectives were to identify and understand how learning in early childhood education can be stimulated at each stage of the child's development.

KEYWORDS:  Children, development, Piaget, childhood


1 INTRODUÇÃO

O artigo a seguir tem a função de esclarecer uma das teorias mais importantes sobre o desenvolvimento, que foi formulado por Jean Piaget, demonstrado também no ambiente escolar como teoria que se aplica e como as crianças reagem.

E também demonstrar os aspectos, que ocorrem em alguns momentos, podem muitas vezes parecer sem muita mudança, mais é essencial essa pequena mudança.

Esclarecer de forma o mais simples possível, a teoria do desenvolvimento na concepção de Jea Piaget, demonstrar em que fatores essa teoria interfere na vida da criança em desenvolvimento, onde a criança passa a realizar tarefas que desenvolva seu lado cognitivo.

Em pleno século XXI ainda há muitos educadores que falam sobre a teoria de Jean Piaget e pouco se sabe ao certo, pois bem o artigo a seguir terá a principal função de esclarecer esse tema que muitas vezes parece ser tão complexo.

O desenvolvimento humano é um processo de crescimento e mudança a nível físico, do comportamento, cognitivo e emocional ao longo da vida. Em cada fase surgem características específicas. As linhas orientadoras de desenvolvimento aplicam-se a grande parte das crianças em cada fase de desenvolvimento. No entanto, cada criança é um indivíduo e pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade, sem se falar, propriamente, de problemáticas.

O conceito de criança e infância é uma noção mutável ao longo da história. Várias sociedades possuem sua idéia do que vem a ser criança. Este conhecimento depende de fatores como: classe social, religiosidade, cultura e educação. Um país de proporções continentais como o Brasil reflete este posicionamento, devido as suas diferenças de regiões e classes econômicas. Uma criança pode ser considerada como trabalhadora que auxilia na renda familiar, uma criança da mesma idade é tratada com total diferença. As crianças desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu melhor desenvolvimento por lhe proporcionado conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança.

A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Neste estágio o termo projetivo está relacionado ao funcionamento mental que está florescendo na criança. E um período em que se utilizam atos motores para auxiliar a exteriorização do pensamento. Porém, as instituições de ensino infantil precisam ser um espaço aconchegante e seguro proporcionando à criança uma infância mais voltada para o agora e não pensando nela como “adultos em miniaturas”.

Toda criança precisa ser estimulada em seu desenvolvimento, no sentido da aquisição de habilidades motoras, mentais e sociais básicas, como engatinhar, sorrir, piscar os olhos, andar, reconhecer cores e sons, entre outras. Portanto este trabalho justifica na importância de cada fase do desenvolvimento da criança de crianças de zero (0) a seis (06) anos. Nesse sentido o objetivo geral desta pesquisa foi de verificar como se dá o processo de desenvolvimento das crianças, abordando o aspecto cognitivo, físico e motor desde o nascimento até a sua infância.

Nesse cenário, os objetivos específicos se traduziram em identificar e compreender como a aprendizagem na educação infantil pode ser estimulada através do lúdico, em cada fase de desenvolvimento. A fim de elucidar aos educadores os objetivos de suas atividades na educação infantil. De tal modo a metodologia adotada nesse trabalho foi revisão literária, uma pesquisa descritiva de cunho qualitativa e bibliográfica de autores estudiosos no assunto.

2 DESENVOLVIMENTO

Teoria do Desenvolvimento segundo Jean Piaget

Papai, por favor, corte esse pinheiro porque ele faz o vento. Depois que você cortar ele, o tempo vai ficar bom e a mamãe me leva para um passeio. (Helen, BEE, A criança era Desenvolvimento)

Ouvir este tipo de frase pronunciada por uma criança causa cereto desiquilíbrio e ao mesmo tempo um divertimento. Jean Piaget um dos teóricos mais conceituados na área do desenvolvimento infantil. Criou uma das teorias mais conhecidas sobre esse assunto, seus estudos ganharam ênfase a partir do nascimento de seus três filhos, momento qual passou a observa-los constantemente, construindo assim sua teoria sobre a inteligência das crianças. Para explicar sua teoria com mais ênfase, Piaget formulou fases de desenvolvimento conforme a idade das crianças, criando assim sua psicologia do desenvolvimento que baseava-se na mistura da filosofia com a biologia.

O desenvolvimento humano é um processo longo e gradual de mudanças. Neste processo cada pessoa à sua maneira e no seu tempo, da sentido Pa sua vida. (CÓRIA SABINI 1998, p.9.)

Seria difícil superestimar a importância do psicólogo suíço Jean Piaget (1896 – 1980) para a pesquisa do desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento cognitivo geralmente considerada como a mais compreensiva é a dele. Embora certos aspectos da teoria de Piaget tenham sido questionados e, em alguns casos, refutados, sua influência é imensa. Na verdade, a contribuição de sua teoria, como a de outros, é mostrada mais pela sua influência em teorias e em pesquisas posteriores do que por sua exatidão máxima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.3 Kb)   pdf (347.6 Kb)   docx (157.6 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com