TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Educação Profissional

Por:   •  15/9/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  65 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

               INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO

CAMPUS SÃO LUÍS – CCH

Departamento de Educação Profissional

Ano: 3° 2022

Curso: Meio Ambiente                                         Turno: Vespetino      Série: 3° Ano

Componente: Língua Portuguesa                       

Professor(a): Ana Paula

Aluna: Thacila Eduarda                        Data: 27/06/2022

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA

  1. A tese apresentada é que as pessoas deveriam temer mais a chikungunya do que a ebola, que por ter mais casos de mortes na África é mais temida, mas a chikungunya é mais fácil de ser contraída e vem sendo um problema até em estado crítico em alguns locais do Brasil
  1. Pelo fato de em menos de um mês da ocorrência do primeiro caso de transmissão de chikungunya, o ministério registra vários casos que os sintomas são forte e pode deixar sequelas, em que alguns casos mais críticos pode levar a morte. Devem se preocupar pelo fato que é mostrado dados e pesquisas cientificas encima do que é proposto e mostra o quão mal pode causar a doença.
  1. Porque consegue convencer as pessoas pelo fato de ser um profissional da saúde, assim dão a devida importância que deve se dar, além de que um médico tem uma maior propriedade para falar da doença do que outros.
  1. Para mostrar os dados comparados entre a chikungunya e a ebola, e que um pode ser muito mais destrutivos para a saúde do que o outro.
  1. Se conscientizarem e se alarmarem mais com as doenças mais fáceis de se contrair e pode ser pior para a saúde do que outras que são mais difíceis de se contrair e que pode ter um tratamento melhor.
  1. Sim, pois com o passar do tempo as pessoas tendem a se conscientizarem, um sinal bem claro disso é a diminuição dos casos nos últimos anos, pois as pessoas então temendo e tendo mais cuidado com as águas paradas que é o que causa a contração da doença.
  1. O texto aborda sobre a longevidade e qualidade de vida, que a vida em si é um bem e a velhice não deve ser catalogada como doença, mas para uma boa qualidade de vida depende muito de fatores ambientais, assim como depende muito de cada ser humano. A saúde deve ser algo que devemos buscar cada vez mais para uma maior longevidade e envelhecimento saudável.
  1. Ela mostra pesquisar sobre o assunto que é abordado no texto, além de uma visão filosófica é mostrado dados científicos sobre a longevidade da vida e sobre uma qualidade de vida que deve ser priorizada pelo ser humano
  1. Situações que proporcionem uma melhor qualidade de vida, assim como alimentos saudáveis, um melhor saneamento, além da evolução medicinal que acontece com o passar do tempo que previne doenças e enfermidades que possam vir a acontecer.
  1.  Os dois estão relacionados a qualidade de vida e a saúde, onde um tenta conscientizar as pessoas de que se previnem contra uma doença fácil de se contrair e que pode deixar sequelas que em alguns casos podem ser irreversíveis, e na outra conta sobre a longevidade que um ser humano pode chegar, caso cuide bem da própria saúde pode-se chegar a ter uma vida mais longa e saudável, longe de doenças.
  1.  Argumento de autoridade; porque a frase do diretor Glauber Rocha fundamentou a tese
  1. Argumento por causa ou consequências; porque como diz no texto “São Paulo só chegou a esse caos porque um seleto grupo de dirigentes decidiu, no início do século que não deveríamos ter metrô. “O autor está falando do motivo do congestionamento em São Paulo, ou seja, a causa e a consequência também no seguinte argumento “Como cresce dia a dia o número de vínculos, a tendência é piorar ainda mais o congestionamento”
  1.  Argumento por exemplificação ou ilustração, pois esse texto nos traz exemplos que nos ajudam a entender a tese defendida.
  1.  O argumento de princípio ou prova concreta, o texto se encontra recheado de dados estatísticos no intuito de concretizar o que é dito “No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão “terrivelmente grave”
  1.  Argumento de causa, porque o autor nesse texto usa uma conclusão reversibilidade plausível, ou seja impondo se a situação de violência no Brasil pode ou não ser revertida. “à questão que fica é se essa noiva largada, que são todos os brasileiros, encontrará novamente um parceiro, ou sejam uma nova saída para o problema”
  1.  Argumento por analogia, pois os dois argumentos são utilizados para falar de uma mesma coisa, no caso, a educação.
  1.  No primeiro texto a estratégia de argumento utilizada foi a citação do médico da comprovação dos dados de casos de dengue e chikungunya. 1° parágrafo fala um pouco sobre o ebola “trata-se de uma terrível ameaça invisível”. 2° parágrafo o autor mostra alguns questionamentos na qual a população queria saber se o Brasil estava preparado para mais uma crise. 3° parágrafo é revelado o primeiro caso suspeito do ebola. 4°, 5°, e 6° parágrafo fala sobre as pessoas com risco de contrair a doença e como ela é transmitida. Do 7° parágrafo em diante o autor traz argumentos e dados estatísticos sobre a verdadeira ameaça daquele período que é a dengue e o seu primo chikungunya. A estrutura de argumentação utilizada foi a sustentação pois o autor está sempre enfatizando a tese e colocando argumentos e provas que a sustentam. Os tipos de argumentos usados são: argumentos de autoridade, argumento de princípio ou prova concreta.

Sobre o segundo texto a estratégia de argumento utilizado é a citação do doutor, e autor do texto. 1° e 2° parágrafo fala sobre a vida longa e saudável e os mecanismos que a natureza nos concedeu para nos proteger. 3° parágrafo fala que a velhice não pode ser catalogada como uma doença. O 4° parágrafo fala como chegar à longevidade com saúde e vitalidade. 5° parágrafo diz respeito a expectativa de vida e o 6° sobre a diferença de longevidade máxima e expectativa de vida. 7° parágrafo conclui o texto nos dizendo de que forma podemos nos conduzir a um envelhecimento saudável. A estrutura de texto empregada foi a sustentação, o autor sempre alimentando sua tese “envelhecimento saudável”. Um tipo de argumento aplicado é o Argumento da autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com