TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.236 Palavras (9 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2][pic 3]

PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSINAIL.

PORTFÓLIO.

Atividade solicitada pela Professora Tutora AD Dra. Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e pelo Professor e Tutor presencial Prof. Sérgio Belarmino dos Santos, Pólo de Lucélia, para fins de avaliação da disciplina.

ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS:

Ana Paula Ferreira da Silva Bressan –  RA: 7927649287 – anapaulinha13@bol.com.br

Andréia Cristina de Andrade Ortega –  RA: 7927656360 – Andréia.andrade_@hotmail.com

Maria Helena dos Santos Teixeira   -      RA: 7927693977 – maria_helena2510@hotmail.com

Patrícia Fornarolo de Oliveira       –      RA: 7931660730 – patty_fornarolo@hotmail.com

LUCÉLIA

2015

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        03

2. DESENVOLVIMENTO        04

2.1 PROJETO: UMA NOVA CULTURA DE APRENDIZAGEM        04

2.2 PEDAGOGIA DOS PROJETOS: ORIGEM E SIGNIFICADO.        05

2.3 O TRABALHO COM PROJETOS        06

2.4 PROJETO MULTIDISCIPLINAR: ESCOLHA DO TEMA............................................07

2.5 JUSTIFICATIVA DO TEMA        08

2.6 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        08

2.7 TABELA: CONTEÚDOS, ÁREAS DE CONHECIMENTO E HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO.        09

2.8 RECURSOS DIDÁTICOS.        11

2.9 AVALIAÇÃO DO PROJETO        11

Considerações Finais        13

REFERÊNCIAS        14

  1. INTRODUÇÃO

       O trabalho teve como objetivo investigar as concepções dos professores de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular.

As concepções sobre necessidades educacionais especiais demonstraram uma vinculação entre o professor e sua disponibilidade de aceitação das diferenças dos alunos. Entendemos que educação inclusiva pressupõe acessibilidade nas edificações, professores capacitados / habilitados, adequação curricular, apoio pedagógico específico (ao professor e ao aluno) e deve estar refletida na proposta pedagógica, atitudes dos professores, serviços de apoio, pais e comunidade. Percebemos também, em conversas com os professores nas quais tiveram oportunidade de discutir sobre educação inclusiva, dificuldades comuns e recorrentes no trabalho com alunos com necessidades educacionais especiais.

Na grande maioria das ocasiões em que o professor se deparou com este aluno em sua sala de aula, recorreu ao argumento da não “especialização”, como pressuposto de capacitação e competência na ação educativa com as singularidades.

2. DESENVOLVIMENTO

Neste tópico, descreveremos todas as atividades realizadas pelo grupo.

2.1 ELABORAÇÃO DE UM PORTFÓLIO.

A prática pedagógica por meio do desenvolvimento de projetos é uma forma de conceber educação que envolve o aluno, o professor, os recursos disponíveis, inclusive as O portfólio (do inglês) é uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes e que aparece com o objetivo de criar novas formas de avaliação para o desenvolvimento das inteligências artísticas.

Portfólios são trabalhos ilustrativos dos alunos. Representam o seu pensamento, sentimento, a sua maneira de agir; as suas competências e habilidades e a maneira como colocou em prática o seu trabalho. Essa ferramenta a serviço da educação tem como finalidade primordial proporcionar uma visão integral do conhecimento formal do educando e sua atuação na aprendizagem das diferentes áreas curriculares, assim como o seu desenvolvimento no campo comportamental e sua evolução na área pessoal e educacional. 

Este portfólio especificamente foi motivado pelo interesse das crianças em questionar as diferenças entre os indivíduos, fazendo com que compreendessem que as diferenças existem, mas que saibamos lidar com elas sem preconceitos.

Um dos objetivos principais deste portfólio é fazer com que alunos, pais e comunidade em geral criem um vinculo saudável com todas as pessoas independente de suas limitações garantindo assim um desenvolvimento social saudável entre todos.

2.2 MEU AMIGO DIFERENTE É ESPECIAL.

 

 Para compreender melhor sobre o que pensam os alunos em relação aos diferentes colegas solicitamos que algumas crianças fizessem um desenho com o título “meu amigo é especial”, e que explicassem os seus desenhos.

Selecionamos três desenhos para expor neste portfólio.

           

2.3.  O TRABALHO COM PROJETOS.

Para Gardner, um recurso pedagógico muito útil para mobilizar naturalmente diversas competências cognitivas é o trabalho com projetos. A elaboração e execução de um projeto estão necessariamente ligadas a uma investigação – ação que se deve ser simultaneamente um ato de transformação tornando-se assim uma produção intelectual.

Gardner considera que um projeto oferece ao aluno a oportunidade de explorar uma idéia, ou construir um produto; essa idéia, ou esse produto foi antes pensado ou imaginado. É por isso que o resultado de um projeto sempre precisa ser significativo para quem o imaginou e executou.

A execução de um projeto exige cooperação, esforço pessoal, desenvolvimento de estratégias e planejamento. Por outro lado, contribui para que o aluno ganhe experiência em obter informação e trabalhar de modo autônomo, organizar, apresentar e desenvolver suas idéias.

Um projeto não aparece à toa: ele precisa estar relacionado com uma ação especifica, não repetitiva e eventualmente de caráter experimental, e sua realidade deve envolver uma estrutura particular e inédita de operações, para que o aluno possa se sentir envolvido, mas sempre tendo a orientação do professor.

Segundo Gardner, ao planejar o projeto, avaliá-lo ao longo do caminho, ensaiá-lo, apresentá-lo aos colegas, responder a perguntas sobre ele, filmar e assistir criticamente ao vídeo produzido, discutir limites e possibilidades, o aluno aumenta sua compreensão do assunto explorado e se torna consciente da possibilidade de contribuir para melhorá-lo e levá-lo a cabo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (59 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com