TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  6/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 = Desafio Profissional

Projeto: Inclusão e Sustentabilidade.

Com base Constituição Federal do Brasil de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9.394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais, a educação inclusiva (inclusão) é um direito de todos.

A educação especial está embasada desde a convivência familiar, instituições de ensino, organizações sociais, culturais e civil. Uma ação pedagógica, social e política, um direito de todos estarem aprendendo juntos, diferentes, porém sem discriminação, com igualdade, valorização do potencial de cada um, respeito e uma educação gratuita. A educação especial é definida como Transversal.

A escola para ser de fato inclusiva (teoria e prática) precisa haver uma transformação, em todos os aspectos, refazendo a educação escolar com novas determinações e objetivos, porém para isso é necessário ocorrer mudanças nas propostas educacionais, envolvendo toda a comunidade escolar, e a comunidade (Sociedade).

Objetivos:

Conscientização e aprendizagem através de palestras e cursos aos educadores, famílias, toda comunidade escolar e comunidade (sociedade) sobre as deficiências, especificamente Síndrome de Down e Deficiência Deficiência Auditiva. Como lidar com os alunos com essas deficiências, a necessidade de um Intérprete de Libras em sala de aula e as diferenças, aprender a respeitar os seus limites e valorizar os seus potenciais, tornando o ambiente mais propício para o ensino aprendizagem e com maiores recursos.

Interação família e escola, com estudos de casos, para melhor conhecer a vida social das crianças, buscando uma parceria para atingir melhores resultados.

A interação dos alunos na escola e com  a comunidade (sociedade).

Conscientizar a comunidade escolar, os alunos, a família, e a comunidade, em relação a preservação do meio ambiente, com o plantio de árvores (arborização), nas ruas próximas a escola, com o apoio da Secretaria Municipal com  doações de mudas de árvores: Ipê, Jasmim, Oiti, entre outras, e orientação nos plantio das mesmas.

Participação ativa e interação em todas as etapas do projeto pelos alunos com deficiência Síndrome de Down e Auditiva.

  • Palestras:

Deficiência Auditiva: Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na palestra de Libras haverá um discurso sobre a sua importância e a importância de um intérprete de Libras em sala de aula, para os deficientes auditivos, a Libras como primeira língua para os deficientes, e após haverá um curso básico de Libras à comunidade escolar, família e comunidade, para que a inclusão ocorra na prática.

Síndrome de Down: O que é a Síndrome de Down, como lidar com esses alunos, utilização do método de repetição, a necessidade ou não de um mediador na sala de aula, as avaliações, acompanhamento das etapas de evoluções, respeito aos potenciais e a  interação com os colegas de classe.

Etapa 02-

Metodologia:

Além da palestra teremos uma conversa informal com toda a comunidade escolar (alunos, pais, funcionários..) sobre a importância da inclusão social e como é importante respeitar cada individuo com suas necessidades e dificuldades que todos tem o papel de ajudar e auxiliar no que for necessário para que todas as atividades possam ser desenvolvidos com todos os alunos participando.

Atividades Desenvolvidas:

Realizaremos um campanha onde os alunos tragam de casa um material reciclagem ( garrafa pet, caixa de leite, pneus, entre outros...)

Na matéria de ciência juntamente com português, iremos recolher  materiais para fazer no pátio da escola dois ambiente,  sustentável e outro não, para que os alunos possam visualizar juntamente com os professores a diferença de cada ambiente e farão um resumo do que foi apresentado;

Com as garrafas pets que restarão na matéria de artes fará juntamente com todos os alunos  a confecção de vários objetos que ficarão disponíveis na feira de ciência, assim cada aluno pode usufruir de sua criatividade ;

Solicitaremos junto com a prefeitura algumas mudas de alface, rúcula, tomate, cheiro verde, entre outros e com as garrafas pets iremos confeccionar juntos com os alunos e funcionários da escola uma horta vertical, onde cada sala ficara responsável por cuidar da horta um determinado dia da semana;

Também em parceria com a prefeitura iremos plantar algumas árvores ao redor da escola e explicar aos alunos com um teatro qual o importância da mesma no nosso planeta;

Na disciplina de matemática será realizado um quadro sobre o tempo de decomposição de alguns materiais que jogamos no meio ambiente. Será dividido em grupo onde irão escrever por extenso e em números romanos o tempo de cada objeto;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com