TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES SOBRE TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  1.003 Visualizações

Página 1 de 4

                        CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE PSICOLOGIA 3º BIM.

QUESTÕES SOBRE TEORIA DO DESENVOLVIMENTO DE PIAGET

IVONE S. MACHADO

RA: 08002602

FRANCISCO BELTRÃO-PR

2016

1.Qual o principal  tema de estudo da teoria de Piaget?

Pesquisar como alguém incorpora um novo conhecimento, como o constrói foi o pontapé inicial de sua “teoria” chamada de Epistemologia Genética.

2.Explique os fenômenos da Assimiliação e da Acomodação na aquisição do conhecimento (equilibração ou adaptação):

Piaget nomeou Assimilação, isto é, reconhecer alguma coisa como diferente do que eu já conheço. A partir deste reconhecimento, do contato com a novidade, da experimentação, o indivíduo refina seus conhecimentos e incorpora uma nova informação, o que proporciona a criação de um novo conceito, nova categoria, o surgimento de uma nova pasta suspensa em nosso gavetão (ou a criação de uma subpasta). A esta nova partição criada, organizada, sistematizada Piaget chama de esquema. Incorporado novo esquema mental, assume-se a Acomodação, que define um conhecimento aprendido, incorporado, introjetado.

3.Caracterize brevemente os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo segundo o autor:

1º PERÍODO: SENSÓRIO-MOTOR (0 A 2 ANOS)

Neste estágio, a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A criança nasce em um universo para ela caótico, habitado por objetos evanescentes (que desapareceriam uma vez fora do campo da percepção), com tempo e espaço subjetivamente sentidos, e causalidade reduzida ao poder das ações, em uma forma de onipotência. No recém nascido, portanto, as funções mentais limitam-se ao exercício dos aparelhos reflexos inatos. Assim sendo, o universo que circunda a criança é conquistado mediante a percepção e os movimentos (como a sucção, o movimento dos olhos, por exemplo).

2º PERÍODO: PRÉ-OPERATÓRIO (2 A 7 ANOS)

É nesta fase que surge, na criança, a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação (PIAGET e INHELDER, 1982), e esta substituição é possível, conforme PIAGET, graças à função simbólica. Assim este estágio é também muito conhecido como o estágio da Inteligência Simbólica.

A criança deste estágio:

  • É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue se colocar, abstratamente, no lugar do outro.
  • Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
  • Já pode agir por simulação, "como se".
  • Possui percepção global sem discriminar detalhes.
  • Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

Exemplos: Mostram-se para a criança, duas bolinhas de massa iguais e dá-se a uma delas a forma de salsicha. A criança nega que a quantidade de massa continue igual, pois as formas são diferentes. Não relaciona as situações.

3º PERÍODO: OPERAÇÕES CONCRETAS (7 A 11 OU 12 ANOS)

Neste período o egocentrismo intelectual e social (incapacidade de se colocar no ponto de vista de outros) que caracteriza a fase anterior dá lugar à emergência da capacidade da criança de estabelecer relações e coordenar pontos de vista diferentes  (próprios e de outrem ) e de integrá-los de modo lógico e coerente (Rappaport, op.cit.).

Exemplos: Despeja-se a água de dois copos em outros, de formatos diferentes, para que a criança diga se as quantidades continuam iguais. A resposta é afirmativa uma vez que a criança já diferencia aspectos e é capaz de "refazer" a ação. Em resumo a criança:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (162.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com