TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.871 Palavras (8 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Nome: Patricia Luciane Gomes Adinolfi

RA: 8519876837

                                     

DESAFIO PROFISSIONAL

Osasco - SP

2016


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

 Nome:Patricia Luciane Gomes Adinolfi

RA: 8519876837

DESAFIO PROFISSIONAL

                                     

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina do curso de Pedagogia.

                                                                                                                                                                                                                                                                                 

Osasco - SP

2016

                                                Introdução

        A educação é sem dúvida a melhor forma de preparar um indivíduo para o futuro, preparar nossas crianças e adolescentes para seguir em frente seja cursando ensino técnico/superior, ou ingressando no mercado de trabalho, os anos escolares são de extrema importância para a formação do indivíduo para a sociedade.

Na educação para jovens e adultos já não existe essa preocupação em formar um individuo para a sociedade, e sim, de alfabetizar esse indivíduo já formado.

Adaptar o conteúdo para este público é fundamental, pois já possuem conhecimentos sobre a vida e a sociedade, e vivenciam as situações do cotidiano.

Um assunto muito importante a ser discutido na educação de jovens e adultos, levando em consideração a bagagem cultural que cada aluno desta modalidade possuí, é a lingüística.

O Brasil é um país com uma diversidade cultural imensa, de norte a sul do país temos várias culturas diferentes, costumes e linguagens próprias de cada região, falar sobre essas diferenças e mostrar que, apesar de não ser a maneira culta e formal de se escrever, enriquecem a cultura brasileira.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA)      

I- Desenvolvimento

A educação de jovens e adultos (EJA) é destinada aqueles que não tiveram acesso e continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

O órgão de ensino tem que garantir gratuitamente aos jovens e adultos que não puderam efetuar seus estudos na idade regular, um ensino de qualidade considerando as características de cada aluno, tais como, suas condições de vida e trabalho, seus interesses pessoais, tudo mediante á cursos e exames.

A educação de jovens e adultos deverá ser associada à formação profissional.

Os órgãos de ensino manterão cursos e exames supletivos, que estarão em conformidade com a grade nacional de ensino. O estado tem que garantir o acesso a escola para todos os cidadãos;

  1. Além do acesso, o Estado tem que garantir a permanência dos alunos durante o processo de alfabetização;
  2. Alem do acesso e a permanência, o Estado também tem que garantir o sucesso dos alunos no que se diz respeito a sua formação escolar;
  3. E por fim, para a escola ser democrática, ela deverá garantir para seus alunos espaço para exercício de sua cidadania. Ou seja, a escola democrática garante ao cidadão, o acesso a educação com qualidade de ensino e também o espaço necessário para que o aluno exerça a sua cidadania.

Passo - II

  1. Quais são os pressupostos teóricos da educação de jovens e adultos?

  A EJA parte da necessidade de educar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar no tempo regular de suas vidas, ou que tiveram que interromper seus estudos.

A EJA leva em consideração a diversidade cultural de seus alunos, que buscam o conhecimento para melhorar suas condições de vida.

A educação tem a finalidade de tocar o mais intimo da pessoa reconhecendo sua humanidade e levando em consideração todo o aprendizado acumulado ao longo de sua vida, associando este conhecimento as técnicas de ensino pré- estabelecidas pelas instituições de ensino.

Através dessas técnicas busca-se resgatar a auto-estima, a afetividade, o reconhecimento e o respeito mutuo, entre os envolvidos no processo de alfabetização.

É importante tratar os alunos da EJA não como estudantes tardios, mas como participantes ativos de um processo formativo.

O currículo da EJA não pode ser pré-estabelecido, ele tem que ser debatido entre estudantes e professores, levando em consideração a trajetória de vida de cada aluno. Deve respeitar o ritmo de aprendizagem de cada estudante, como os saberes e experiências já vividos por este aluno, ou seja, a EJA busca associar novos conhecimentos aos “saberes” já existente na vida do aluno.

Durante o processo de ensino da EJA, podem ocorrer novas interrupções no curso dos alunos por falta de tempo, trabalho entre outros, por isso é importante adequar os horários e dias de aulas ás necessidades particulares dos alunos.

  1. Quais as perspectivas de avaliação na EJA?

O processo de avaliação da EJA deve levar em consideração a aprendizagem acumulada ao longo da vida e não apenas em momentos descontextualizados de ensino do aluno.

Deve-se estabelecer uma relação de autonomia do aluno para que ele possa refletir sobre seu processo de aprendizagem e como ele poderá utilizar este conhecimento na sua vida, para tal deve-se utilizar testes provas, trabalhos, projetos escolares, atividades recreativas e também avaliações informais, tais como a auto-avaliação do aluno e outros formatos que forem definidos no projeto pedagógicos das escolas considerando as diretrizes de avaliação educacional da SEEDF (Secretaria de Ensino dos Estados e do Distrito Federal) de  maneira construtiva, colaborativa e não punitiva e excludente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (158.7 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com