TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  21/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.749 Palavras (15 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        1

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO        2

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL (8 a 10 anos)......................................................................3

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA (8 a 10 ANOS)...............................................4,5,6,7

PLANO DE AULA/PREPARAÇÃO E PERÍODO DE INTERVENÇÃO.................8,9,10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................................11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS...........................................................................12

ANEXOS.................................................................................................13,14,15,16,17

 


INTRODUÇÃO

Este relatório tem a intenção de documentar aqui minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Visa apresentar a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas e a regência na escola particular ‘’ Colégio Parque das Águas`` na cidade de Sorocaba, situado na rua Av. Dr. Arthur Bernardes, nº 735 Jd. Maria do Carmo. O exercício de pensar sobre a prática como objeto de reflexão constitui na formação de um professor que pensa no que faz e enquanto faz, o seu exercício da reflexão. Dessa forma, o professor desenvolve o pensamento na medida em que constrói o conhecimento por meio da prática. Os estágios são, portanto, uma oportunidade a para a formação de um futuro professor reflexivo, aquele que é capaz de construir conhecimento por meio da reflexão, da prática e com isso abre-se a perspectiva para o professor pesquisador, uma vez que ele vai buscar outras situações para responder às necessidades que emergem no cotidiano escolar.

É importante verificar com cuidado os dados obtidos durante a pesquisa de campo, para podermos compreender, como é a realidade social e cultural que cerca a escola visitada. E assim compreender as suas dificuldades durante o estágio na escola no período do mês de outubro de 2016 foi realizado e verificado como é o ambiente escolar, sala de aula, como acontece o processo de interação entre o professor e o aluno, possibilitando também a descoberta da realidade de vida da mesma. Assim de modo geral, o conteúdo deste relatório vem através de estudos, pesquisas e explicações em sala de aula do 4º ano do Ensino Fundamental, mostrar um pouco da realidade de uma escola particular.

                                                                                                                   

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

O estágio supervisionado no Ensino Fundamental foi realizado no “Colégio Parque das Águas” situado na Avenida: Arthur Bernardes nº 735 Jardim Maria do Carmo Sorocaba – SP.

O colégio foi fundado há seis anos e desde então tem se dedicado à formação infantil e fundamental, conta com uma estrutura completa de ambientes e profissionais capacitados para uma formação completa.

A instituição conta com cantina ou refeitório, quadra de esportes ou ginásio, escritórios ou coordenação, biblioteca, pátio externo, etc. A área externa (parque) fora bem planejada, conta com vários brinquedos, inclusive é o melhor espaço da instituição.

Toda a equipe é bastante competente e empenhada em legitimar o espaço educacional como um local que potencialize o desenvolvimento das diferentes habilidades das crianças, visando à formação integral das mesmas.

O trabalho pedagógico, desta instituição, tem como objetivo garantir aos educandos o direito de acesso e permanência, com sucesso, na vida escolar, oferecendo ao aluno uma aprendizagem significativa baseada na sequência, isto é, partindo de onde o aluno parou, levando-se em conta os conhecimentos adquiridos anteriormente e respeitando o ritmo individual.

A coordenadora pedagógica é bastante competente e imparcial. Está sempre empenhada em avaliar o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, sensório motor, entre outros, mediante aos relatórios entregues à ela pelas professoras.

Como todo ambiente de trabalho, sempre ouve e sempre haverá desacordos, no entanto esta escola em específico prioriza o bom relacionamento entre todos da equipe, já que estamos lá com um único propósito: o bem estar da criança.

   

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO  

SUPERVISIONADO NO ENSINO FUNDAMENTAL (8 a 10 anos).

 

Período de Observação Participativa

No decorrer do período do estágio acompanhei inicialmente as atividades desenvolvidas. Observando para compreender o processo de construção de conhecimento e aprendizagem dos alunos. Os períodos de regência foram bastante significativos, principalmente no que tange à obtenção da atenção dos alunos.

Participo também das atividades, auxiliando a professora na realização de aulas mais dirigidas e significativas. Na integração com a sala onde participei no acompanhamento de participação das atividades, observei que os alunos não acompanham as aulas por igual, que cada um tem o seu momento, cada um tem sua dificuldade, uns acompanham mais rápido, outros tem mais dificuldade.

Minha participação é extremamente dinâmica e ativa, desde a minha entrada na instituição, até minha saída. Procuro colaborar da melhor maneira possível e faço tudo com muito prazer, pois além de ricos, são momentos extremamente gratificantes.

Os alunos tem um bom relacionamento com o professor e com seus colegas de sala. A base teórica apreendida dentro da faculdade é de extrema importância, no entanto a prática em sala de aula é fundamental para que meu embasamento teórico se reverta em eficazes e efetivas práticas pedagógicas e isto só foi possível através do estágio supervisionado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (254.6 Kb)   docx (64.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com