TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágios de Desenvolvimento de Piaget

Por:   •  17/12/2019  •  Resenha  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

Estágios de desenvolvimento de Piaget

Segundo Piaget, os métodos equilibradores da assimilação e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento. Dessa forma, Piaget dividiu o desenvolvimento cognitivo nos quatro estágios principais, sendo eles: os estágios sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

  • O Estágio Sensório-Motor

O primeiro estágio de desenvolvimento envolve aumentos no número e na complexidade de capacidades sensoriais e motoras durante a infância. Este estágio de desenvolvimento é caracterizado pela forma como a criança entende o mundo, reunindo a experiência sensorial com a atividade física. Este é o período em que a criança melhora reflexos inatos.

  • O Estágio Pré-Operatório

No estágio pré-operatório, da idade aproximada de 1 1/2 ou 2 anos a cerca de 6 ou 7 anos, a criança começa a desenvolver ativamente as representações mentais internas, que se iniciaram no fim do estágio sensório-motor. A criança começará a se relacionar com outras crianças e pessoas, especialmente colegas. Antes dessa idade, a interação era geralmente com a família.

  • O Estágio Operatório Concreto

Nesse estágio as crianças tornam-se capazes de manipular mentalmente as representações internas que formaram, durante o período pré-operatório. Ou seja, eles agora não só têm ideias e memórias dos objetos, mas também podem realizar operações mentais com essas ideias e memórias.

  • Estágio Operatório Formal

O estágio operatório formalaproximadamente dos 11 ou 12 anos de idade em diante, envolve operações mentais sobre abstrações e símbolos que podem não ter formas concretas ou físicas. Ou seja, é caracterizado pela aquisição do raciocínio lógico em todas as circunstâncias, incluindo o raciocínio abstrato, sendo capazes de formular uma hipótese sobre algo que eles não aprenderam especificamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (73.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com