TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafiando a Leitura

Por:   •  21/5/2015  •  Dissertação  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 5

Desafiando a Leitura

A prática de leitura é para muitos seres humanos uma espécie de desafio, mesmo sabendo que ela faz parte de toda a história da humanidade. A leitura é uma vida, ela perdura e sempre perdurará por toda a nossa história. Embora poucas pessoas reconheçam e compreendam o seu valor, a leitura é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, é essa falta de reconhecimento e incompreensão que a faz ser vista como um desafio, que muitos educadores vêm tentando resolver com novas práticas de ação voltadas ao (re) conhecimento e valorização da leitura.

Para as instituições educacionais, é muito importante o envolvimento dos sujeitos  da educação com o mundo da leitura para que conquistem, juntos, o prazer de ler. O gosto pela leitura não acontece assim, como um passe de mágicas, há todo um trabalho a ser feito e com muita persistência. É muito importante que os professores estimulem os seus alunos para a prática da leitura, acreditando no potencial de cada um e na capacidade que cada um tem em  desenvolver esta prática.

Quando se pensa em despertar no aluno o interesse pela leitura, o objetivo é fazer com que ele amplie os seus conhecimentos e entre em contato com um mundo diferente, um mundo de imaginações e fantasias, e que ele possa, também, se comunicar e se socializar através da leitura.

Rangel, (2006, p.06) afirma que:...o leitor estabelece uma interlocução com as idéias apresentadas pelo autor e, a partir daí, reflete sobre elas e pode intervir no seu entorno. O sujeito que lê tem a seu favor a possibilidade de reinventar as suas práticas, pensar outros caminhos diferentes daqueles previstos. A leitura, sem dúvida, exige que o leitor se posicione frente ao outro, ao mundo, mas cabe ressaltar que a leitura não é redentora ou fetiche para a existência de uma sociedade sempre saudável.

 

Por meio da leitura, muitas pessoas encontram uma maneira de se comunicar umas com as outras, mas infelizmente, nem todas as pessoas têm a oportunidade de fazer da leitura um meio de comunicação, porque, apesar da leitura fazer parte de toda a nossa história, ainda existe na nossa sociedade, muitas pessoas que nunca aprenderam a ler, ou seja, a não tiveram a oportunidade de enfrentar uma sala de aula, sendo impedidas de conhecer esse mundo fantástico, que é o mundo da leitura.Porém, a leitura não existe por si só, 1997ela faz parte de um longo processo que é conquistado passo a passo, onde tudo se inicia com a alfabetização, pois, a leitura só se tornará possível a partir do momento em que o sujeito aprende a escrever.

Quando se pensa em fazer com que os alunos aprendam a gostar de ler, as instituições educacionais devem traçar em suas metas de trabalho, ações que envolvam práticas de leitura em todas as disciplinas, mas, essas metas devem ser traçadas não de maneira imposta, para que o aluno não se sinta obrigado a ler, mas que sinta prazer em ler. Existe um outro problema ainda maior que todas, ou a maioria das  instituições educacionais enfrentam, é que nem todas os alunos, ou pelo menos boa parte deles, não convivem com a leitura no interior da família, sendo esse o lugar principal para dar início ao processo de ensino-aprendizagem.

Ferreiro, (1997, p.19) “As crianças que crescem em famílias onde há pessoas alfabetizadas e onde ler e escrever são atividades cotidianas, recebem esta informação através da participação em atos sociais onde a língua escrita cumpre funções precisas”.

Bom seria se todas as famílias participassem ativamente da vida escolar de seus filhos, não deixando para a escola todas as responsabilidades no que diz respeito à educação dos mesmos, nem todas as famílias agem com essa concepção,há aquelas que assumem,  verdadeiramente, o seu papel na educação dos filhos, sabendo diferenciar com precisão o que é de sua responsabilidade e o que é de responsabilidade da escola

Rangel, (2006, p.08) “No entanto, considerando que há no país ainda um número significativo de adultos alfabetizados funcionais, nem sempre é possível haver a mobilização familiar necessária para que a criança tenha os primeiros contatos com os mecanismos da leitura e desenvolva o gosto de ler.)

É muito comum ouvir pessoas dizendo que não gostam de ler e que só lêem por necessidade, mas o problema é que, talvez, essas pessoas não tiveram a participação da família para um maior contato com a leitura, umas por falta de tempo e outras por não serem alfabetizadas. Então, essas pessoas acabam arrastando este problema por toda a sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com