TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  13/7/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL

INTRODUÇÃO

A maioria das crianças não sabe qual a origem de vários jogos e brincadeiras que são importantes para seu desenvolvimento global.

O prazer e a alegria em confeccionar seu próprio brinquedo são indescritíveis, pois transforma sonho em realidade.

O brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual.

Através das brincadeiras, a criança desenvolve a linguagem, o pensamento e a socialização.

Brincando a criança estimula a aprendizagem, a aquisição de conhecimento, criatividade, imaginação, coordenação motora, sendo também uma forma de expressão de seus pensamentos e sentimentos.

Durante as brincadeiras, a criança aprimora seus sentidos e movimentos, conhece como são e para que servem os objetos e brinquedos, desenvolve a linguagem, aprende as atividades e compreende as relações entre as pessoas.

A Instituição de educação infantil onde realizou-se o projeto foi a Creche Arco Íris.

A Instituição atende Berçário, Maternal 1, Maternal 2, Jardim 1 e Jardim 2.

O berçário tem 8 alunos de 6 meses a 2 anos, a sala do maternal 1 tem 12 alunos de 2 a 3 anos, o maternal 2 tem 15 alunos de 3 a 4 anos, jardim 1, 20 alunos de 4 e 5 anos e jardim 2, 22 alunos de 5 anos até 5 anos e 11 meses.

Quantidade de crianças que moram com:

Berçário Maternal 1 Maternal 2 Jardim 1 Jardim 2

Pai e mãe 4 7 6 17 15

Só com o pai 0 0 0 1 0

Só com a mãe 2 2 2 0 0

Mãe e padrasto 1 0 4 0 4

Pai e madrasta 0 2 0 2 0

Outros: (avós, tios, outros que não sejam parentes) 1 1 3 0 3

Durante a observação não se notou nenhuma criança com problemas de saúde.

Pontuou-se 2 alunos com necessidade educativas especiais: um aluno do maternal 2 e um aluno do jardim 1.

A necessidade especial dos dois alunos é o autismo que é um transtorno de desenvolvimento que geralmente aparece nos três primeiros anos de vida e compromete as habilidades de comunicação e interação social.

Nota-se que as professoras desenvolvem estratégias especiais de ensino visando níveis mais altos de competências destes alunos com necessidades educativas especiais.

O aluno do maternal 2 demonstra habilidades em atividades que envolvem o raciocínio lógico matemático, como por exemplo:

jogos de encaixe, quebra-cabeça, faz agrupamentos por semelhança de figuras, objetos e outros. Pinta figuras realiza alguns traçados; manuseia massinha e tinta.

O aluno do jardim 1 realiza com atenção atividades de recorte e colagem, produz mosaicos, demonstra habilidades em jogos de seriação e classificação.

Os 2 alunos autistas atendem pelo nome, obedecem a todos os comandos, comunicam-se através da expressão facial e da ação motora e na manipulação de objetos naquilo que se pode fazer com eles.

A maioria das crianças do maternal 1 possuem hábitos específicos como por exemplo usar paninho e chupeta.

Oito crianças chupam chupeta, três crianças só dormem segurando um paninho.

Nas outras turmas não foi observado nenhum hábito específico.

Espaço físico da instituição:

Os banheiros são adequados, os ambientes são claros e organizados. Possuem ventiladores de teto com espaço suficiente para as atividades.

O espaço dos bebês é aconchegante, colorido e alegre.

A organização das salas de aula é muita rica, com mesas e cadeiras, armários com jogos e brinquedos ao alcance das crianças, as salas possuem cantos de atividades, com materiais variados.

Alguns brinquedos foram confeccionados com materiais reciclados e estão à disposição das crianças na maioria das salas.

As paredes das salas estão decoradas com trabalhos feitos pelas próprias crianças.

Tem uma grande variedade de brinquedos e estão em bom estado.

O pátio é grande e arejado.

As crianças desenvolvem atividades com tinta, massinha etc., nas salas de aula ou mesmo no pátio.

No local existe uma biblioteca com uma grande variedade de livros. As prateleiras são baixas e os livros ficam ao alcance das crianças.

As escadas possuem corrimão e piso apropriado.

PROJETO : BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS

Tema do projeto: A importância das brincadeiras!

“O brinquedo ensina qualquer coisa que complete o indivíduo em seu saber, seus conhecimentos e sua apreensão do mundo, o brinquedo educativo conquistou espaço na educação infantil. Quando a criança está desenvolvendo uma habilidade na separação de cores comuns no quebra-cabeça a função educativa e os lúdicos estão presentes, a criança com sua criatividade consegue montar um castelo até mesmo com o quebra-cabeça, através disto utiliza o lúdico com a ajuda do professor.”

(KISHIMOTO, 2001, p.36-37)

Objetivos: Identificar a importância das brincadeiras e os inúmeros problemas que a falta dela traz, relacionar as brincadeiras com a aprendizagem e desenvolver a socialização, aceitação de regras, espírito cooperativo, etc.

Justificativa: Resgatar e recordar brincadeiras tradicionais, valorizar o processo de construção e reconstrução de brinquedos e brincadeiras, uma vez que, as brincadeiras infantis são fontes enriquecedoras na prática do lúdico e as brincadeiras tradicionais, uma forma de preservar a cultura de um povo.

O projeto visa desenvolver com os alunos brinquedos e brincadeiras, a fim de conservar a memória das brincadeiras, possibilitando às crianças o conhecimento de que brincar não é apenas manusear objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (85.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com