TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  6/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 5

 [pic 1]

DESAFIO    PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

SÃO PAULO –SANTO ANDRE –UNIDADE 3

CURSO   PEDAGOGIA

4 SEMESTRE

NOME Renata Fernanda Constant Baena

RA 1299140527

DISCIPLINAS: BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO, ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇAO INFANTIL, DIDATICA DE CONTAR HISTÓRIA, LITERATURA INFANTOJUVENIL, MULTIMEIOS APLICADOS Á EDUCAÇÃO

Tutor: Nelly Carla Reis Barros

INTRODUÇAO

Neste trabalho busquei enfatizar a criança e o mundo em que elas vivem, hoje em dia e muito comum as crianças dentro de suas casas, viver isoladas em função de Videogame, Celular e computador, praticamente sem nenhum convívio com outras pessoas, esse comportamento acaba comprometendo seu desenvolvimento. Sendo assim as escolas passaram a adotar a Brinquedoteca, que além de proporcionar um espaço para a brincadeira a criança aprende a se comunicar liberando suas emoções, desenvolvendo sua criatividade e se socializando, se respeitando, aprendendo a convivendo com as regras etc., podendo tirar a criança por alguns instantes do comodismo.

Brincar e essencial, porque e através dele que se manifesta a criatividade, criar exige ação de raciocínio, objetivo, resgatando a inteligência o brincar espontâneo e natural O brincar acrescenta, humaniza, valoriza, enobrece e torna a criança um sujeito capaz de encarar diversas situações de vida até a fase adulta, fortalecendo o intelecto.

Irei mostrar para que serve a Brinquedoteca, como implantar e qual a importância para os professores e conhecer esta fase do desenvolvimento infantil onde irá auxiliar no processo de ensino e aprendizado do aluno. Vamos aprender as características de cada fase de desenvolvimento infantil e o porquê brincar é tão importante e como ele ensina.

Qual o conceito de brincar e de brincadeira, quais os objetivos da brinquedoteca e qual a sua metodologia.

“Brincando a criança pode aprender a gostar de trabalhar, porque na atividade descobre o prazer que ocupa”   (Cunha 2007 p 30).

DESENVOLVIMENTO E PLANO DE AÇÃO

A brinquedoteca e um espaço para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente apropriado, é um local onde se convida a explorar a sentir, a experimentar e fantasiar.

Através dos jogos, das brincadeiras a criança satisfaz suas necessidades e aprende a se comunicar liberando seu conhecimento e criatividade e desenvolvendo a sua alto –estima

Qual a utilidade da Brinquedoteca?

Objetivo mais importante e fazer a criança feliz e junto proporcionar um espaço onde a concentração, equilíbrio emocional, criatividade e inteligência, realizar novas descobertas e experiências, incentivar a valorização do brinquedo, dar oportunidade para a criança aprender a jogar e participar e o relacionamento criança e família.

PLANO DE AÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE UMA BRINQUEDOTECA

1 passo: importância do professor conhecer as fases do desenvolvimento infantil para auxiliar no processo de ensino do aluno, está fase do desenvolvimento possibilitará ao educador a elaboração de um plano de ensino dentro do limite de cada criança.

2 passo: como desenvolver a criança?

Deve se desenvolver gradativamente em seu aprendizado e seguindo um processo lógico, passando por mudanças com a capacidade de interagir com a realidade, organizar conhecimentos para ajudar na adaptação passando por quatro período

1 Senso motor

2. Pré-operacional

3. Operatório completo

4. Operatório formal

3 passo: qual a característica de cada fase?

Senso motor – onde se baseia nas percepções, nesta fase não a capacidade de raciocínio.

Pré-operacional-onde a linguagem aparece próximo aos 2 anos onde começa a usar palavras, mas não se percebe que pode voltar para corrigir seus erros.

Operatório completo-quando começa a exercitar raciocínio logico, por volta os 7 anos, onde suas ações são flexivas e pode voltar a corrigir seus erros.

Operatório formal- por volta dos 11 e 12 anos, onde possui pensamentos livres de realizações e tem posse ao raciocínio lógico, livre e compreensão da realidade concreta.

4 passo: Porque brincar e importante?

Desenvolve habilidades, aprende a se socializar, tomar decisões e a formar personalidade.

5 passo: A criança já sabe brincar naturalmente ou ela aprende a brincar? E qual a diferença entre brincar e brincadeira?

Brincar e um ato natural que toda criança traz consigo e que vai aprimorando à medida que vai desenvolvendo.

Brincar é um comportamento e não deve ser entendida a uma resposta ou estimulo.

Brincadeira é uma diversão entre as crianças aprende comportamento constrói conhecimento e expressa emoção e sentimentos, é uma atividade que resulta de um comportamento de brincar.

6 passo-quais os objetivos da brinquedoteca?

Construir um ambiente físico dotado com brinquedos variados com a finalidade de interação da criança por meio de brinquedo, incentivando a autonomia, desenvolvimento, capacidade crítica da criança, além de promover trabalho em equipe.

7 passo-tipo de material que deve ser disponibilizado numa brinquedoteca de acordo com a brincadeira a ser desenvolvida.

Conto de faz de conta deve –se utilizar um espaço mobiliado e utensilio domésticos, como supermercado, camarins, fantasias, chapéus, espelhos e bonecos em miniaturas.

Canto da leitura- deve ter vários tipos de livro, onde deve atender toda faixa etária.

Canto de invenções ou criações- uso de matérias reciclados, para construir ou recriar coisas ou brinquedos.

Canto do teatro ou fantoche- construção de história e fantoches com painéis e placas para encenação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (127.4 Kb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com