TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  21/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.383 Palavras (14 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 14

DESAFIO PROFISSIONAL - 1ª série

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

VALDIK DOS SANTOS ANDRADE – RA 2500661659

Disciplinas Norteadoras: Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação  e  Diversidade;  Tecnologias Aplicadas  à  Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

        

“CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA”.

CIDADE

2017/1

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

VALDIK DOS SANTOS ANDRADE – RA 2500661659

TITULO:

“CONSTRUINDO MEU PROJETO DE VIDA”.

Atividade Pratica Supervisionada das disciplinas de Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Educação e Diversidade; Tecnologias Aplicadas à Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissional, da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Matemática, sob a orientação da Tutora a Distância: Especialista Raquel A. S. Raysaro.

SÃO PAULO

2017/1

                  SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................

4

1.PASSO 1.....................................................................................................

5

2. PASSO 2....................................................................................................

6

3. PASSO 3 ...................................................................................................

7

4. PASSO 4 ...................................................................................................

10

CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................

12

REFERÊNCIAS............................................................................................

12


INTRODUÇÃO

Sabendo que Nossa vida pode ser percebida como um projeto que se redefine continuamente com novos conhecimentos e experiências vividas. E que esse processo pode tornar-se muito mais enriquecedor, quando estamos atentos e o desenvolvemos intencionalmente em nós mesmos e nos demais, e que para isto As instituições mais inovadoras devem ter um currículo voltado para a orientação dos alunos para que se autoconheçam e desenvolvam seus potenciais, foi que A Escola Publica: José Galdino de Oliveira Sousa. Situada na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Estado da Bahia, desenvolveu um projeto para seus alunos do ensino Médio, mais especificamente dos 1º e 2º anos. Este projeto será apresentado em quatro grandes passos:

 No primeiro serão apresentadas todas as informações e características sobre a escola, seu corpo docente e dicente;

No segundo passo aparecerão as justificativas que motivaram a escola a desenvolver este projeto;

No terceiro passo serão apresentados os objetivos, e a metodologia, deixando claro que Os projetos de vida olham para o passado de cada aluno sua história, seu contexto atual e suas expectativas futuras. Mostrando a criação de ambientes afetivos e de confiança, em que cada aluno pode expressar-se e contar seu percurso, suas dificuldades, seus medos, suas expectativas e ser orientado para encontrar uma vida com significado e desenhar seu projeto de futuro;

 No quarto passo é apresentado um cronograma de como o projeto se realizará durante o ano letivo, e uma avaliação geral ou conclusão do projeto.

Enfim, este projeto vai procurar promover a convergência, de um lado, entre os interesses e paixões de cada aluno e, de outro, seus talentos, história e seu contexto, estimulando a busca de uma vida com significado e útil, tanto pessoal como  socialmente, e, como consequência, buscar ampliar a motivação profunda para aprender e evoluir em todas as dimensões. Apresentando orientações para que cada aluno se conheça melhor, descubra seus potenciais e os caminhos mais promissores para a sua realização em todas as dimensões.

DESENVOLVIMENTO

1. PASSO 1 - A Escola Publica: José Galdino de Oliveira Sousa. Situada na cidade de Presidente Tancredo Neves, no Estado da Bahia, é composta de 12 salas de aula e as classes são formadas com no máximo 20 alunos cada, sendo dividida em quatro turmas de cada ano, ou seja, do 1º, 2º e 3º, sendo que somente no período Noturno ela funciona como ensino médio, já que estes alunos, em sua maioria, não podem estudar durante o dia, devidos suas necessidades e condições sociais, nos demais turnos apenas o ensino fundamental, do 5º ao 9º ano.

Esta escola em parceria com a associação dos psicólogos do mesmo município desenvolveu um projeto que favorecesse uma maior motivação para os estudos e, consequentemente, para o vestibular, que pudesse ajudar os alunos do 1º e 2º anos do ensino Médio, a pensarem na importância de construírem um projeto de Vida para o Futuro, tendo em vista que a maioria dos adolescentes e jovens, por falta de orientação, incentivo e ou oportunidades, estão sem expectativas de um futuro melhor e bem sucedido, e a maioria deles, principalmente os de classe menos favorecida, que é o caso dos alunos desta escola, iludidos pelos falsos incentivos das mídias sociais, e desiludidos pela realidade das atuais estruturas sociais, politicas, econômicas e familiares, a maioria busca um futuro de incertezas, e de aventuras, no mundo do crime, das drogas, prostituição e outros mais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (277.5 Kb)   docx (222.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com