TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  14/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

PÓLO DE ICARAÍMA – PR

PEDAGOGIA

7º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL

ALUNAS: IVONETE AMORIM DE ALMEIDA    RA 407343

ANA MARIA DA SILVA                                            RA 407011

ANGELA MARIA DOS ANJOS                                RA 407013

ROSILEI DOS ANJOS                                               RA 419479

TUTORA PRESENCIAL:ERMELINDA APARECIDA DE ARAÚJO

ICARAÍMA-PR

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................................03

PROJETO........................................................................................................................04

CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................................06

REFERÊNCIAS..............................................................................................................07

INTRODUÇÃO

Neste desafio profissional, apresentarei um projeto educacional visando à inclusão de pessoas com necessidades especiais na rede regular de ensino. Com base na Constituição Federal de 1988, na LDB 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais e no direito à educação humanizada e qualificada a todos os cidadãos.

O objetivo é de aplicar ações de inclusão no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Ciências, com seu foco na educação ambiental, isto é, na criação de um ambiente preservado, humanizado e de garantia dos direitos de todos os cidadãos.

Existem alguns pontos históricos com relação à inclusão escolar que mostram que durante muito tempo não havia nenhum tipo de educação para as pessoas com deficiências, independente de qual tipo de deficiência a pessoa era levada ao abandono e não tinha nenhum valor social. Após alguns anos com vários estudos e com a contribuição da psicologia, essas pessoas passaram a ser notadas e hoje elas também têm o seu lugar garantido nas escolas e na sociedade. Para isso se faz necessário a compreensão de todos os seus direitos e cabe a todos conhecê-los e aceita-los.


PROJETO

TEMA: Conhecendo a natureza em nossa volta.

PUBLICO ALVO: alunos do ensino fundamental

DURAÇÃO: O projeto poderá ser desenvolvido durante todo ano letivo

JUSTIFICATIVA: As Ciências são um campo privilegiado para o desenvolvimento de conhecimentos e competências que preparam para a vida. Resolver problemas, analisar informações e tomar decisões são algumas delas.

O trabalho com as Ciências na escola deve ir além da oferta de informação, principalmente se considerarmos que os alunos, a partir do momento que dominam o sistema de escrita, são capazes de acessar e interpretar essas informações de maneira autônoma. Posto isso, podemos afirmar que aprender Ciências não consiste somente na transmissão de conteúdos conceituais, na apresentação e acesso à informação, nem tão pouco no ensino de conteúdos procedimentais, na manipulação de materiais ou observação de fenômeno

Neste projeto estaremos incentivando a inclusão social, utilizando como base a metodologia sócio-interacionista de Vygotsky, em que a criança aprende por meio da interação social e com o ambiente onde ela é inserida. A interação possibilita a formação de conceitos significativos.

OBJETIVOS

Fazer com que os alunos percebam que suas atitudes influenciam o meio em que vivem e que eles fazem parte do meio ambiente, sendo também responsáveis em cuidar da preservação.

RECURSOS: Caderno, lápis, giz de cera, plantas, cartolinas, aparelho de DVD, lápis de cor, tesoura sem ponta, garrafas Pet.

METODOLOGIA

A metodologia será flexível com a intenção de trabalhar a zona de desenvolvimento proximal do aluno, trabalhando as disciplinas de Português, arte e ciências. Explorar nos alunos especiais (no nosso caso dois alunos surdos e uma com síndrome de down), os demais sentidos, por exemplo, olfato, tato, visão.

Durante as atividades eles serão estimulados através da manipulação de objetos da natureza para assim estimular a inclusão do aluno com deficiência visual, fazendo com que ele participe ativamente da aula. . Segundo vygotsky devemos explorar as zonas de desenvolvimento dos alunos e com a interação possibilitar a formação de conceitos significativos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com