TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  5/4/2022  •  Resenha  •  296 Palavras (2 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 2

DESENVOLVIMENTO

Na educação infantil o planejamento tem por objetivo orientar as práticas docentes, apresentando a intencionalidade pedagógica por meio de um currículo flexível, promovendo vivências significativas para a criança dentro do seu contexto escolar, contribuindo e oportunizando o desenvolvimento de suas potencialidades, imaginação e curiosidade.

O planejamento é fundamental para que as intencionalidades sejam revertidas em aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Ao planejar encontramos soluções para obter avanços no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e deve ser uma atividade contínua.

Para um bom planejamento, é necessário pensar sobre a organização do tempo, do espaço, dos materiais, sobre o agrupamento das crianças além de contemplar as 3 dimensões: o educar, o cuidar e o brincar, além dos elementos da rotina.

O projeto deverá contemplar os eixos estruturantes do Currículo vinculados as diretrizes da BNCC, organizando a proposta curricular, onde são priorizadas as interações, a socialização e as brincadeiras, possibilitando o desenvolvimento por meio dos campos de experiência:

• O eu, o outro e o nós;

• Corpo, gestos e movimentos;

• Traços, sons, cores e formas;

• Escuta, fala, pensamento e imaginação;

• Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Durante o desenvolvimento do projeto deverão ser contempladas propostas diárias que atendam as necessidades e curiosidades das crianças, contextualizado com os conhecimentos específicos determinados pelos eixos norteadores e campos de experiências.

Além do planejamento a avaliação também é fundamental, pois por meio dela é possível acompanhar o desempenho emocional e cognitivo de cada criança. É necessário diferenciarmos que avaliar não significa qualificar, comparar ou julgar, mas entender suas habilidades e preferências.

Além disso, avaliar é uma maneira de analisar nossa prática pedagógica e o modo como conduzimos a turma, como os incentivamos em seu desenvolvimento. As atividades devem auxiliar as crianças a evoluírem em relação às suas ideias, manifestações de interesses e ao modo como lidam com seus sentimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com