TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA

Por:   •  17/7/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo mostrar e demonstrar a necessidade de planejar em quaisquer que sejam a modalidade de Ensino, com um Plano Didático prático e eficaz, buscando sempre visar o melhor para o aluno como um todo, para que o mesmo possa absorver tudo que for dado em sala de aula, desde a apresentação do conteúdo e as atividades à avaliação.

A didática é aparte da Pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica, métodos esses quem vem se aprimorando cada vez mais. Ela estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem. A educação é atualmente concebida como fator de mudança, renovação e progresso. Contudo o Planejamento se impõe, neste setor, como recurso de organização para um melhor resultado. É o fundamento de toda ação educacional.

DESENVOLVIMENTO/ METODOLOGIA

Visando um planejamento em Língua Portuguesa, uma disciplina na qual, reconheço como essencial para que obtenhamos resultados positivos em todas as outras, vou, contudo, sempre priorizar o aluno, para que o mesmo possa absorver tudo que for dado em sala de aula, ou pelo menos o máximo possível, para um desempenho de excelência. Acreditando sempre que a didática da participação oral do aluno seja o melhor caminho para aprendizagem do mesmo e para que eu possa conhecer um pouco de cada um deles. Com isso, busco sempre trazer o assunto para nossa realidade, nosso cotidiano ou com assuntos da atualidade, usando atividades lúdicas, tecnológicas, slides, filmes, desenhos, encartes, jornais, entre outros. Com isso a avaliação não se tornará um momento de medo e sim reflexivo e desafiador para o aluno, tendo em vista que tudo que será “cobrado”, estará bem definido na memória do aluno.]

A Língua Portuguesa, tem a função de desenvolver na sociedade a comunicação, o entendimento, a expressão e a forma de se expressar. Através dela, podemos expressar ideias e sentimentos. O plano de aula pensado para essa disciplina tem o objetivo de ampliar o vocabulário, organizar o pensamento lógico e a construção de palavras, e desenvolver o raciocínio através de atividades que estimulem o pensamento dos alunos e permita a troca de experiências.

Através do recurso de lápis, caderno, quadro branco, dicionário, encartes, revistas, jornais e jogos interativos, podemos explorar uma gama de fatores, como o interesse do aluno ao compartilhar opiniões com os colegas de sala, o interesse pela leitura e a escrita, além de explorar cada vez o que o aluno tem de melhor.

CONCLUSÃO

O planejamento perfeito, irá sempre depender da dedicação do professor, juntamente com o aluno, aliados, à utilização de novas metodologias, para que ambos, professor/ aluno se sentiam estimulados, a troca de experiências, tornado qualquer conteúdo mais agradável, sempre visando facilitar a compressão do aluno. O professor tem a função de colocar o aluno como protagonista, buscando formas e meios que facilitem a aprendizagem, definindo com clareza o que está proposto, de acordo com a realidade de cada um, sempre com muito dinamismo, didática, ética e docência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com