TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  1/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.272 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Anhanguera Polo Sumaré

PEDAGOGIA

Cristiane Alves Verdelho 5969933570

Gabriela Alessandra Pimenta Alves - RA 6037387402

Gisela Botelho de Sena - RA 6035555269

Mônica Cristina Costa Santos - RA 6035519071

Wesley da Silva de Oliveira – RA 8798004124

DESAFIO PROFISSIONAL:

“Construindo meu projeto de vida”

SUMARÉ

2017 

Universidade Anhanguera Polo Sumaré

PEDAGOGIA

Cristiane Alves Verdelho – RA 5969933570

Gabriela Alessandra Pimenta Alves - RA 6037387402

Gisela Botelho de Sena - RA 6035555269

Mônica Cristina Costa Santos - RA 6035519071

Wesley da Silva de Oliveira – RA 8798004124

Desafio Profissional - apresentado

à Anhanguera Educacional,

como requisito parcial para a obtenção de

média semestral nas disciplinas de

Desenvolvimento Pessoal e Profissional,

Educação e Diversidade,

Fundamentos Filosóficos

e Sociológicos da Educação,

Tecnologia Aplicadas a Educação e Estrutura

e Organização da Educação Brasileira

Tutora à distância: Milena Farias Mendes

SUMARÉ

2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

JUSTIFICATIVA 6

OBJETIVOS 7

METODOLOGIA 8

CRONOGRAMA 13

AVALIAÇÃO 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 15

INTRODUÇÃO

O trabalho realizado tem como objetivo desenvolver em nossa unidade escolar pública a mesma nas disciplinas presentes: Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Educação e Diversidade, Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologia Aplicadas a Educação e Estrutura e Organização da Educação Brasileira. O projeto visa o título “Construindo meu projeto de Vida”.

Em quesito ao sócio econômico do colégio refere-se à classe média/baixa, sendo assim a área escolar depende do governo estadual, os livros didáticos são entregues para professoras, alunos e gestores (estudantes de 1º a 3º ano do Ensino Médio).

A escola futura em questão se encontra em um bairro da zona carente do município de Sumaré, o local, anteriormente, funcionava uma fabrica de barricas de plástico, que faliu após o descenso da economia do país. Após diversas tentativas de negociação entre patrão e funcionários, a fábrica foi desativada e transformada em uma escola, com ajuda de professores, voluntários e a população da região. O Estado a assumiu os encargos trabalhistas e comprou o terreno sanado assim as dividas dos funcionários. A região não possuía pontos de cultura e educação e os jovens tinham que se deslocar para outro bairro para irem à escola, em uma jornada exaustiva. A falência da fabrica deu-se no ano de 2006 e no ano após a parceria entre a população, governo estadual e municipal no ano de 2016 a documentação foi toda regularizada e as dividas sanadas.

Este colégio atende alunos do Ensino Médio da região, em sua maioria com problemas emocionais e intelectuais, devido à realidade perturbadora em que eles convivem. Devido a isso houve a necessidade de contratar para esta escola, profissionais da área da psicologia com experiência com jovens que vivem realidades parecidas.

Este colégio possuirá 9 salas para jovens do Ensino Médio (1° ao 3° Ensino Médio), os períodos trabalhados serão manhã e tarde e a noite, neste ultimo período serão oferecidos cursos gratuitos em parceria com ONGs e Empresas e as disciplinas abordadas serão: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes e Educação Física. 1 sala para atendimentos psicológicos, 6 banheiros, sendo 2 para deficientes físicos e 2 para professores, sala dos professores, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, pátio, biblioteca construída com apoio de entidades que trabalham com apoio a leitura, secretaria, sala de direção e sala de informática. Esta escola comportará 630 alunos, divididos em 2 períodos, 16 professores aprovados em concursos públicos, com a carga horaria de 5 horas trabalhadas, em cada sala terá em média de 25 á 30 alunos.

O envolvimento do colégio com a comunidade se baseia através do programa escola da família (tendo como objetivo proporcionar diversas atividades: esportes, brincadeiras, culturas etc...), e também realizando reuniões para mantem os familiares informados sobre o desempenho da criança.

JUSTIFICATIVA

Atualmente o que podemos observar da educação brasileira, são professores desmotivados pela qualidade do ensino que vem sendo oferecida.

Por conta do processo da globalização o ensino público está cada vez mais carente e defasado, não conseguindo caminhar com as mudanças sociais e tecnológicas.

Independente de todos os pontos negativos é de muita importância incentivar os alunos a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)   pdf (158 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com