TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  19/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TURTOR (A) A DISTÂNCIA: LIDIA BIGUINATTI

CURSO: PEDAGOGIA

RA: 2910312843

Samara dos Reis

Delaiane Gomes Leôncio

Jackson Sales Lima

Maria de Fatima C. S. Lima

Luciano dos Santos Andrades

Formação para Professores do 1º ao 3º ano dos anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ulianópolis – PA

2017

Samara dos Reis

Delaiane Gomes Leôncio

Jackson Sales Lima

Maria de Fatima C. S. Lima

Luciano

Formação para Professores do 1º ao 3º ano dos anos Iniciais do Ensino Fundamental

 Desafio Profissional do Curso Licenciatura de Pedagogia das disciplinas ministradas pelos professores (a) Nancy Capretz da disciplina Aprendizagem e Desenvolvimento Social da Criança, Prof.ª Maria Clotilde Bastos da disciplina Didática da Alfabetização e do Letramento, Prof. Natalia Branco da disciplina Direitos Humanos, Prof.ª Mª. Mariciane Mores Nunes da disciplina História da Educação e da Pedagogia, Prof.ª Gilse T. Lazzari Perosa na disciplina Introdução À Educação Virtual, para a obtenção da parte da nota.

Ulianópolis – PA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................................................................3

2 REVISÃO DE LITERATURA (Referenciais teóricos).,...............................................4

3 JUSTIFICATIVA.............................................................................................................5

4 OBJETIVOS (geral e específicos)........................................................................................7

5 METODOLOGIA.................................................................................................................8

6 CRONOGRAMA..........................................................................................................10

7 CONCLUSÃO..........................................................................................................11

8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................13

ANEXOS................................................................................................................................14

 Introdução

O processo de formação dos professores é de suma importância para garantir o ensino de qualidade, pois não teram dificuldades em alfabetizar seus alunos nas séries iniciais. É notório que os professores devem ter argumentos e reflexões pedagogicos entre si, mais não de pensamentos diferentes que fuja da maneira de ensino com as crianças.

Para alfabetizar as crianças não precisam de atividades intensas logo em primeira instância, mais precisa ter dinâmica, habilidade de trablhar com cartilha, escrita e a leitura. As tecnologias no contexto escolar desempenham o papel de instrumento facilitador do saber, incentivando a interação, a busca pelo conhecimento, a pesquisa e, sobretudo, o direito à informação tecnológica. Trata-se de um tema atual, cada vez mais relatado e inserido tanto na sociedade quanto no contexto escolar. Por conseguinte, exige um maior conhecimento aperfeiçoamento e familiaridade, pois o ensino cresce com a globalização.

Com o crescimento avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de aperfeiçoar as habilidades relacionadas a essa modalidade. Essas tecnologias propiciam habilidades e competências de forma efetiva aos alunos, melhorando seu desempenho e qualidade escolar. É uma forma de extensão do conteúdo ministrado em sala para uma maneira mais estruturada, atraente e virtual e no direito de brincar da criança.

O trabalho pedagógico nas escolas vem, com o passar do tempo, modificando seu ambiente suas mais diversas formas de tecnologias, implantando pouco a pouco as salas informatizadas e adotando formas tecnológicas na interação do saber. O computador é visto como uma ferramenta cognitiva, que oferece condições para a construção do conhecimento. O desenvolvimento de trabalhos aliados ao computador desperta nas crianças motivação pela descoberta do aprender fazendo.

No presente artigo, sabendo-se que as tecnologias se tornaram uma realidade escolar, faz-se necessário discutir e refletir como essa gama de informação pode auxiliar no trabalho pedagógico, tornando-se uma forma de interação e aprendizado, tanto para o aluno quanto o professor.


  1. Revisão de Literatura (Referenciais Teóricos)

Todavia, na própria escola os professores podem encontrar alternativas para aperfeiçoar e melhorar suas práticas pedagógicas. Ao investigar no espaço da prórpia prática, o professor pode apresentar a possibilidade de vivenciar o exercicio reflexivo. Assim, a prática exercita no espaço da sala de aula e a pesquisa que dela pode emergir, ao acontecerem simultaneamente, interagem-se fazendo surgir uma ressignificação do conceito de professor, de aluno, de aula e de aprendizagem. O professor pode fazer do seu trabalho em sala um espaço de transformação enquanto sujeito que não reproduz apenas, mas que produz seu conhecimento atráves de reflexão critica.

Na atualialidade é exigido do professor que ele pesquise e contribua para a construção de um projeto político pedagógico, teorize as práticas, tornando-se inovadoras; atualize-se permanentemente; e que maneje a instrumentalização eletrônica. A formação de professores esta intrinsecamente ligada a pesquisa, já que é atraves de uma análise critica da sua prática que o professor toma consciência de dimensões e questões anteriormente ignoradas. Ele deve ter tempo para se dedicar a pesquisa, pois dessa forma ele estará construindo novos saberes.

A formação de professor é um fator imprescindível para que a escola consiga alcançar melhores resultados, uma vez que o professor pode adotar em sua prática cotidiana uma postura que deverá auxiliar o aluno no desenvolvimento de um processo reflexivo.

Com relação a isso, (PERRENOUD, 2002 b. 43). A prática é um trabalho que para se tornar regular, exige uma postura e uma identidade particular.

Trabalhar com aprendizagem envolve um contínuo movimento de reflexão. Para que os professores possam ansinar seus alunos é preciso rever seu próprio modo de aprender e construir a experiência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (250.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com